Avançar para o conteúdo principal

Muji e Sensible 4 apresentam autocarro autónomo Gacha




A união entre uma empresa japonesa e uma companhia finlandesa deu origem a um autocarro autónomo apto para todas as condições atmosféricas.

Os japoneses da Muji (empresa de retalho automóvel) e os finlandeses da Sensible 4 (especializada em condução autónoma) apresentaram, na semana passada, o Gacha, o primeiro autocarro autónomo apto para ser utilizado em todas as condições atmosféricas, cujas viagens inaugurais serão realizadas em abril.

A Sensible 4 encarregou-se, naturalmente, do sistema de condução autónoma (navegação, deteção de obstáculos e posicionamento superior), enquanto que a Muji esteve encarregue do estilo do veículo.

O modelo não tem traseira nem frente, sendo igual em ambas as extremidades, podendo o veículo ser orientado para ambos os lados. O interior está totalmente livre para oferecer mais espaço para os passageiros. A faixa LED funciona como farol e tela de comunicação. O etilo final bebeu inspiração numa capsula de brinquedos típica do Japão que, diz-se, quer transmitir alegria e emoção, paz e felicidade.

O Gacha tem 4,5 metros de comprimento, 2,5 metros de largura e 2,8 metros de altura, tem uma lotação de 10 pessoas em pé e 6 sentados, chega aos 40 km/h e tem uma autonomia de 100 km.

“O desenvolvimento do GACHA começou quando a equipa da Sensible 4, ao trabalhar na primeira geração de autocarros robot, percebeu que estes não conseguem deslocar-se com chuva leve, muito menos nas condições típicas de inverno na Finlândia. Esta ainda não é uma tecnologia completamente autónoma. A maioria dos carros autónomos só pode operar em condições climatéricas ideais e em estradas bem sinalizadas. Foi precisamente isto que a Sensible 4 conseguiu mudar graças à realização de repetidos testes nas duras condições de inverno da Lapónia Finlandesa”, refere Harri Santamala, CEO da Sensible 4.

Refira-se que esta “joint venture” tem um plano desenhado para o futuro: este ano o Gacha vai andar nas cidades de Espoo, Hameelinna, Vantaa e Helsínquia, sendo esperado que o primeiro ensaio internacional seja realizado em 2019 e que a primeira frota de modelos Gacha, seja implementada. Depois, em 2020, será levada a cabo uma operação pré-comercial da frota Gacha em cidades selecionadas no Velho Continente e em 2021, esperam os responsáveis da Muji e da Sensible 4 ter as primeiras operações comerciais permanentes estabelecidas, integração nos sistemas de transporte púbico local e produção industrial pronta a iniciar-se.

https://automais.autosport.pt/noticias/muji-e-sensible-4-apresentam-autocarro-autonomo-gacha/

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Supercarregadores portugueses surpreendem mercado com 600 kW e mais tecnologia

 Uma jovem empresa portuguesa surpreendeu o mercado mundial de carregadores rápidos para veículos eléctricos. De uma assentada, oferece potência nunca vista, até 600 kW, e tecnologias inovadoras. O nome i-charging pode não dizer nada a muita gente, mas no mundo dos carregadores rápidos para veículos eléctricos, esta jovem empresa portuguesa é a nova referência do sector. Nasceu somente em 2019, mas isso não a impede de já ter lançado no mercado em Março uma gama completa de sistemas de recarga para veículos eléctricos em corrente alterna (AC), de baixa potência, e de ter apresentado agora uma família de carregadores em corrente contínua (DC) para carga rápida com as potências mais elevadas do mercado. Há cerca de 20 fabricantes na Europa de carregadores rápidos, pelo que a estratégia para nos impormos passou por oferecermos um produto disruptivo e que se diferenciasse dos restantes, não pelo preço, mas pelo conteúdo”, explicou ao Observador Pedro Moreira da Silva, CEO da i-charging...