Avançar para o conteúdo principal

EUA podem vir a acusar mulher de Maduro por narcotráfico

Reuters avança que ex-guarda-costas de Cilia Flores a implicou nos crimes que levaram à prisão dos seus dois sobrinhos, que cumprem uma pena de 18 anos nos EUA. Maduro diz que é tudo "fabricação".


Cilia Flores é parlamentar há anos e contra o reconhecimento de Juan Guaidó como presidente interino

Os Estados Unidos podem vir a acusar formalmente a mulher do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, por crimes de tráfico de droga e corrupção, avançou esta quarta-feira a Reuters com base em quatro fontes diferentes.  As autoridades americanas têm nas mãos informações do ex-guarda-costas de Cilia Flores, que diz que ela sabia de todas as manobras criminosas dos seus sobrinhos, que cumprem uma pena de 18 anos de cadeia por tráfico de droga nos Estados Unidos.

A 26 de março, o Procurador-Geral dos Estados Unidos, William Barr, e os procuradores de Nova Iorque e Miami já tinham anunciado em conferência de imprensa que dariam 15 milhões de dólares a quem contribuísse com informações que levassem à detenção de Maduro, acusado de tráfico de droga e lavagem de dinheiro nos Estados Unidos da América. Neste processo estão também acusados outros 14 atuais e ex membros do Governo e das forças de inteligência venezuelanos e das FARC, o maior grupo rebelde na Colômbia, a quem Maduro se terá associado nesta rede de narcotráfico investigada pelo departamento de investigação anti-drogas norte-americano. Suspeita-se que os líderes venezuelanos tenham criado uma ponte aérea para enviarem droga para a América Central. Terão sido traficadas por esta via entre 200 a 250 toneladas de cocaína.

Agora é Cilia Flores, a primeira dama venezuelana, que poderá ser formalmente acusada, segundo a agência de notícias Reuters. Formalmente, no entanto, nem o Departamento de Justiça norte americano, nem o ministro da Informação venezuelano confirmaram a investigação e a acusação. Aliás, o ministro venezuelano Jorge Rodríguez acusou mesmo a Reuters de as perguntas da agência serem “nauseantes, caluniosas e ofensivas”.

Maduro já disse, num discurso gravado, que estas acusações não passam de uma fabricação de motivação política do governo de Trump. “Você é uma pessoa horrível, Donald Trump”, afirmou.

Cilia Flores é parlamentar de longa data e mediadora política do Partido Socialista no governo, mas em 2019 os EUA e os seus aliados, como o Brasil, reconheceram o líder opositor Juan Guaidó como presidente interino, vendo a reeleição de Maduro em 2018 como uma farsa. Maduro, no entanto, continua no poder, apoiado pelos militares da nação e por  países como a Rússia, a China ou Cuba.

Yazenky Lamas, ex-guarda-costas de Flores, que está preso, afirmou, segundo a Reuters, que a mulher de Maduro estava a par dos crimes que alegadamente foram praticados pelos seus familiares, incluindo o esquema de tráfico de cocaína pelo qual seus sobrinhos foram condenados, em 2017, por um tribunal dos EUA a 18 anos de cadeia. Efrain Campo e Franqui Flores são muito próximos de Flores, foram criados por ela e chamavam-lhe “mãe”. Estas acusações por parte de Lamas constam de um documento do Departamento de Justiça ao qual a Reuters teve acesso e que mostram, também, como a mulher de Maduro era próxima dos sobrinhos.


Comentários

Notícias mais vistas:

Esta cidade tem casas à venda por 12.000 euros, procura empreendedores e dá cheques bebé de 1.000 euros. Melhor, fica a duas horas de Portugal

 Herreruela de Oropesa, uma pequena cidade em Espanha, a apenas duas horas de carro da fronteira com Portugal, está à procura de novos moradores para impulsionar sua economia e mercado de trabalho. Com apenas 317 habitantes, a cidade está inscrita no Projeto Holapueblo, uma iniciativa promovida pela Ikea, Redeia e AlmaNatura, que visa incentivar a chegada de novos residentes por meio do empreendedorismo. Para atrair interessados, a autarquia local oferece benefícios como arrendamento acessível, com valores médios entre 200 e 300 euros por mês. Além disso, a aquisição de imóveis na região varia entre 12.000 e 40.000 euros. Novas famílias podem beneficiar de incentivos financeiros, como um cheque bebé de 1.000 euros para cada novo nascimento e um vale-creche que cobre os custos da educação infantil. Além das vantagens para famílias, Herreruela de Oropesa promove incentivos fiscais para novos moradores, incluindo descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IBI) e benefícios par...

"A NATO morreu porque não há vínculo transatlântico"

 O general Luís Valença Pinto considera que “neste momento a NATO morreu” uma vez que “não há vínculo transatlântico” entre a atual administração norte-americana de Donald Trump e as nações europeias, que devem fazer “um planeamento de Defesa”. “Na minha opinião, neste momento, a menos que as coisas mudem drasticamente, a NATO morreu, porque não há vínculo transatlântico. Como é que há vínculo transatlântico com uma pessoa que diz as coisas que o senhor Trump diz? Que o senhor Vance veio aqui à Europa dizer? O que o secretário da Defesa veio aqui à Europa dizer? Não há”, defendeu o general Valença Pinto. Em declarações à agência Lusa, o antigo chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, entre 2006 e 2011, considerou que, atualmente, ninguém “pode assumir como tranquilo” que o artigo 5.º do Tratado do Atlântico Norte – que estabelece que um ataque contra um dos países-membros da NATO é um ataque contra todos - “está lá para ser acionado”. Este é um dos dois artigos que o gener...

Armazenamento holográfico

 Esta técnica de armazenamento de alta capacidade pode ser uma das respostas para a crescente produção de dados a nível mundial Quando pensa em hologramas provavelmente associa o conceito a uma forma futurista de comunicação e que irá permitir uma maior proximidade entre pessoas através da internet. Mas o conceito de holograma (que na prática é uma técnica de registo de padrões de interferência de luz) permite que seja explorado noutros segmentos, como o do armazenamento de dados de alta capacidade. A ideia de criar unidades de armazenamento holográficas não é nova – o conceito surgiu na década de 1960 –, mas está a ganhar nova vida graças aos avanços tecnológicos feitos em áreas como os sensores de imagem, lasers e algoritmos de Inteligência Artificial. Como se guardam dados num holograma? Primeiro, a informação que queremos preservar é codificada numa imagem 2D. Depois, é emitido um raio laser que é passado por um divisor, que cria um feixe de referência (no seu estado original) ...