Avançar para o conteúdo principal

7 dicas para começar a poupar já (#3) – Dinheiro extra

O dinheiro não chega ao fim do mês?
Vou dar-lhe esta semana 7 dicas (uma por dia, de Segunda a Domingo) que considero as mais úteis e urgentes para quem quiser colocar a sua vida financeira em ordem. Veja se se aplicam ao seu caso.

#1 – Faça um Orçamento mensal
#2 – Crie um Fundo de Emergência
#3 – Dinheiro extra
Mas e se não me sobra nada ao fim do mês para criar esse tal fundo de emergência (dica #2)? Por muito que lhe custe ler isto, tem mesmo de cortar em alguma coisa que tem orçamentado e colocar esse dinheiro de lado nessa conta com esse objetivo. Na maior parte dos casos há pequenos (e grandes) desperdícios/gastos que podem ser cortados se tiver mesmo vontade de fazer isto. Mas se depois de tudo não conseguir mesmo, só tem um caminho.

A opção é encontrar uma fonte de rendimento extra. Não é tão difícil quanto isso. Muitas pessoas gostam de ganhar esse dinheiro extra para gastar em pequenos luxos ou mesmo por necessidade. Mas, reforço este ponto, pense só em pequenos (ou grandes) luxos depois de ter o Fundo de Emergência. É mesmo uma prioridade!

Sugestões de fontes de rendimento extra
Há quem faça vendas pela internet, quem faça comida (a minha mulher acabou de comprar esta semana 3 dúzias de croquetes maravilhosos para a festa de fim de ano do meu mais novo a uma senhora aconselhada por uma amiga), quem use um hobby para rentabilizar um talento que tenha (pintura, costura, trabalhos manuais, bijuteria, etc.), quem trabalhe algumas horas em casa ou fora para ganhar mais algum dinheiro. Ganhe fama pelo que faz e vai ver que o boca-a-boca e o facebook fazem o resto. Mas seja bom no que fizer.

Deixo-lhe aqui mais algumas ideias como exemplo:

1) Alugue um quarto da sua casa ou a casa de férias ou a casa “na terra”;

2) Cobre por boleias. Veja por exemplo o BlaBlaCar e outras plataformas;

3) Alugue qualquer objeto (bagageiras de tejadilho, insufláveis, máquinas fotográficas e outros equipamentos, roupa, malas, projetores de vídeo, mesas de mistura, cortadores de relva, ferramentas, etc. Veja o que tem em casa que possa interessar a alguém e promova no Facebook, OLX, etc;

4) Alugue sua bicicleta ou prancha de surf a quem for passar o fim-de-semana ou férias na sua zona;

5) Passear ou cuidar de cães e outros animais por algum tempo;

6) Alugue o seu lugar de estacionamento/box;

7) Avalie tudo o que pode fazer e entregar a um cliente pela internet (tratamento de texto, design, app’s, webdesign, etc);

8) Inscreva-se em empresas de “Cliente mistério”;

9) Babysitting;

10) Traduções;

11) Preencher inquéritos online;

12) Arranjar um part-time;

Etc.

Pesquise na internet por mais ideias, se não souber por onde começar. Sei de pessoas que começaram a fazer isso e acabaram por transformar esse hobby no seu trabalho principal. Lembre-se: todo o dinheiro que ganhar é para atingir este primeiro objetivo – o Fundo de Emergência. Depois, pode começar a usar esse dinheiro extra para outras coisas muito importantes que vão colocar as suas contas em ordem. Mas isso fica para a dica de amanhã.

https://contaspoupanca.pt/2018/07/10/7-dicas-para-comecar-a-poupar-ja-3-como-conseguir-dinheiro-extra/

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

As obras "faraónicas" e os contratos públicos

  Apesar da instabilidade dos mercados financeiros internacionais, e das dúvidas sobre a sustentabilidade da economia portuguesa em cenário de quase estagnação na Europa, o Governo mantém na agenda um mega pacote de obras faraónicas.  A obra que vai ficar mais cara ao país é, precisamente, a da construção de uma nova rede de alta velocidade ferroviária cujos contornos não se entendem, a não ser que seja para encher os bolsos a alguns à custa do contribuinte e da competitividade. Veja o vídeo e saiba tudo em: As obras "faraónicas" e os contratos públicos - SIC Notícias

Franceses prometem investir "dezenas de milhões" na indústria naval nacional se a marinha portuguesa comprar fragatas

  Se Portugal optar pelas fragatas francesas de nova geração, a construtora compromete-se a investir dezenas de milhões de euros na modernização do Arsenal do Alfeite e a canalizar uma fatia relevante do contrato diretamente para a economia e indústria nacional, exatamente uma das prioridades já assumidas pelo ministro da Defesa, Nuno Melo Intensifica-se a "luta" entre empresas de defesa para fornecer a próxima geração de fragatas da marinha portuguesa. A empresa francesa Naval Group anunciou esta terça-feira um plano que promete transformar a indústria naval nacional com o investimento de "dezenas de milhões de euros" para criar um  hub  industrial no Alfeite, caso o governo português opter por comprar as fragatas de nova geração do fabricante francês. "O Naval Group apresentou às autoridades portuguesas uma proposta para investir os montantes necessários, estimados em dezenas de milhões de euros, para modernizar o Arsenal do Alfeite e criar um polo industrial...