Avançar para o conteúdo principal

Ponte 25 de Abril sem anomalias depois de embate de navio mercante, confirma IP


 Um navio embateu no pilar sul da ponte 25 de Abril na tarde desta quarta-feira. IP confirma que não há danos no pilar e que a circulação na ponte é segura.


Um navio mercante com 180 metro de comprimento embateu na tarde desta quarta-feira no pilar sul da ponte 25 de Abril, anunciou a Autoridade Marítima Nacional em comunicado. A Infraestruturas de Portugal (IP) fez uma vistoria ao pilar e não encontrou anomalias, além de uma pintura estragada, como confirmou, esta quinta-feira, ao Jornal de Notícias.


Já na quarta-feira, a Autoridade Marítima Nacional tinha anunciado que do embate do navio com bandeira das Ilhas Marshall com o pilar da ponte não tinham resultado vítimas, nem danos aparentes na estrutura que justificassem o encerramento da mesma. A IP confirma que “está garantida a segurança na circulação” na ponte.


Em declarações à rádio Observador, Tiago Abecassis, engenheiro de infraestruturas, explica que “a base dos pilares está dimensionada para embates de navios” e que “se houvesse algum dano importante isso ter-se-ia refletido logo na transição do pilar para o tabuleiro”.


“Há que fazer uma observação e é natural que hajam danos superficiais que terão que ser reparados, mas tendo em conta a dimensão do navio e a velocidade a que circulava naquela zona não deverá haver grande preocupação”, adianta.


À SIC Notícias,  o comandante Diogo Vieira Branco explicou que o navio “deu um toque no pilar da ponte 25 de Abril”, do qual “resultou um dano estrutural no bolbo do navio que foi alvo de uma vistoria por parte da Capitania do Porto de Lisboa que se encontra em apreciação pelo Port State Control”.


O Jornal de Notícias acrescenta que tendo em conta os danos estruturais ainda não se sabe se o navio tem condições de segurança para seguir viagem. “Navegar em mar alto é uma atividade com outros condicionalismos, que está agora a ser avaliada”, disse o capitão do Porto de Lisboa, Coelho Gil, ao JN.


O alerta foi recebido pelas 17h00 e na sequência do incidente, a embarcação fundeou “junto da ponte 25 de Abril”. O caso foi entregue à Polícia Marítima e comunicado à Infraestrutura de Portugal, a entidade responsável pela segurança da infraestrutura da ponte, que explica que a zona de cimento dos pilares sofreu apenas danos leves.


Atualizado no dia 1 de abril, às 14h20, com informação dada pela Infraestruturas de Portugal e declarações de Coelho Gil


https://observador.pt/2021/03/31/navio-mercante-embate-contra-pilar-sul-da-ponte-25-de-abril/

Comentários

Notícias mais vistas:

Binance Coin (BNB) lidera a revolução da biotech descentralizada

Binance Coin  irrompe na cena da  pesquisa biotech open source  graças a uma importante doação direta de Changpeng Zhao, fundador da Binance, a favor das iniciativas lideradas por Vitalik Buterin, criador do Ethereum.  Em 1 de junho foi anunciado o transferência de  10 milhões de dólares em BNB , um esforço voltado a redesenhar o modelo da pesquisa científica através dos princípios da  blockchain  e da descentralização. 🙏 Comovido por este post👇. Apenas fazendo minha pequena parte. A melhor maneira de atrair talentos motivados por missão é ter convicção em si mesmo. Pessoas com a mesma mentalidade naturalmente se unem. Além dos investimentos da YZiLabs, eu pessoalmente doei $10m (em BNB) para Vitalik há alguns meses para…  https://t.co/vGNdneoci7 — CZ 🔶 BNB (@cz_binance)  1 de julho de 2025 CZ doa $10 milhões em BNB a Vitalik Buterin para a pesquisa de biotecnologia open source A  doação pessoal  de Changpeng Zhao (CZ), conhecido...

Dormir numa bagageira

José Soeiro  O aparato da tecnologia avançada organiza as mais indignas regressões sociais. Radical é uma bagageira ser o quarto de um trabalhador De visita a Lisboa, John chamou um Uber mal chegou ao aeroporto. O carro veio buscá-lo, conta-nos a última edição do Expresso, mas o motorista resistiu a pôr as malas do turista na bagageira. Insistência de um lado e renitência do outro, houve uma altercação, até que a PSP interveio e exigiu que o motorista abrisse a bagageira do carro. Dentro dela, estava um homem - um outro motorista, que faz daquela bagageira o seu quarto, recanto possível para repousar o corpo. Segundo o jornal, não é caso único. A situação é comum entre os migrantes do Indostão a trabalhar para a Uber. Eis a condição extrema dos trabalhadores da gig economy num país europeu do século XXI. Lisboa, paraíso dos nómadas digitais, capital da Web Summit, viveiro de “unicórnios”, sede do centro tecnológico europeu da Uber, “modelo de ouro” das plataformas: cidade sem teto ...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook