Avançar para o conteúdo principal

Tesla tem novo concorrente elétrico de 15.500 dólares e três rodas

É 100% elétrico como um Tesla, tem o preço de um Ford Fiesta, e um aspeto muito invulgar - e pode simplesmente redefinir o conceito de carro para o dia-a-dia.



Numa altura em que a General Motors se prepara para fechar a fábrica perto de Toronto que deu início à indústria automóvel no Canadá, há mais de um século, um novo modelo ganha forma numa minúscula unidade de produção nos arredores de Vancouver.



Trata-se do Solo - um veículo de um único lugar fabricado pela Electra Meccanica Vehicles que custa 15.500 dólares. Em dezembro, espera-se que 5.000 unidades já estejam a percorrer as ruas de Los Angeles e que mais 70.000 sejam entregues nos próximos dois anos na costa oeste dos EUA. A Electra Meccanica pode ter um valor de mercado de apenas 44 milhões de dólares, mas tem também 2,4 mil milhões em pré-encomendas.


O peculiar triciclo pode até servir de tábua de salvação para a condenada fábrica da General Motors em Oshawa, Ontário, no Canadá, que deverá fechar este ano e deixar 3.000 desempregados.


"Tivemos algumas discussões sobre isso", disse o CEO da Electra Meccanica, Jerry Kroll, acrescentando que ainda não foi tomada qualquer decisão. "Nada me faria mais feliz do que recontratar todas aquelas pessoas, com um veículo desenhado e projetado no Canadá".


Impulso elétrico

Fabricantes de automóveis como a Tesla, Nissan Motor e Volkswagen estão numa verdadeira corrida para fabricar o carro do futuro. Até ao momento, produziram versões mais limpas e silenciosas, mas mais caras, dos modelos que já circulam nas estradas.


A rentabilidade tem sido difícil de alcançar - muitas fabricantes estarão a perder dinheiro em cada unidade, mas vendem em busca de quota de mercado futura, segundo a Bloomberg New Energy Finance.


A Electra Meccanica afirma que a sua visão peculiar de um automóvel visa redefinir a categoria.


"A Tesla está a fazer um bom trabalho em termos de produção de carros grandes - carros convencionais que são elétricos", diz Kroll, que trabalhou em sistemas de propulsão elétrica na Nasa na Califórnia e fez amizade com os cofundadores da Tesla Marc Tarpenning e Martin Eberhard.


"Esta empresa está a produzir o carro que Elon Musk gostaria de estar a construir", disse Kroll, numa entrevista à Bloomberg Television. "É ótimo produzir um carro de 45.000 dólares, 100.000 ou 250.000. Mas para o grande público? Um carro de 15.000 dólares capaz de fazer com que deixem de usar gasolina, isso é criativo".


E como é o carro em termos de desempenho? O modelo vai dos zero aos 100 em oito segundos, o que não é muito diferente de um Porsche Cayenne. Recarrega-se em três horas, tem uma autonomia de 160 quilómetros e atinge uma velocidade máxima de mais de 130 quilómetros por hora. Consegue transportar o conteúdo de um carrinho de supermercado totalmente carregado em compartimentos de armazenagem na parte da frente e atrás.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/tesla-tem-novo-concorrente-eletrico-de-15500-dolares-e-tres-rodas

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Armazenamento holográfico

 Esta técnica de armazenamento de alta capacidade pode ser uma das respostas para a crescente produção de dados a nível mundial Quando pensa em hologramas provavelmente associa o conceito a uma forma futurista de comunicação e que irá permitir uma maior proximidade entre pessoas através da internet. Mas o conceito de holograma (que na prática é uma técnica de registo de padrões de interferência de luz) permite que seja explorado noutros segmentos, como o do armazenamento de dados de alta capacidade. A ideia de criar unidades de armazenamento holográficas não é nova – o conceito surgiu na década de 1960 –, mas está a ganhar nova vida graças aos avanços tecnológicos feitos em áreas como os sensores de imagem, lasers e algoritmos de Inteligência Artificial. Como se guardam dados num holograma? Primeiro, a informação que queremos preservar é codificada numa imagem 2D. Depois, é emitido um raio laser que é passado por um divisor, que cria um feixe de referência (no seu estado original) ...

Os professores

 As últimas semanas têm sido agitadas nas escolas do ensino público, fruto das diversas greves desencadeadas por uma percentagem bastante elevada da classe de docentes. Várias têm sido as causas da contestação, nomeadamente o congelamento do tempo de serviço, o sistema de quotas para progressão na carreira e a baixa remuneração, mas há uma que é particularmente grave e sintomática da descredibilização do ensino pelo qual o Estado é o primeiro responsável, e que tem a ver com a gradual falta de autoridade dos professores. A minha geração cresceu a ter no professor uma referência, respeitando-o e temendo-o, consciente de que os nossos deslizes, tanto ao nível do estudo como do comportamento, teriam consequências bem gravosas na nossa progressão nos anos escolares. Hoje, os alunos, numa maioria demasiado considerável, não evidenciam qualquer tipo de respeito e deferência pelo seu professor e não acatam a sua autoridade, enfrentando-o sem nenhum receio. Esta realidade é uma das princip...