Avançar para o conteúdo principal

Vírus mortal do Nilo pode chegar a Portugal. Há 38 infetados e 2 mortos em Espanha

 Transmitido através de picada de mosquito


Desinfestação no parque Olivar del Zaudín, em Sevilha, para prevenir o vírus do Nilo. Foto: Ayto. Tomares / Europa Press

Espanha vive um novo surto por entre a pandemia de covid-19. O vírus do Nilo Ocidental instalou-se na região da Andaluzia e já contagiou 38 pessoas, provocando duas vítimas mortais, a última das quais nesta sexta-feira.

A doença, que se transmite através da corrente sanguínea, é impulsionada por mosquitos e aves, mas não é transmitida entre humanos.

Epidemiologistas espanhóis já apontam esta enfermidade infeciosa, conhecida como ‘Febre do Nilo’, como sendo um problema de saúde pública que pode alastrar em breve a toda a Península Ibérica, apesar do único surto detetado encontrar-se ainda na região mediterrânea de Espanha.

Segundo Pablo Barreiro, especialista em doenças infeciosas e medicina tropical, os sintomas apresentados na maioria dos casos passam por um síndrome de gripe: Dores musculares, febre e dor de cabeça, mas a maioria dos casos são assintomáticos.

“É uma doença que passa despercebida com muita facilidade, mas pode provocar complicações como inflamação no cérebro ou encefalite.

Explica que a maior incidência em Sevilha deve-se, provavelmente, à migração de aves infetadas com o vírus que não se transmite diretamente entre humanos, ao contrário, por exemplo, do SARS CoV-2, que causa a covid-19.

O especialista refere que o vírus dá-se melhor em zonas quentes e húmidas, mas consegue sobreviver através de mosquitos que são, até agora, o único transmissor conhecido para com os humanos.

Diz, em declarações ao jornal Europa Press, que todo o vírus se pode estender pela Península, afetando Portugal, sobretudo durante os períodos de maior calor.

A febre provocada pelo mosquito apresenta maior risco para doentes crónicos e idosos. Diabéticos, doentes oncológicos e imunodepressivos são os mais afetados pela doença. Também as crianças podem ser atacadas por meningite.

A infeção é transmitida pelo mosquito “Culex” e está presente na Península desde 2004, sobretudo entre animais equídeos, transmitindo-se através do sangue.

Pablo Barreira sinaliza ainda que este vírus é da família da ‘Febre Amarela’, que conta com uma vacina. Mas a melhor forma de prevenir, segundo o especialista, é a utilização de repelente de mosquito a cada 6 ou 8 horas.

https://ominho.pt/virus-mortal-do-nilo-pode-chegar-a-portugal-ha-38-infetados-e-2-mortos-em-espanha/


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...

Componentes baratos para PC? Estas são as armadilhas a evitar!

  Com as placas gráficas a preços cada vez mais altos, apesar de pouco ou nada mudarem de um ano para o outro, é normal tentar cortar nos outros componentes quando se monta um PC gaming. Mas atenção: o barato pode sair caro! Poupanças mal pensadas em peças como motherboard, memória, PSU ou até a caixa, podem transformar um setup promissor numa máquina cheia de problemas. Aqui ficam 7 sinais de alerta que deves ter em conta antes de carregar no “comprar”. 1. CPUs dual-core Há 20 anos eram topo de gama. Hoje, são… fósseis tecnológicos. - Advertisement - Processadores com dois núcleos ou apenas 4 threads estão muito abaixo do mínimo aceitável para 2025, e pior ainda se quiser montar uma máquina capaz de aguentar alguns anos. No mínimo, olha para um Intel Core i3-12100F ou um AMD Ryzen 5 5500, ambos muito mais equilibrados. Se o orçamento apertar, o Ryzen 5 5600G traz gráficos integrados decentes para aguentar enquanto não compras uma gráfica dedicada. 2. RAM single-channel Colocar só ...