Avançar para o conteúdo principal

Veículos elétricos com carregamentos sem fios mudarão a realidade automóvel

Há uma necessidade urgente em melhorar a capacidade das baterias, a velocidade dos carregadores e a eficiência dos veículos elétricos. Contudo, mais que isso, a indústria tem de promover tecnologias que mudem para sempre a mobilidade automóvel. Desta forma, o desenvolvimento da tecnologia de carregamentos sem fios será capaz de mudar a forma como vemos atualmente a mobilidade elétrica.

A Qualcomm parece ter já a solução pronta:



Carregar os veículos elétricos sem fios mudará para sempre

Carregadores sem fios para carros elétricos
Há alguns anos que existem projetos e estudos sobre carregadores sem fios para veículos elétricos. Isto porque a tecnologia de carregamentos sem fios promete mudar, para sempre, a mobilidade elétrica. Aspetos como autonomia e tempos de carregamento são os principais obstáculos à captação de mais utilizadores.

Contudo, além destes dois entraves referidos, o preço dos veículos elétricos é a terceira barreira. No entanto, como temos estado a assistir, os preços estão a cair e o ganho é maior nos elétricos. Assim, é necessário iniciar a produção em massa de mais carros elétricos. Desta forma, o terceiro entrave irá desaparecer. Mas, e os outros dois?

Qualcomm quer fazer a diferença no segmento moderno dos carros
As baterias de grande capacidade, com soluções como o eletrólito sólido e o uso de outros materiais, além de sistemas de carga rápida e ultrarrápida, estão já a ser uma realidade. No entanto, a verdadeira solução para a ansiedade de autonomia pode vir de mãos dadas com o carregamento sem fio. Pelo menos essa é a aposta da gigante tecnológica Qualcomm.

Sabemos, pela experiência noutros produtos, mesmo que em segmentos diferentes, o carregamento sem fios ainda não prima pela velocidade. No entanto, a gigante americana não está preocupado com isso. O que a Qualcomm propõe com esta tecnologia é a facilidade de realizar o processo de carregamento de modo que uma recarga rápida, num único local, seja substituída por várias recargas curtas em muitos lugares. Para isso, a empresa dá como exemplo colocar os carregadores por indução nas garagens públicas e privadas, áreas de estacionamento e descanso, e áreas onde temos os veículos parados por um certo período.

Há muitos cenários onde podemos ter em conta o sítio ideal para cargas casuais e estáticas, as possibilidades são imensas.

Tecnologia Qualcomm
A tecnologia Halo da Qualcomm é essencialmente uma versão estendida daquela que usamos nos smartphones. Carregamentos sem fios com o princípio físico baseado na indução magnética.

Em termos práticos, existe uma bobina localizada no solo e esta gera um campo magnético. Assim, através desde campo magnético é induzida corrente elétrica até uma outra bobina localizada na parte inferior do carro. Desta forma, gera-se uma corrente elétrica que alimenta a bateria.

A plataforma de carga mede cerca de um metro quadrado, enquanto o recetor, no carro, é colocado num dispositivo menor. A operação é complementada com uma app que é instalada no smartphone e, recorrendo a gráficos intuitivos, o utilizador consegue alinhar as bobinas.

Quando os dois dispositivos estiverem alinhados, a potência de carga que pode ser alcançada será de 3,3 kW, 6,6 kW ou 20 kW. O sistema incorpora um mecanismo de segurança que o desativa quando deteta um objeto estranho entre as plataformas de carga e envia um alarme ao condutor.

Atualmente, esta tecnologia já está em utilização no carro médico que participa na Fórmula E. Este é um protótipo que tem como missão testar o efeito de desgaste causado pelo intenso uso.

Embora a Qualcomm possa implementar esta tecnologia em qualquer veículo elétrico, é provável que seja incluída em aplicações OEM (Original Equipment Manufacturer) incorporados nos sistemas de informações e entretenimento de cada fabricante.

