Avançar para o conteúdo principal

Lamphone: A técnica que permite espiar qualquer pessoa pelas vibrações de uma lâmpada

espiar conversas lâmpada

Investigadores descobriram que é possível escutar-se conversas e consegue-se espiar qualquer pessoa que esteja numa sala onde uma lâmpada esteja visível, mesmo a dezenas de metros de distância

A descoberta da Universidade Ben Gurion de Negev e do Instituto de CIência Weizmann, ambos em Israel, descreve uma técnica para espiar a longas distâncias e que foi batizada de ‘lamphone’. Segundo os cientistas, os espiões precisam apenas de um portátil, um telescópio e um sensor eletro-ótico que custa cerca de 355 euros. Com este material, e com o conhecimento técnico, os espiões precisam de observar as vibrações criadas pelo som daquilo que está a ser dito na superfície de vidro da lâmpada. Este método permite ouvir e interpretar conversas inteiras ou mesmo faixas de música.

“Só precisamos da linha de visão de uma lâmpada e já está”, descreveu Ben Nassi, investigador israelita que pretende apresentar a descoberta durante a conferência da especialidade Black Hat, prevista para agosto. Durante as experiências, os cientistas colocaram vários telescópios apontados para um escritório de uma vítima, a 30 metros, ligados a sensores PDA100A2 e converteram os sinais elétricos captados para informação digital, noticia a publicação Wired.

O resultado foi bom o suficiente para colocar um discurso de Donald Trump captado desta forma a ser intepretado pela API da Google Cloud Speech ou mesmo que a música Let It Be, dos Beattles, ser reconhecida pela app Shazam.

Uma das limitações deste método é que necessita de lâmpadas penduradas no teto e não se aferiu ainda se outros tipos, como em candeeiros ou em abajours, proporciona os mesmos resultados satisfatórios. Por outro lado, a equipa alega ter usado equipamento de entrada de gama e que ao optar por dispositivos mais avançados, e mais caros, será possível captar sons mesmo no volume normal ou até sussurrados.

Esta não é a primeira vez que fenómenos sónicos são usados para espiar: já há demonstrações de que é possível apontar um laser para uma janela para ouvir o que está a ser dito ou de como usar o giroscópio de um smartphone para captar o som das conversas.

Este trabalho vai agora ser publicado para poder ser analisado pela comunidade, mas os cientistas não preveem lançar qualquer ferramenta que facilite este tipo de espionagem.

Veja um vídeo com a apresentação da técnica lamphone:




Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di