Avançar para o conteúdo principal

EUA podem vir a acusar mulher de Maduro por narcotráfico

Reuters avança que ex-guarda-costas de Cilia Flores a implicou nos crimes que levaram à prisão dos seus dois sobrinhos, que cumprem uma pena de 18 anos nos EUA. Maduro diz que é tudo "fabricação".


Cilia Flores é parlamentar há anos e contra o reconhecimento de Juan Guaidó como presidente interino

Os Estados Unidos podem vir a acusar formalmente a mulher do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, por crimes de tráfico de droga e corrupção, avançou esta quarta-feira a Reuters com base em quatro fontes diferentes.  As autoridades americanas têm nas mãos informações do ex-guarda-costas de Cilia Flores, que diz que ela sabia de todas as manobras criminosas dos seus sobrinhos, que cumprem uma pena de 18 anos de cadeia por tráfico de droga nos Estados Unidos.

A 26 de março, o Procurador-Geral dos Estados Unidos, William Barr, e os procuradores de Nova Iorque e Miami já tinham anunciado em conferência de imprensa que dariam 15 milhões de dólares a quem contribuísse com informações que levassem à detenção de Maduro, acusado de tráfico de droga e lavagem de dinheiro nos Estados Unidos da América. Neste processo estão também acusados outros 14 atuais e ex membros do Governo e das forças de inteligência venezuelanos e das FARC, o maior grupo rebelde na Colômbia, a quem Maduro se terá associado nesta rede de narcotráfico investigada pelo departamento de investigação anti-drogas norte-americano. Suspeita-se que os líderes venezuelanos tenham criado uma ponte aérea para enviarem droga para a América Central. Terão sido traficadas por esta via entre 200 a 250 toneladas de cocaína.

Agora é Cilia Flores, a primeira dama venezuelana, que poderá ser formalmente acusada, segundo a agência de notícias Reuters. Formalmente, no entanto, nem o Departamento de Justiça norte americano, nem o ministro da Informação venezuelano confirmaram a investigação e a acusação. Aliás, o ministro venezuelano Jorge Rodríguez acusou mesmo a Reuters de as perguntas da agência serem “nauseantes, caluniosas e ofensivas”.

Maduro já disse, num discurso gravado, que estas acusações não passam de uma fabricação de motivação política do governo de Trump. “Você é uma pessoa horrível, Donald Trump”, afirmou.

Cilia Flores é parlamentar de longa data e mediadora política do Partido Socialista no governo, mas em 2019 os EUA e os seus aliados, como o Brasil, reconheceram o líder opositor Juan Guaidó como presidente interino, vendo a reeleição de Maduro em 2018 como uma farsa. Maduro, no entanto, continua no poder, apoiado pelos militares da nação e por  países como a Rússia, a China ou Cuba.

Yazenky Lamas, ex-guarda-costas de Flores, que está preso, afirmou, segundo a Reuters, que a mulher de Maduro estava a par dos crimes que alegadamente foram praticados pelos seus familiares, incluindo o esquema de tráfico de cocaína pelo qual seus sobrinhos foram condenados, em 2017, por um tribunal dos EUA a 18 anos de cadeia. Efrain Campo e Franqui Flores são muito próximos de Flores, foram criados por ela e chamavam-lhe “mãe”. Estas acusações por parte de Lamas constam de um documento do Departamento de Justiça ao qual a Reuters teve acesso e que mostram, também, como a mulher de Maduro era próxima dos sobrinhos.


Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di