Avançar para o conteúdo principal

Táxi da Tesla chega às ruas de Lisboa

Não é todos os dias que vemos um Tesla a circular pela cidade, muito menos um táxi Tesla. Em Lisboa há apenas um e a TSF foi conhecê-lo.

Arménio Carlos antecipa greve com grande adesão e aponta o dedo ao Governo
Manifestação de dirigentes, delegados e sindicalistas juntou 300 pessoas no Ministério das Finanças
Costa desvaloriza aumento do PIB abaixo da meta e enaltece "convergência com a UE"
Governo "não preparou" o país para um ciclo de crescimento mais baixo
Resíduos da barragem de Brumadinho contaminaram 300 quilómetros de rio
"Um atentado à família militar." Ex-comandante fala em "gestão danosa" no caso Tancos
Trump vai declarar emergência nacional para construir muro com o México

A viagem da TSF num Tesla. Ouça a conversa com o taxista Fernando Pinto
"Tem um painel todo em pele, no qual tem um tablet de 17 polegadas, na horizontal, no fundo é um minicomputador, um portátil. O capô da frente não tem motor, é uma mini bagageira, atrás, tem outra bagageira, grande e o teto é panorâmico, não abre e além disso é térmico, ou seja, a luz solar ao entrar não aquece o carro de maneira a que as pessoas fiquem aqui todas numa estufa". A descrição é do taxista Fernando Pinto. Tem o carro há pouco mais de um mês.

"Nunca compraria um carro destes para uso pessoal, só mesmo para trabalhar". Os clientes ficam encantados quando entram num tesla táxi. Uns dizem parabéns, sim senhor, investiu numa coisa boa, fez muito bem, outros, perguntam se não é um bocadinho arriscado investir num preço destes?". E é arriscado?

A resposta está na ponta da língua: "Gastava 500,600, 700 euros por mês de gasóleo, fazia duas ou três revisões por ano na marca e esses custos todos ao fim de um ano são elevadíssimos. A Tesla dá 8 anos de garantia, sem limite de quilómetros e uma autonomia de 400 a 500 km. Claro, nem olhei, para trás. O investimento foi grande mas o retorno vai ser muito rápido". O Tesla custava mais de 80 mil euros mas com todos os incentivos conseguiu comprá-lo por pouco mais de 60 mil.

Para Fernando Pinto a falta de postos de carregamento para elétricos não é um problema, carrega o táxi na garagem, durante toda a noite, "cerca de seis horas é o suficiente". Ao final do mês paga cerca de 100 euros de eletricidade.

"Há pessoas que compram casas caras mas só dormem lá 8 horas, e eu ando aqui 10 horas por dia, portanto isto é a minha primeira casa". Assim sendo investiu numa viatura confortável com a qual espera fazer uma longa jornada, "cerca de 700 mil quilómetros, durante uma década".

https://www.tsf.pt/sociedade/ciencia-e-tecnologia/interior/bandeirada-sem-carbono-taxi-da-tesla-nas-ruas-de-lisboa-10576982.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Está farto de chamadas comerciais ‘spam’? Decore estas três frases ‘mágicas’ que o podem safar

 As chamadas comerciais, muitas vezes referidas como chamadas spam, são aquelas em que empresas contactam os consumidores para tentar vender produtos ou serviços. Estas chamadas tornaram-se uma das maiores fontes de irritação para os utilizadores, principalmente porque, na maioria das vezes, os produtos oferecidos não são do interesse de quem atende. Além disso, essas chamadas tendem a acontecer nos momentos mais inconvenientes, como quando acabamos de fechar os olhos para uma sesta ou enquanto estamos a pagar as compras no supermercado. Pior ainda, não se trata apenas de uma única chamada por dia; há casos em que os consumidores recebem várias dessas chamadas indesejadas em poucas horas, o que aumenta o nível de frustração. Com o crescimento da cibercriminalidade, as chamadas telefónicas tornaram-se também uma via popular para fraudes, o que faz com que os consumidores queiram eliminar este tipo de contactos para evitar confusões entre chamadas legítimas e tentativas de burla. Ape...

Os professores

 As últimas semanas têm sido agitadas nas escolas do ensino público, fruto das diversas greves desencadeadas por uma percentagem bastante elevada da classe de docentes. Várias têm sido as causas da contestação, nomeadamente o congelamento do tempo de serviço, o sistema de quotas para progressão na carreira e a baixa remuneração, mas há uma que é particularmente grave e sintomática da descredibilização do ensino pelo qual o Estado é o primeiro responsável, e que tem a ver com a gradual falta de autoridade dos professores. A minha geração cresceu a ter no professor uma referência, respeitando-o e temendo-o, consciente de que os nossos deslizes, tanto ao nível do estudo como do comportamento, teriam consequências bem gravosas na nossa progressão nos anos escolares. Hoje, os alunos, numa maioria demasiado considerável, não evidenciam qualquer tipo de respeito e deferência pelo seu professor e não acatam a sua autoridade, enfrentando-o sem nenhum receio. Esta realidade é uma das princip...

Armazenamento holográfico

 Esta técnica de armazenamento de alta capacidade pode ser uma das respostas para a crescente produção de dados a nível mundial Quando pensa em hologramas provavelmente associa o conceito a uma forma futurista de comunicação e que irá permitir uma maior proximidade entre pessoas através da internet. Mas o conceito de holograma (que na prática é uma técnica de registo de padrões de interferência de luz) permite que seja explorado noutros segmentos, como o do armazenamento de dados de alta capacidade. A ideia de criar unidades de armazenamento holográficas não é nova – o conceito surgiu na década de 1960 –, mas está a ganhar nova vida graças aos avanços tecnológicos feitos em áreas como os sensores de imagem, lasers e algoritmos de Inteligência Artificial. Como se guardam dados num holograma? Primeiro, a informação que queremos preservar é codificada numa imagem 2D. Depois, é emitido um raio laser que é passado por um divisor, que cria um feixe de referência (no seu estado original) ...