Avançar para o conteúdo principal

Casa Branca vai reunir-se com empresas afetadas por crise dos semicondutores


 Penúria de componentes eletrónicos na Ásia está a afetar numerosos setores industriais em todo o mundo.


A Casa Branca anunciou sexta-feira que vai promover uma reunião com dirigentes de empresas afetadas pela penúria mundial de semicondutores, para ver como se pode reforçar a sua produção nos EUA.


No encontro devem participar os presidentes de 19 grupos dos EUA ou localizados no país, como a Alphabet, que é a holding da Google, a Intel, a Ford ou a General Motors (GM).


A discussão vai incidir sobre "medidas visando reforçar a resiliência das cadeias de aprovisionamento norte-americanas para os semicondutores e outros domínios-chave", indicou fonte da Casa Branca.


A reunião vai ser dirigida pelo diretor do Conselho Económico da Casa Branca, Brian Deese, e pelo conselheiro para a Segurança Nacional, Jake Sullivan.


A secretária do Comércio, Gina Raimondo, também vai participar, avançou a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki.


No final de março, o presidente Joe Biden tinha apresentado um plano de investimentos em setores como as infraestruturas e energia, que deve permitir a criação de milhões de empregos bem pagos.



O reforço da produção de semicondutores nos EUA está incluído.


Uma penúria de componentes eletrónicos na Ásia está a afetar numerosos setores industriais em todo o mundo, EUA incluídos.


Em particular, os fabricantes de aparelhos eletrónicos e automóveis têm sido muito penalizados.


A GM, por exemplo, foi forçada, por várias vezes, a suspender as suas linhas de produção, por falta de peças para fabricar as viaturas.


Sinal da dimensão do problema, Biden tinha ordenado no final de fevereiro o levantamento das cadeias de aprovisionamento de bens considerados essenciais, onde estavam os semicondutores.



A Intel anunciou mesmo, no final de março, a construção de duas fábricas de semicondutores nos EUA.


Este anúncio foi saudado por Gina Raimondo, que então considerou que se tratava de "um excelente exemplo dos benefícios ligados aos investimentos nacionais em fábricas de semicondutores", além de reforçar, como acrescentou, a segurança nacional.


https://www.dinheirovivo.pt/economia/casa-branca-vai-reunir-com-empresas-afetadas-por-crise-dos-semicondutores-13555051.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Condomínio condenado a pagar 450 mil euros pela morte de três alunos esmagados por um muro em Braga

 A Câmara de Braga, que também era ré no processo, foi absolvida. O muro em questão era uma estrutura que, desde 1996, acolhera as caixas de correio de um prédio ali existente, mas que, em 2012, deixou de ter qualquer utilidade. A administração do condomínio tinha sido alertada para o estado de degradação O Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga fixou em 150 mil euros o valor da indemnização a pagar aos pais de cada um dos três estudantes da Universidade do Minho que morreram esmagados por um muro, em 2014. Por sentença de 18 de junho, a que a Lusa teve acesso esta quinta-feira e que surge mais de um ano depois do início do julgamento, o tribunal determinou que a indemnização seja paga pela empresa administradora de condomínio responsável pela construção, sem licenciamento camarário, do referido muro, para acolher as caixas de correio de um prédio. O pagamento será assegurado pelo condomínio e respetivas seguradoras. A Câmara de Braga, que também era ré no processo, foi absolvid...

Habitação a custos controlados: novas medidas do Governo

 O Governo ajustou as regras da habitação a custos controlados para refletir os aumentos nos custos de construção e atrair mais promotores Com os custos de construção, energia e terrenos a subir nos últimos anos, muitos projetos de habitação acessível deixaram de ser viáveis. Para dar resposta a esta realidade, o Governo decidiu atualizar as regras da habitação a custos controlados, ajustando os limites de custo e tornando o regime mais atrativo para quem quer construir ou reabilitar casas com preços mais baixos. A medida foi publicada na Portaria n.º 265/2025/1 e entra em vigor já este mês. Esta é a terceira revisão da legislação original, criada em 2019, e tem como objetivo adaptar o regime à nova realidade do mercado. O que muda? A principal alteração está na forma como se calcula o custo de promoção (CP) por metro quadrado — ou seja, quanto pode custar a construção de uma casa ao abrigo deste regime. A fórmula foi atualizada para ter em conta: O aumento dos custos de construção...

ET15 é o novo drone português para «missões de emergência médica, defesa nacional e resposta a crises humanitárias em zonas de guerra»

  Na lista de características técnicas deste drone português estão «sensores de navegação avançados e georreferenciação em tempo real». Consegue transportar um máximo de quinze quilos e tem autonomia para cem quilómetros: o ET15 é um drone com o aspecto de um avião, com dois motores a hélice e capacidade VTOL, desenvolvido pela startup nacional Eliot, em parceria com a Rangel Logistics Solutions. A empresa descreve-o como uma «solução logística aérea de baixo custo» preparada para aterrar em «zonas de acesso limitado». Entre as principais aplicações do ET15 estão missões de «emergência médica, defesa nacional e resposta a crises humanitárias em zonas de guerra», com a Eliot a garantir que consegue operar de «forma rápida, segura e silenciosa». Na lista de características técnicas deste drone português estão «sensores de navegação avançados, georreferenciação em tempo real, compartimentos dedicados a transportes de carga sensível [como “sangue, tecidos, medicamentos ou órgãos para t...