Avançar para o conteúdo principal

Veículos elétricos com carregamentos sem fios mudarão a realidade automóvel

Há uma necessidade urgente em melhorar a capacidade das baterias, a velocidade dos carregadores e a eficiência dos veículos elétricos. Contudo, mais que isso, a indústria tem de promover tecnologias que mudem para sempre a mobilidade automóvel. Desta forma, o desenvolvimento da tecnologia de carregamentos sem fios será capaz de mudar a forma como vemos atualmente a mobilidade elétrica.

A Qualcomm parece ter já a solução pronta:



Carregar os veículos elétricos sem fios mudará para sempre

Carregadores sem fios para carros elétricos
Há alguns anos que existem projetos e estudos sobre carregadores sem fios para veículos elétricos. Isto porque a tecnologia de carregamentos sem fios promete mudar, para sempre, a mobilidade elétrica. Aspetos como autonomia e tempos de carregamento são os principais obstáculos à captação de mais utilizadores.

Contudo, além destes dois entraves referidos, o preço dos veículos elétricos é a terceira barreira. No entanto, como temos estado a assistir, os preços estão a cair e o ganho é maior nos elétricos. Assim, é necessário iniciar a produção em massa de mais carros elétricos. Desta forma, o terceiro entrave irá desaparecer. Mas, e os outros dois?

Qualcomm quer fazer a diferença no segmento moderno dos carros
As baterias de grande capacidade, com soluções como o eletrólito sólido e o uso de outros materiais, além de sistemas de carga rápida e ultrarrápida, estão já a ser uma realidade. No entanto, a verdadeira solução para a ansiedade de autonomia pode vir de mãos dadas com o carregamento sem fio. Pelo menos essa é a aposta da gigante tecnológica Qualcomm.

Sabemos, pela experiência noutros produtos, mesmo que em segmentos diferentes, o carregamento sem fios ainda não prima pela velocidade. No entanto, a gigante americana não está preocupado com isso. O que a Qualcomm propõe com esta tecnologia é a facilidade de realizar o processo de carregamento de modo que uma recarga rápida, num único local, seja substituída por várias recargas curtas em muitos lugares. Para isso, a empresa dá como exemplo colocar os carregadores por indução nas garagens públicas e privadas, áreas de estacionamento e descanso, e áreas onde temos os veículos parados por um certo período.

Há muitos cenários onde podemos ter em conta o sítio ideal para cargas casuais e estáticas, as possibilidades são imensas.

Tecnologia Qualcomm
A tecnologia Halo da Qualcomm é essencialmente uma versão estendida daquela que usamos nos smartphones. Carregamentos sem fios com o princípio físico baseado na indução magnética.

Em termos práticos, existe uma bobina localizada no solo e esta gera um campo magnético. Assim, através desde campo magnético é induzida corrente elétrica até uma outra bobina localizada na parte inferior do carro. Desta forma, gera-se uma corrente elétrica que alimenta a bateria.

A plataforma de carga mede cerca de um metro quadrado, enquanto o recetor, no carro, é colocado num dispositivo menor. A operação é complementada com uma app que é instalada no smartphone e, recorrendo a gráficos intuitivos, o utilizador consegue alinhar as bobinas.

Quando os dois dispositivos estiverem alinhados, a potência de carga que pode ser alcançada será de 3,3 kW, 6,6 kW ou 20 kW. O sistema incorpora um mecanismo de segurança que o desativa quando deteta um objeto estranho entre as plataformas de carga e envia um alarme ao condutor.

Atualmente, esta tecnologia já está em utilização no carro médico que participa na Fórmula E. Este é um protótipo que tem como missão testar o efeito de desgaste causado pelo intenso uso.

Embora a Qualcomm possa implementar esta tecnologia em qualquer veículo elétrico, é provável que seja incluída em aplicações OEM (Original Equipment Manufacturer) incorporados nos sistemas de informações e entretenimento de cada fabricante.

Na Fórmula E, a Qualcomm mostra às empresas fabricantes a sua tecnologia, podendo personalizar e ajustar a mesma ao desenvolvimento do software de cada marca.

BMW na vanguarda da tecnologia de carregamentos sem fios
A BMW começou a fabricar os seus primeiros sistemas de carregamento indutivo em julho de 2018. Esta tecnologia está atualmente a ser introduzida no BMW 530e iPerformance e está pronta para trabalhar em muitos dos modelos híbridos plug-in da marca.

