Avançar para o conteúdo principal

EUA podem vir a acusar mulher de Maduro por narcotráfico

Reuters avança que ex-guarda-costas de Cilia Flores a implicou nos crimes que levaram à prisão dos seus dois sobrinhos, que cumprem uma pena de 18 anos nos EUA. Maduro diz que é tudo "fabricação".


Cilia Flores é parlamentar há anos e contra o reconhecimento de Juan Guaidó como presidente interino

Os Estados Unidos podem vir a acusar formalmente a mulher do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, por crimes de tráfico de droga e corrupção, avançou esta quarta-feira a Reuters com base em quatro fontes diferentes.  As autoridades americanas têm nas mãos informações do ex-guarda-costas de Cilia Flores, que diz que ela sabia de todas as manobras criminosas dos seus sobrinhos, que cumprem uma pena de 18 anos de cadeia por tráfico de droga nos Estados Unidos.

A 26 de março, o Procurador-Geral dos Estados Unidos, William Barr, e os procuradores de Nova Iorque e Miami já tinham anunciado em conferência de imprensa que dariam 15 milhões de dólares a quem contribuísse com informações que levassem à detenção de Maduro, acusado de tráfico de droga e lavagem de dinheiro nos Estados Unidos da América. Neste processo estão também acusados outros 14 atuais e ex membros do Governo e das forças de inteligência venezuelanos e das FARC, o maior grupo rebelde na Colômbia, a quem Maduro se terá associado nesta rede de narcotráfico investigada pelo departamento de investigação anti-drogas norte-americano. Suspeita-se que os líderes venezuelanos tenham criado uma ponte aérea para enviarem droga para a América Central. Terão sido traficadas por esta via entre 200 a 250 toneladas de cocaína.

Agora é Cilia Flores, a primeira dama venezuelana, que poderá ser formalmente acusada, segundo a agência de notícias Reuters. Formalmente, no entanto, nem o Departamento de Justiça norte americano, nem o ministro da Informação venezuelano confirmaram a investigação e a acusação. Aliás, o ministro venezuelano Jorge Rodríguez acusou mesmo a Reuters de as perguntas da agência serem “nauseantes, caluniosas e ofensivas”.

Maduro já disse, num discurso gravado, que estas acusações não passam de uma fabricação de motivação política do governo de Trump. “Você é uma pessoa horrível, Donald Trump”, afirmou.

Cilia Flores é parlamentar de longa data e mediadora política do Partido Socialista no governo, mas em 2019 os EUA e os seus aliados, como o Brasil, reconheceram o líder opositor Juan Guaidó como presidente interino, vendo a reeleição de Maduro em 2018 como uma farsa. Maduro, no entanto, continua no poder, apoiado pelos militares da nação e por  países como a Rússia, a China ou Cuba.

Yazenky Lamas, ex-guarda-costas de Flores, que está preso, afirmou, segundo a Reuters, que a mulher de Maduro estava a par dos crimes que alegadamente foram praticados pelos seus familiares, incluindo o esquema de tráfico de cocaína pelo qual seus sobrinhos foram condenados, em 2017, por um tribunal dos EUA a 18 anos de cadeia. Efrain Campo e Franqui Flores são muito próximos de Flores, foram criados por ela e chamavam-lhe “mãe”. Estas acusações por parte de Lamas constam de um documento do Departamento de Justiça ao qual a Reuters teve acesso e que mostram, também, como a mulher de Maduro era próxima dos sobrinhos.


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...

Componentes baratos para PC? Estas são as armadilhas a evitar!

  Com as placas gráficas a preços cada vez mais altos, apesar de pouco ou nada mudarem de um ano para o outro, é normal tentar cortar nos outros componentes quando se monta um PC gaming. Mas atenção: o barato pode sair caro! Poupanças mal pensadas em peças como motherboard, memória, PSU ou até a caixa, podem transformar um setup promissor numa máquina cheia de problemas. Aqui ficam 7 sinais de alerta que deves ter em conta antes de carregar no “comprar”. 1. CPUs dual-core Há 20 anos eram topo de gama. Hoje, são… fósseis tecnológicos. - Advertisement - Processadores com dois núcleos ou apenas 4 threads estão muito abaixo do mínimo aceitável para 2025, e pior ainda se quiser montar uma máquina capaz de aguentar alguns anos. No mínimo, olha para um Intel Core i3-12100F ou um AMD Ryzen 5 5500, ambos muito mais equilibrados. Se o orçamento apertar, o Ryzen 5 5600G traz gráficos integrados decentes para aguentar enquanto não compras uma gráfica dedicada. 2. RAM single-channel Colocar só ...