Avançar para o conteúdo principal

Após cair em montanha, Alpinista é encontrado vivo por drone

Caso aconteceu em Broad Peak, um dos picos mais altos do mundo

Mais um caso onde drones são utilizados para salvar vidas aconteceu recentemente. Um alpinista britânico chamado Rick Allen se perdeu de seu time de escalada em Broad Peak, a décima segunda montanha mais alta do mundo. Felizmente, ele foi resgatado com a ajuda de um drone DJI Mavic Pro.

Segundo relata o DroneDj, Allen acabou caindo do gelo e ficando sozinho por 36 horas na montanha do Himalaia, a cerca de 7.000 metros e com baixas temperaturas devido a altitude.

O alpinista foi resgatado graças aos irmãos Andrej e Bartek Berdel, que estavam em um acampamento próximo no monte K2 e o avistaram por meio de um telescópio.

Bartek, que é piloto profissional de quadricópteros, conseguiu voar com seu drone a mais de 7.000 metros de altitude e localizar Rick Allen, que foi resgatado com vida.

Em entrevista ao DroneDj, o piloto explicou como o drone foi utilizado no salvamento.

"Eu voei para ele com o meu drone Mavic Pro e tirei a foto do lugar onde ele estava. Então, conseguimos rastrear sua altura e localização [através das coordenadas de GPS do drone]"
- Bartek Bargiel, piloto profissional de drones

Após conseguir a localização exata de Rick Allen, o piloto enviou os dados para um acampamento próximo do local do acidente, que mandou três pessoas para o resgate. O drone também foi utilizado para ajudar Rick a ver a equipe de salvamento.

"Eu voei para Rick com meu drone e ele me viu. Depois, ele me disse que ficou aliviado por alguém saber que ele estava ali", conta Bartek Berdel em entrevista ao DroneDJ.

Com 24 anos, o piloto polonês já tem bastante experiência em voos extremos e é o dono do recorde mundial de voo mais alto com drones (8.400 metros). Atualmente, ele acompanha o irmão Andrzej, que é alpinista, em suas escaladas e documenta a ação com seus quadricópteros, que eventualmente são utilizados para salvar vidas.

Confira as especificações completas do Mavic Pro aqui. Após alguns atrasos, a DJI lançará o sucessor do drone, chamado de Mavic 2, em breve.

https://mundoconectado.com.br/noticias/v/6251/apos-cair-em-montanha-alpinista-e-encontrado-vivo-por-drone

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

As obras "faraónicas" e os contratos públicos

  Apesar da instabilidade dos mercados financeiros internacionais, e das dúvidas sobre a sustentabilidade da economia portuguesa em cenário de quase estagnação na Europa, o Governo mantém na agenda um mega pacote de obras faraónicas.  A obra que vai ficar mais cara ao país é, precisamente, a da construção de uma nova rede de alta velocidade ferroviária cujos contornos não se entendem, a não ser que seja para encher os bolsos a alguns à custa do contribuinte e da competitividade. Veja o vídeo e saiba tudo em: As obras "faraónicas" e os contratos públicos - SIC Notícias

Franceses prometem investir "dezenas de milhões" na indústria naval nacional se a marinha portuguesa comprar fragatas

  Se Portugal optar pelas fragatas francesas de nova geração, a construtora compromete-se a investir dezenas de milhões de euros na modernização do Arsenal do Alfeite e a canalizar uma fatia relevante do contrato diretamente para a economia e indústria nacional, exatamente uma das prioridades já assumidas pelo ministro da Defesa, Nuno Melo Intensifica-se a "luta" entre empresas de defesa para fornecer a próxima geração de fragatas da marinha portuguesa. A empresa francesa Naval Group anunciou esta terça-feira um plano que promete transformar a indústria naval nacional com o investimento de "dezenas de milhões de euros" para criar um  hub  industrial no Alfeite, caso o governo português opter por comprar as fragatas de nova geração do fabricante francês. "O Naval Group apresentou às autoridades portuguesas uma proposta para investir os montantes necessários, estimados em dezenas de milhões de euros, para modernizar o Arsenal do Alfeite e criar um polo industrial...