Avançar para o conteúdo principal

Canal do Suez: Tripulação do Ever Given continua presa sem saber quando poderá regressar a casa


 O Ever Given já não se encontra encalhado no Canal do Suez, mas a tripulação continua presa no navio e... pode lá ficar durante anos


O porta-contentores Ever Given ficou encalhado no Canal do Suez de 23 a 29 de março. Agora, um mês depois, a sua tripulação – 25 pessoas de nacionalidade indiana -, ainda se encontra presa no Egipto, sem saber quando poderá regressar a casa, graças a um conflito entre a Autoridade do Canal e as empresas responsáveis pelo navio, numa disputa sobre quem deve pagar a indemnização pelos danos do acidente.


O Ever Given encontra-se no Grande Lago Amargo, um dos lagos do canal, e já foi visitado por membros da Federação Internacional dos Trabalhadores em Transportes (ITF), que descreveram os tripulantes como estando de “bom humor”. No comunicado emitido pela ITF, é explicado, porém, que a equipa está numa posição delicada e todos estão ansiosos para saber se poderão voltar para casa quando terminarem os seus contratos.


O que está em causa é uma multa no valor de 916 milhões de dólares (cerca de 767 milhões de euros), exigidos pela Autoridade do Canal. “A Autoridade do Canal Suez não deu uma justificação detalhada para esta quantia extraordinariamente grande, que inclui 300 milhões de dólares (cerca de 251 milhões de euros) por um ‘bónus pelo salvamento’ e 300 milhões de dólares por ‘perda de reputação’, faltando justificar os restantes ”, explica a UK P&I Club, seguradora marítima que representa os proprietários do navio de bandeira do Panamá ao The Guardian. Até que a multa seja paga, tanto a embarcação como a sua tripulação e carga serão mantidas “reféns” pelas autoridades.


“Há profissionais que nada tiveram que ver com o incidente e não deveriam ser responsabilizados por ele. Deixem as negociações ir para onde precisam de ir… a situação não devia ser resolvida a partir dos nossos marinheiros no Egipto. Eles não deveriam sentir pressão por este incidente”, defende Abdulgani Serang, representante da National Union of Seafarers da Índia ao jornal inglês.


O problema agrava-se uma vez que o navio é propriedade de uma empresa japonesa, mas é, no entanto, operado por uma companhia de Taiwan e tem bandeira do Panamá, não tendo ainda sido explicitado pela Autoridade do Canal quem seria responsável pelo pagamento da indemnização.


https://visao.sapo.pt/atualidade/mundo/2021-04-29-canal-do-suez-tripulacao-do-ever-given-continua-presa-sem-saber-quando-podera-regressar-a-casa/

Comentários

Notícias mais vistas:

Nuvem rolo. O fenómeno raro a que se assistiu este domingo em Portugal

 Imagens captadas em vários locais do país foram partilhadas pela página de Facebook Meteo Trás os Montes. O fenómeno é comum no nordeste da Austrália, mas raro em Portugal. Um fenómeno conhecido como “nuvens rolo” aconteceu este domingo na costa portuguesa e foi fotografado e filmado um pouco em todo o país. Nas imagens partilhadas pela página de Facebook Meteo Trás os Montes — é possível constatar testemunhos na Ria de Aveiro, Figueira da Foz, Esposende ou Póvoa de Varzim. Nuvem rolo. O fenómeno raro que se viu em Portugal – Observador

Foram necessários 250 anos para construir o que Trump está a tentar destruir

Os esforços do presidente Donald Trump para reformular o governo federal o máximo possível e o mais rapidamente possível destruiriam agências que existem há décadas ou mais. Os seus planos mais amplos reformulariam elementos da infraestrutura governamental que existem há séculos. De Benjamin Franklin a John F. Kennedy e de Richard Nixon a Barack Obama, foi necessária toda a história dos Estados Unidos para construir parte do que Trump tem falado em tentar destruir, privatizar ou reformular. E isso sem contar as reformas que ele está a planear para programas de segurança social, como a  Previdência Social  e o Medicare,  que ele afirma , sem provas, estarem  cheios de fraudes , mas que também estão em caminhos objetivamente  insustentáveis . Serviço Postal dos EUA Estes dois selos postais dos Estados Unidos, com as imagens de Benjamin Franklin e George Washington, entraram em vigor a 1 de julho de 1847.  (Museu Postal Nacional Smithsonian) Fundado em 1775 Os...

Do IRS ao IRC, medidas do Governo dão mais de €2 mil milhões em "bónus" fiscais em 2024 e 2025

Miranda Sarmento, ministro das Finanças.  As medidas fiscais dos governos de Luís Montenegro significam, no mínimo, €2 mil milhões a menos em impostos entre 2024 e 2025, de acordo com os cálculos do Expresso com base no Orçamento do Estado (OE) e em dados do Conselho das Finanças Públicas (CFP). Entre as iniciativas fiscais cuja origem se pode atribuir diretamente ao Executivo, contam-se medidas como a segunda “mexida” do IRS em 2024 e o recuo da taxa de IRC em 2025. Do IRS ao IRC, medidas do Governo dão mais de €2 mil milhões em "bónus" fiscais em 2024 e 2025 - Expresso