Avançar para o conteúdo principal

Professor do Técnico recebe 5,3 milhões de fundação dinamarquesa para gastar como quiser

 Vítor Cardoso é presidente do Departamento de Física do IST


Bolsa da Villum Fonden permitirá a Vítor Cardoso criar um grupo de investigação na área de gravitação no Instituto Niels Bohr


De entre 72 candidatos da elite mundial da ciência, a fundação dinamarquesa Villum Fonden escolheu apoiar dez com bolsas de investigação. Uma delas, no valor de 5,3 milhões de euros, veio para o professor do Técnico e investigador no CENTRA, Vítor Cardoso. No comunicado emitido pela organização nórdica, o juri realça o trabalho do cientista português, por este ter criado “um grupo de renome mundial em Portugal.” E a expectativa agora é de que com este financiamento Vítor Cardoso possa dar “um forte impulso para que o Instituto Niels Bohr se torne um local central para a física gravitacional na Europa”, inspirando e orientando jovens alunos a estudar na Dinamarca, tal como o professor e presidente do Departamento de Física já faz na universidade portuguesa.


Dedicado ao estudo das ondas gravitacionais e dos buracos negros, o professor nascido em 1975 tem já um longo currículo na Ciência que pode ser avaliado tanto pelas publicações científicas – mais de 220 artigos – como pelos financiamentos internacionais conquistadas, como é o caso das já famosas bolsas do Conselho Europeu de Investigação (ERC), de que recebeu duas, ou do CERN. “Este projeto é equivalente a mais do que duas ERCs, num instituto de referência, o Instituto Niels Bohr, onde a Mecânica Quântica se fez adulta”, evidencia. “O projeto e aposta são importantes para gravitação pois permitem captar o melhor talento internacional para esta área extremamente ativa e com um potencial de descoberta enorme.” Tudo com liberdade total. “O projeto Villum dá liberdade completa e exige apenas fazermos o melhor e atrairmos os melhores que estão à nossa volta”, sublinha.


Vítor Cardoso irá manter-se entre Portugal e a Dinamarca, explica à Exame Informática. “Vou manter os laços com o Instituto Superior Técnico e criar um grupo no Instituto Niels Bohr. É um sinal claro, e bonito também, que as fronteiras da ciência não obedecem nem nunca obedeceram às fronteiras geográficas.


O montante servirá para montar um grupo de raíz, em particular para comprar um cluster de computadores, e equipamento para todos os investigadores. Servirá também para contratar professores, investigadores e alunos de doutoramento.


Seguindo a linha do trabalho que tem desenvolvido ao longo dos últimos anos, a bolsa agora atribuída permitirá investigar buracos negros que, segundo o especialista, escondem ainda os maiores mistérios da Física. “Sabemos isso há décadas. O que aconteceu nos últimos anos é que passámos a ter telescópios com capacidade para começarmos a ‘ver’ (quer com luz quer com ondas electromagnéticas) a região próxima de alguns buracos negros do universo. Portanto, estamos numa conjuntura óptima para repensar a ciência dos buracos negros. É uma era extraordinária para a Física!”, entusiasma-se.


https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/ciencia-ei/2021-04-16-professor-do-tecnico-recebe-53-milhoes-de-fundacao-dinamarquesa/

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di