A marca germânica fabricou um sistema que tem duas partes chamadas Groundpad e Carpad. O primeiro é colocado no chão e o segundo é ligado ao sistema de carga da bateria do carro. A BMW diz que, por enquanto, atinge uma potência de 3,2 kW, com o qual a bateria é carregada em três horas e meia, graças a uma eficiência energética de aproximadamente 85%.

Carregamentos sem fios – serão viáveis num futuro próximo?
A massificação dos veículos elétricos está já a acontecer. Contudo, muitas pessoas, possíveis futuros utilizadores, apontam o dedo às baterias, à autonomia e ao tempo de carregamento (assim como à falta de infraestruturas de carregamento).

No entanto, a resolução destes problemas atuais podem passar por ter automóveis mais otimizados e comedidos no consumo, ao invés de aumentar o tamanho ou a capacidade de armazenamento. Assim como o tempo de carregamento pode passar por aproveitar espaço e tempos mortos para cargas incrementais, ao invés de se apostar em estruturas caras de supercarregadores.

https://pplware.sapo.pt/motores/carregamento-sem-fios-qualcomm-carros/

Comentários

Notícias mais vistas:

Putin admite que defesas aéreas russas abateram avião da Azerbaijan Airlines em 2024

    Os destroços do Embraer 190 da Azerbaijan Airlines jazem no chão perto do aeroporto de Aktau, 25 de dezembro de 2024  -    Direitos de autor    AP Photo Direitos de autor AP Photo O avião de passageiros da Azerbaijan Airlines despenhou-se em Aktau, a 25 de dezembro de 2024, durante um voo de Baku para Grozny. PUBLICIDADE O presidente russo, Vladimir Putin, admitiu na quinta-feira que as defesas aéreas da Rússia foram responsáveis pelo abate de um avião de passageiros do Azerbaijão em dezembro, que matou 38 pessoas, na sua primeira admissão pública de culpa pelo acidente. Putin fez a declaração durante um encontro com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, em Dushanbe, capital do Tajiquistão, onde ambos participam numa cimeira regional, e prometeu pagar uma indemnização às pessoas afetadas. O avião de passageiros da Azerbaijan Airlines despenhou-se a 25 de dezembro de 2024 em Aktau, no Cazaquistão, quando fazia a ligação entre Baku e Grozny,...

Rússia lança maior ataque desde o início da guerra contra fronteira com Polónia

 A Rússia lançou hoje o maior ataque, desde o início da guerra na Ucrânia, em 2022, contra a região de Lviv, que faz fronteira com a Polónia. Mais de 110.000 consumidores ficaram sem energia na Ucrânia, cerca de 70.000 dos quais em Zaporijia. "Esta noite, o inimigo realizou o principal ataque contra a região de Lviv desde o inicio da invasão", relatou o chefe da Administração Militar Regional da Ucrânia, Maksim Kozitskí, na sua conta no Telegram. Cerca de 140 drones e 23 mísseis foram direcionados Lviv. As defesas antiaéreas ucranianas destruíram 478 drones e mísseis russos direcionados à Ucrânia, segundo o último boletim. O bombardeamento obrigou a Polónia e os seus aliados da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) a ativarem o seu alerta máximo e os sistemas de defesa e de reconhecimento. Em Lapaivka, perto da cidade de Lviv, uma família de quatro pessoas morreu na sequência de um dos bombardeamentos. O presidente da Câmara de Lviv, Andry Sadovi, disse que mais de...

A sua pasta de dentes pode estar a sabotar os seus antibióticos

Os corredores dos supermercados estão abastecidos com produtos que prometes matar bactérias. No entanto, uma nova investigação revelou que uma substância química, que deveria matar bactérias, torna-as mais fortes e capazes de sobreviver ao tratamento com antibióticos. A sua pasta de dentes ou o seu spray corporal podem estar, inadvertidamente, a sabotar o seu tratamento com antibiótico. Uma nova pesquisa descobriu que um ingrediente antimicrobiano doméstico comum – o triclosan – reduz em 100 vezes a potência dos antibióticos usados no tratamento de infeções do trato urinário, pelo menos em cobaias. O triclosan é um produto químico muito presente no nosso dia-a-dia, desde produtos de higiene pessoal até a produtos de limpeza doméstica. Tradicionalmente, tem sido anunciado como uma forma fácil e rápida de matar bactérias e fungos, sem causar danos aos seres humanos. Mas não é bem assim. Segundo a Gizmodo, no ano passado, a FDA (Food and Drug Administration) proibiu o uso de triclos...