Avançar para o conteúdo principal

Navio naufragado reaparece em praia. Mar recuou e revelou estrutura

Navio naufragado reaparece em praia. Mar recuou e revelou estrutura
Navio naufragado reaparece em praia. Mar recuou e revelou estrutura

Local foi entretanto cercado para proteger banhistas. Investigadores já estão no local para tentar identificar embarcação encalhada.

Vários banhistas que caminhavam pela orla marítima de Santos, no litoral do estado brasileiro de São Paulo, foram surpreendidos, esta terça-feira, pela presença de destroços da estrutura de um barco naufragado, encalhados no areal da praia do Embaré e descobertos devido à maré baixa.

A história ganha contornos ainda mais misteriosos por não haver registo de nenhum naufrágio na zona que corresponda a esta embarcação.

De acordo com o site brasileiro G1, a maré baixa fez com que a estrutura, que se assemelha a um casco de navio, composta de pedaços de madeira e metal, com mais de 50 metros de comprimento ficasse exposta, atraindo a atenção dos moradores.

Já segundo a Prefeitura de Santos, esta não é a primeira vez que partes desta embarcação aparecem, contudo, só ontem é que o casco ficou todo a descoberto. Desde 2017 que a autarquia faz a monitorização do local e regista todos os destroços. No entanto, ainda não foi possível apurar nenhuma informação fidedigna sobre o navio e naufrágio.

Em 2018, os investigadores suspeitaram que fosse o veleiro Krestel, que naufragou perto de Santos, em 1895 mas, acordo com o escritor e especialistas em naufrágios José Carlos Silvares, a hipótese foi descartada após uma análise ao material presente na estrutura. “Acreditamos que fosse o veleiro, mas essa hipótese foi descartada porque a estrutura era de ferro e esta é de madeira. Este pode ser ainda mais antigo”, disse o investigador.

O local foi, entretanto, isolado para segurança dos banhista e de quem por ali passa.


Comentário do Wilson:
Como +e que num tempo de aquecimento global e derretimento das calotes polares o mar recua? Essa pergunta podia ter sido feita pelo jornalista mas eu respondo: provavelmente devido ao movimento das placas tectónicas que fazem a deriva dos continentes e afundamentos ou elevamentos de terras.

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di