Na Fórmula E, a Qualcomm mostra às empresas fabricantes a sua tecnologia, podendo personalizar e ajustar a mesma ao desenvolvimento do software de cada marca.

BMW na vanguarda da tecnologia de carregamentos sem fios
A BMW começou a fabricar os seus primeiros sistemas de carregamento indutivo em julho de 2018. Esta tecnologia está atualmente a ser introduzida no BMW 530e iPerformance e está pronta para trabalhar em muitos dos modelos híbridos plug-in da marca.

A marca germânica fabricou um sistema que tem duas partes chamadas Groundpad e Carpad. O primeiro é colocado no chão e o segundo é ligado ao sistema de carga da bateria do carro. A BMW diz que, por enquanto, atinge uma potência de 3,2 kW, com o qual a bateria é carregada em três horas e meia, graças a uma eficiência energética de aproximadamente 85%.

Carregamentos sem fios – serão viáveis num futuro próximo?
A massificação dos veículos elétricos está já a acontecer. Contudo, muitas pessoas, possíveis futuros utilizadores, apontam o dedo às baterias, à autonomia e ao tempo de carregamento (assim como à falta de infraestruturas de carregamento).

No entanto, a resolução destes problemas atuais podem passar por ter automóveis mais otimizados e comedidos no consumo, ao invés de aumentar o tamanho ou a capacidade de armazenamento. Assim como o tempo de carregamento pode passar por aproveitar espaço e tempos mortos para cargas incrementais, ao invés de se apostar em estruturas caras de supercarregadores.

https://pplware.sapo.pt/motores/carregamento-sem-fios-qualcomm-carros/

Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

“Não vale a pena ir porque eles não saem”: GNR ‘de mãos atadas’ com casal que ocupa segunda casa no concelho de Almada

 O casal que invadiu uma casa no Funchalinho, no concelho de Almada, voltou a invadir ilegalmente outra habitação, a cerca de um quilómetro da primeira, revelou esta quarta-feira o ‘Correio da Manhã’. O proprietário foi “alertado por um vizinho para a ocupação”, relatou. Tal como na primeira casa, o casal de ‘ocupas’, com filhos menores, ‘limpou’ a casa e colocou os seus pertences no interior da mesma, tendo feito uma puxada da eletricidade e utilizando a água dos vizinhos. O proprietário fez queixa na GNR da Charneca de Caparica e pediu acompanhamento policial com medo de represálias. “Disseram-me que não valia a pena irem lá comigo porque eles não iam sair”, indicou a vítima, revelando sentir-se “desamparado e abandonado pela lei e as forças de autoridade”. “Nunca pensei viver uma situação destas. É frustrante. Invadem a nossa casa e nada podemos fazer”, salientou o proprietário. De acordo com o jornal diário, a GNR não despejou os ‘ocupas’ devido à ausência de flagrante delito. ...

Caça à multa? Autoridades têm direito a comissões?

 Sim, e de facto, esta não é uma prática comum na União Europeia, é uma coisa bastante Portuguesa. Aliás, num outro caso que deu muito que falar, até os funcionários da EMEL tiveram direito a um prémio dependente do número de multas passadas em cada mês. (Um prémio que entretanto foi removido por ser… Bem… Uma coisa estranha, e obviamente pouco ética.) Porém, não são todas as multas. Calma! Exemplo de carro mal estacionado pronto a ser multado pelo novo sistema automático a entrar em vigor. Caso não se lembre, em 2023, num despacho assinado e publicado em Diário da República, os militares da GNR passaram a ter direito a comissões dos processos de contraordenação fiscal e aduaneira que fizerem. Estamos a falar de uma comissão de 15%, que na altura ficou acordado ser dividida entre a GNR e a Autoridade Tributária (7.5% para cada um). Assim, num exemplo de uma multa de 100€, o militar da GNR recebe 7.5€, enquanto outros 7.5€ vão para a AT. Porém… Não são todas as multas! Apesar de ser...