Avançar para o conteúdo principal

Vírus mortal do Nilo pode chegar a Portugal. Há 38 infetados e 2 mortos em Espanha

 Transmitido através de picada de mosquito


Desinfestação no parque Olivar del Zaudín, em Sevilha, para prevenir o vírus do Nilo. Foto: Ayto. Tomares / Europa Press

Espanha vive um novo surto por entre a pandemia de covid-19. O vírus do Nilo Ocidental instalou-se na região da Andaluzia e já contagiou 38 pessoas, provocando duas vítimas mortais, a última das quais nesta sexta-feira.

A doença, que se transmite através da corrente sanguínea, é impulsionada por mosquitos e aves, mas não é transmitida entre humanos.

Epidemiologistas espanhóis já apontam esta enfermidade infeciosa, conhecida como ‘Febre do Nilo’, como sendo um problema de saúde pública que pode alastrar em breve a toda a Península Ibérica, apesar do único surto detetado encontrar-se ainda na região mediterrânea de Espanha.

Segundo Pablo Barreiro, especialista em doenças infeciosas e medicina tropical, os sintomas apresentados na maioria dos casos passam por um síndrome de gripe: Dores musculares, febre e dor de cabeça, mas a maioria dos casos são assintomáticos.

“É uma doença que passa despercebida com muita facilidade, mas pode provocar complicações como inflamação no cérebro ou encefalite.

Explica que a maior incidência em Sevilha deve-se, provavelmente, à migração de aves infetadas com o vírus que não se transmite diretamente entre humanos, ao contrário, por exemplo, do SARS CoV-2, que causa a covid-19.

O especialista refere que o vírus dá-se melhor em zonas quentes e húmidas, mas consegue sobreviver através de mosquitos que são, até agora, o único transmissor conhecido para com os humanos.

Diz, em declarações ao jornal Europa Press, que todo o vírus se pode estender pela Península, afetando Portugal, sobretudo durante os períodos de maior calor.

A febre provocada pelo mosquito apresenta maior risco para doentes crónicos e idosos. Diabéticos, doentes oncológicos e imunodepressivos são os mais afetados pela doença. Também as crianças podem ser atacadas por meningite.

A infeção é transmitida pelo mosquito “Culex” e está presente na Península desde 2004, sobretudo entre animais equídeos, transmitindo-se através do sangue.

Pablo Barreira sinaliza ainda que este vírus é da família da ‘Febre Amarela’, que conta com uma vacina. Mas a melhor forma de prevenir, segundo o especialista, é a utilização de repelente de mosquito a cada 6 ou 8 horas.

https://ominho.pt/virus-mortal-do-nilo-pode-chegar-a-portugal-ha-38-infetados-e-2-mortos-em-espanha/


Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di