Avançar para o conteúdo principal

Muji e Sensible 4 apresentam autocarro autónomo Gacha




A união entre uma empresa japonesa e uma companhia finlandesa deu origem a um autocarro autónomo apto para todas as condições atmosféricas.

Os japoneses da Muji (empresa de retalho automóvel) e os finlandeses da Sensible 4 (especializada em condução autónoma) apresentaram, na semana passada, o Gacha, o primeiro autocarro autónomo apto para ser utilizado em todas as condições atmosféricas, cujas viagens inaugurais serão realizadas em abril.

A Sensible 4 encarregou-se, naturalmente, do sistema de condução autónoma (navegação, deteção de obstáculos e posicionamento superior), enquanto que a Muji esteve encarregue do estilo do veículo.

O modelo não tem traseira nem frente, sendo igual em ambas as extremidades, podendo o veículo ser orientado para ambos os lados. O interior está totalmente livre para oferecer mais espaço para os passageiros. A faixa LED funciona como farol e tela de comunicação. O etilo final bebeu inspiração numa capsula de brinquedos típica do Japão que, diz-se, quer transmitir alegria e emoção, paz e felicidade.

O Gacha tem 4,5 metros de comprimento, 2,5 metros de largura e 2,8 metros de altura, tem uma lotação de 10 pessoas em pé e 6 sentados, chega aos 40 km/h e tem uma autonomia de 100 km.

“O desenvolvimento do GACHA começou quando a equipa da Sensible 4, ao trabalhar na primeira geração de autocarros robot, percebeu que estes não conseguem deslocar-se com chuva leve, muito menos nas condições típicas de inverno na Finlândia. Esta ainda não é uma tecnologia completamente autónoma. A maioria dos carros autónomos só pode operar em condições climatéricas ideais e em estradas bem sinalizadas. Foi precisamente isto que a Sensible 4 conseguiu mudar graças à realização de repetidos testes nas duras condições de inverno da Lapónia Finlandesa”, refere Harri Santamala, CEO da Sensible 4.

Refira-se que esta “joint venture” tem um plano desenhado para o futuro: este ano o Gacha vai andar nas cidades de Espoo, Hameelinna, Vantaa e Helsínquia, sendo esperado que o primeiro ensaio internacional seja realizado em 2019 e que a primeira frota de modelos Gacha, seja implementada. Depois, em 2020, será levada a cabo uma operação pré-comercial da frota Gacha em cidades selecionadas no Velho Continente e em 2021, esperam os responsáveis da Muji e da Sensible 4 ter as primeiras operações comerciais permanentes estabelecidas, integração nos sistemas de transporte púbico local e produção industrial pronta a iniciar-se.

https://automais.autosport.pt/noticias/muji-e-sensible-4-apresentam-autocarro-autonomo-gacha/

Comentários

Notícias mais vistas:

Um novo visitante interestelar está a caminho do nosso Sistema Solar

O cometa 3I/ATLAS é o terceiro  destes raros visitantes que oferece aos cientistas   uma rara oportunidade de estudar algo fora do nosso Sistema Solar. U m novo objeto vindo do espaço interestelar está a entrar no nosso Sistema Solar. É apenas o terceiro alguma vez detetado e, embora não represente perigo para a Terra, está a aproximar-se - e poderá ser o maior visitante extrassolar de sempre. A  NASA confirmou  esta quarta-feira a descoberta de um novo objeto interestelar que passará pelo nosso Sistema Solar. Não representa qualquer ameaça para a Terra, mas passará relativamente perto: dentro da órbita de Marte. Trata-se apenas do   terceiro objeto interestelar   alguma vez detetado pela humanidade. E este, além de estar a mover-se mais depressa do que os anteriores, poderá ser o maior. Um brilho vindo de Sagitário A 1 de julho, o telescópio  ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System) , instalado em Rio Hurtado, no Chile, registou um brilho...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook

A otimização de energia do Paquistão via mineração de bitcoin recebe 3 meses de teste após a rejeição parcial do FMI

  FMI rejeita parcialmente proposta do Paquistão para mineração de Bitcoin com eletricidade subsidiada O Fundo Monetário Internacional (FMI) recusou-se a endossar totalmente a proposta do Paquistão para uma tarifa de eletricidade subsidiada destinada a impulsionar operações de mineração de Bitcoin, segundo noticiou o portal local Lucro a 3 de julho. De acordo com o relatório, Fakhray Alam Irfan, presidente do Comité Permanente de Energia do Senado do Paquistão, revelou que o FMI aprovou apenas um período de alívio de três meses — metade dos seis meses inicialmente propostos — alegando riscos de distorção do mercado e pressão adicional sobre o já sobrecarregado setor energético do país. Esta rejeição parcial reflete o ceticismo mais amplo do FMI relativamente à adoção de criptomoedas a nível nacional. Alertas semelhantes foram dirigidos a outros países, como El Salvador, onde o FMI desaconselhou o envolvimento direto do governo na mineração e acumulação de Bitcoin. Importa referir ...