Avançar para o conteúdo principal

Sonda japonesa procura em asteróide açúcar dos seres humanos

O Japão está de novo com os olhos postos nas rochas espaciais. E desta vez procura mesmo desvendar alguns dos segredos mais bem guardados do universo: a formação da espécie humana.

Depois de ter enviado em 2003 a sonda Hayabusa (Falcão Peregrino) ao encontro de um asteróide, tendo conseguido mesmo recolher pequenas amostras do solo e regressado à Terra, agora quer voltar a repetir a façanha, através da segunda versão da sonda, a Hayabusa2.

Os asteróides Apollo são um grupo de asteroides cujas órbitas estão localizadas próximas à da Terra. Estes objetos rochosos celetes receberam este nome após a descoberta do asteroide 1862 Apollo por Karl Wilhelm Reinmuth, o primeiro asteróide descoberto deste grupo.

A nova sonda japonesa esteve a viajar mais de três anos pelo sistema solar, tendo chegado, no dia 27 de junho, ao destino a que se propunha: o asteróide Ryugu. Um pequeno asteróide, descoberto em 1999, com um tamanho estimado de 980 metros, pertencente à classe Apollo, que circula nos arredores da órbita terrestre.

De acordo com a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial, a Hayabusa2 está a orbitar agora o Ryugu, a cerca de 20 quilómetros de distância e vai, nos próximos 18 meses, estudar e recolher material, que depois trará de volta à Terra.

Na missão da sonda Haybusa2 estão três pousos para a recolha de amostras. As manobras também vão servir para instalar quatro pequenas sondas que vão explorar ainda mais a superfície de Ryugu.

Ribose é um açúcar único compostos por cinco moléculas de carbono, que ocorre naturalmente em todas as células vivas e forma a porção de carbohidrato do DNA. A Ribose é também o açúcar que inicia o processo metabólico para a produção da ATP, a maior fonte de energia usada pelas células, principalmente pelas células do tecido muscular. Muito semelhante a creatina.

Os cientistas esperam que com a análise da rocha antiga e rica em carbono do asteróide Ryugu poder ter uma nova visão sobre a composição do sistema solar primitivo e origens da vida.

A s amostras podem ajudar a confirmar se os asteróides carregam um componente químico essencial nas células humanas, que é um açúcar simples chamado Ribose.

A confirmar-se essa presença, este químico existente na Terra e nos seres humanos pode mesmo ter chegado cá a partir de outras partes do espaço exterior, em vez de se formar aqui sòzinha.

https://www.rtp.pt/noticias/tecnologia/sonda-japonesa-procura-em-asteroide-acucar-dos-seres-humanos_n1085653

Comentários

Notícias mais vistas:

Avião onde viajava Von der Leyen afetado por interferência de GPS da Rússia

 O GPS do avião onde viajava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi afetado por uma interferência que as autoridades suspeitam ser de origem russa, no domingo, forçando uma aterragem com mapas analógicos. Não é claro se o avião seria o alvo deliberado. A aeronave aterrou em segurança no Aeroporto Internacional de Plovdiv, no sul da Bulgária, sem ter de alterar a rota. "Podemos de facto confirmar que houve bloqueio do GPS", disse a porta-voz da Comissão Europeia, Arianna Podesta, numa conferência de imprensa em Bruxelas. "Recebemos informações das autoridades búlgaras de que suspeitam que se deveu a uma interferência flagrante da Rússia". A região tem sofrido muitas destas atividades, afirmou o executivo comunitário, acrescentando que sancionou várias empresas que se acredita estarem envolvidas. O governo búlgaro confirmou o incidente. "Durante o voo que transportava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para Plovdiv, o s...

O maior aliado da Rússia a defender a Ucrânia: eis a proposta de Trump

 Proposta de Trump foi apresentada aos aliados e à Ucrânia na reunião na Casa Branca. A ideia não caiu nada bem, até porque já tinha sido sugerida anteriormente por Putin. Tropas norte-americanas nunca farão parte das garantias de segurança a dar à Ucrânia e isso já se sabia, mas a proposta do presidente dos Estados Unidos é, no mínimo, inquietante para Kiev, já que passa por colocar soldados amigos da Rússia a mediar o conflito. De acordo com o Financial Times, que cita quatro fontes familiarizadas com as negociações, o presidente dos Estados Unidos sugeriu que sejam destacadas tropas chinesas como forças da paz num cenário pós-guerra. Uma proposta que, segundo as mesmas fontes, vai ao encontro do que Vladimir Putin sugeriu, até porque a China é um dos mais fortes aliados da Rússia, mesmo que tenha mantido sempre uma postura ambígua em relação ao que se passa na Ucrânia. A proposta de Trump passa por convidar a China a enviar pacificadores que monitorizem a situação a partir de um...

Maduro diz que 4.200 soldados americanos estão prontos para invadir a Venezuela

O presidente venezuelano garante ter declarado a "preparação máxima" do exército venezuelano face a uma hipotética ameaça da marinha americana, tendo mesmo apontado para a presença de armas nucleares do lado de Washington. Nicolás Maduro afirma que estão a manter "todos os canais diplomáticos abertos" perante a escalada diplomática e bélica que a Venezuela e os Estados Unidos vivem há semanas. O líder bolivariano diz que os canais estão "quebrados" perante o reagrupamento de forças norte-americanas que está a ocorrer em torno da costa venezuelana, como confirmam vários meios de comunicação norte-americanos. "Oito navios militares com 1.200 mísseis e um submarino nuclear têm a Venezuela como alvo", garantiu Maduro. "Eles quiseram avançar para o que chamam de pressão militar máxima (...) e nós declarámos a máxima preparação para a defesa da Venezuela". Maduro descreveu os acontecimentos como a maior ameaça militar que o país caribenho enf...