Os satélites Starlink da SpaceX vão funcionar em Portugal.
© Direitos Reservados / SpaceX
O nosso país é um dos poucos em todo o mundo onde essa garantia já foi dada e não só isso, como também já há valores para este serviço.
Como o nome ainda é pouco conhecido, talvez seja melhor explicar que a Starlink é uma espécie de operadora de internet cujo sinal se espalha por satélite. É um serviço muito necessário em locais recônditos, ou apenas pouco apelativos do ponto de vista económico, onde a internet por cabo ou móvel teima em não chegar.
É uma possibilidade que mesmo em Portugal já existia, mas que tem problemas crónicos de velocidade.
Ora, nos últimos anos, a empresa aeroespacial de Elon Musk tem colocado muitos satélites em órbita. Atualmente, são mais de 1300 aqueles que compõem a constelação da Starlink. Estão colocados numa órbita baixa e é isso que permite que à empresa oferecer aos seus clientes velocidades de acesso semelhantes à banda-larga.
O problema, a haver algum, é o preço. O acesso a este serviço da SpaceX não vai ser para todos. Só a antena parabólica vai custar 500 euros. E depois, a subscrição, a mensalidade, outros 100.
Foi anunciado, mas ainda não foi lançado em Portugal. Isso só acontecerá no final de Junho, no entanto, os interessados não devem perder muito tempo a pensar.
A autorização da ANACOM já foi dada a SpaceX avisa que não há ligações disponíveis para todos os interessados, os primeiros a chegar vão ser os primeiros a serem servidos.
Por Rui Tukayana;
Comentários
Enviar um comentário