Avançar para o conteúdo principal

Platão tinha razão: a Terra é feita de cubos


Platão acreditava que o Universo era composto por cinco tipos de matéria: terra, ar, fogo, água e o cosmos. Cada um foi descrito com uma geometria específica, uma forma platónica, sendo que a terra foi descrita em forma de cubo.

Recentemente, uma equipa de cientistas da Universidade da Pensilvânia, da Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste e da Universidade de Debrecen usou a matemática, a geologia e a física para demonstrar que Platão tinha razão: na Terra, a forma média das rochas é um cubo.

“A conceção de Platão de que o elemento terra é feito de cubos representa, literalmente, o modelo estatístico médio para a terra real. E isso é incompreensível”, comentou Douglas Jerolmack, geofísico da universidade norte-americana, citado pelo Phys.

Gábor Domokos começou por levar a cabo um modelo matemático que previa que as rochas naturais se fragmentam em formas cúbicas. “Se cortarmos em duas partes, e aleatoriamente, uma forma poliédrica tridimensional, e a cortarmos repetidamente de seguida, ela obterá várias formas poliédricas diferentes. Mas, num sentido médio, a forma resultante dos fragmentos é um cubo”, explicou.

O modelo do especialista atraiu dois físicos húngaros: Ferenc Kun, especialista em fragmentação, e János Török, especialista em modelos estatísticos e computacionais.  Depois de discutir o potencial da descoberta, Douglas Jerolmack analisou as questões geofísicas inerentes, ou seja, o motivo pelo qual “a natureza permite que isto aconteça”.

Os cientistas queriam saber que formas são criadas quando as rochas são quebradas em pedaços. Surpreendentemente, descobriram que esta conjetura matemática se aplica a processos geológicos não apenas na Terra, como também ao redor do Sistema Solar.

Parte da explicação reside no facto de os componentes de um objeto quebrado se encaixarem sem qualquer folga. Como resultado, a única das chamadas formas platónicas (poliedros com lados de igual comprimento) que se encaixam sem espaços são os cubos.

“Platão era muito sensível à geometria”, justificou Domokos. Aliás, segundo a tradição, a frase “que ninguém que desconheça a geometria entre” estava gravada na porta da Academia de Platão. “As suas ideias, apoiadas no seu extenso pensamento sobre ciência, podem ter levado a esta teoria sobre os cubos.”

Para testar a teoria, os cientistas mediram uma grande variedade de rochas: algumas que se desgastaram naturalmente e outras quebradas por seres humanos.

“O mundo é um lugar confuso”, disse Jerolmack, adiantando que 90% das vezes em que uma pedra é cortada como resultado de forças conjuntas o resultado são fragmentos que assumem formas cúbicas. O artigo científico com as descobertas foi publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences.


Comentários

Notícias mais vistas:

China desmantela 300 barragens para restaurar ecossistema do Yangtsé

 Foram removidas 300 das 357 barragens e desativadas 342 das 373 pequenas centrais hidroelétricas no rio Chishui, permitindo que espécies raras de peixes retomassem os ciclos naturais de reprodução. A China desmantelou 300 barragens e encerrou a maioria das centrais hidroelétricas no Chishui — um importante afluente do rio Yangtsé — para proteger espécies de peixes ameaçadas e restaurar o ecossistema, informou esta sexta-feira a imprensa oficial. De acordo com a agência noticiosa oficial Xinhua, até dezembro foram removidas 300 das 357 barragens existentes no Chishui, também conhecido como rio Vermelho. Além disso, foram desativadas 342 das 373 pequenas centrais hidroelétricas, permitindo que várias espécies raras de peixes retomassem os ciclos naturais de reprodução. Com mais de 400 quilómetros de extensão, o Chishui atravessa as províncias de Yunnan, Guizhou e Sichuan, no sudoeste da China, sendo considerado pelos ecologistas como um dos últimos refúgios para espécies raras e end...

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)