Avançar para o conteúdo principal

Ponte 25 de Abril sem anomalias depois de embate de navio mercante, confirma IP


 Um navio embateu no pilar sul da ponte 25 de Abril na tarde desta quarta-feira. IP confirma que não há danos no pilar e que a circulação na ponte é segura.


Um navio mercante com 180 metro de comprimento embateu na tarde desta quarta-feira no pilar sul da ponte 25 de Abril, anunciou a Autoridade Marítima Nacional em comunicado. A Infraestruturas de Portugal (IP) fez uma vistoria ao pilar e não encontrou anomalias, além de uma pintura estragada, como confirmou, esta quinta-feira, ao Jornal de Notícias.


Já na quarta-feira, a Autoridade Marítima Nacional tinha anunciado que do embate do navio com bandeira das Ilhas Marshall com o pilar da ponte não tinham resultado vítimas, nem danos aparentes na estrutura que justificassem o encerramento da mesma. A IP confirma que “está garantida a segurança na circulação” na ponte.


Em declarações à rádio Observador, Tiago Abecassis, engenheiro de infraestruturas, explica que “a base dos pilares está dimensionada para embates de navios” e que “se houvesse algum dano importante isso ter-se-ia refletido logo na transição do pilar para o tabuleiro”.


“Há que fazer uma observação e é natural que hajam danos superficiais que terão que ser reparados, mas tendo em conta a dimensão do navio e a velocidade a que circulava naquela zona não deverá haver grande preocupação”, adianta.


À SIC Notícias,  o comandante Diogo Vieira Branco explicou que o navio “deu um toque no pilar da ponte 25 de Abril”, do qual “resultou um dano estrutural no bolbo do navio que foi alvo de uma vistoria por parte da Capitania do Porto de Lisboa que se encontra em apreciação pelo Port State Control”.


O Jornal de Notícias acrescenta que tendo em conta os danos estruturais ainda não se sabe se o navio tem condições de segurança para seguir viagem. “Navegar em mar alto é uma atividade com outros condicionalismos, que está agora a ser avaliada”, disse o capitão do Porto de Lisboa, Coelho Gil, ao JN.


O alerta foi recebido pelas 17h00 e na sequência do incidente, a embarcação fundeou “junto da ponte 25 de Abril”. O caso foi entregue à Polícia Marítima e comunicado à Infraestrutura de Portugal, a entidade responsável pela segurança da infraestrutura da ponte, que explica que a zona de cimento dos pilares sofreu apenas danos leves.


Atualizado no dia 1 de abril, às 14h20, com informação dada pela Infraestruturas de Portugal e declarações de Coelho Gil


https://observador.pt/2021/03/31/navio-mercante-embate-contra-pilar-sul-da-ponte-25-de-abril/

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Gripe K: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

  A gripe K, também conhecida como influenza A H3N2, subclado K, é uma doença que pode causar sintomas como febre, tosse, dor no corpo e dor de garganta, por exemplo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a gripe K é uma variante do vírus Influenza A, subtipo H3N2, que se originou de um vírus da gripe aviária e passou por uma modificação genética. Em casos de suspeita de gripe K, é recomendado consultar o clínico geral, pediatra ou infectologista. Assim, o médico pode fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito por meio do repouso, ingestão adequada de líquidos e, em alguns casos, o uso de remédios antivirais. Sintomas de gripe K Os principais sintomas de gripe K são: Tosse; Febre; Dor de cabeça; Nariz entupido; Coriza; Dores no corpo; Dor de garganta; Mal-estar. Assim como o subtipo H3N2, a gripe K também pode causar sintomas mais graves especialmente em crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas. Assim, a gripe K pode causar t...