Avançar para o conteúdo principal

Tesla tem novo concorrente elétrico de 15.500 dólares e três rodas

É 100% elétrico como um Tesla, tem o preço de um Ford Fiesta, e um aspeto muito invulgar - e pode simplesmente redefinir o conceito de carro para o dia-a-dia.



Numa altura em que a General Motors se prepara para fechar a fábrica perto de Toronto que deu início à indústria automóvel no Canadá, há mais de um século, um novo modelo ganha forma numa minúscula unidade de produção nos arredores de Vancouver.



Trata-se do Solo - um veículo de um único lugar fabricado pela Electra Meccanica Vehicles que custa 15.500 dólares. Em dezembro, espera-se que 5.000 unidades já estejam a percorrer as ruas de Los Angeles e que mais 70.000 sejam entregues nos próximos dois anos na costa oeste dos EUA. A Electra Meccanica pode ter um valor de mercado de apenas 44 milhões de dólares, mas tem também 2,4 mil milhões em pré-encomendas.


O peculiar triciclo pode até servir de tábua de salvação para a condenada fábrica da General Motors em Oshawa, Ontário, no Canadá, que deverá fechar este ano e deixar 3.000 desempregados.


"Tivemos algumas discussões sobre isso", disse o CEO da Electra Meccanica, Jerry Kroll, acrescentando que ainda não foi tomada qualquer decisão. "Nada me faria mais feliz do que recontratar todas aquelas pessoas, com um veículo desenhado e projetado no Canadá".


Impulso elétrico

Fabricantes de automóveis como a Tesla, Nissan Motor e Volkswagen estão numa verdadeira corrida para fabricar o carro do futuro. Até ao momento, produziram versões mais limpas e silenciosas, mas mais caras, dos modelos que já circulam nas estradas.


A rentabilidade tem sido difícil de alcançar - muitas fabricantes estarão a perder dinheiro em cada unidade, mas vendem em busca de quota de mercado futura, segundo a Bloomberg New Energy Finance.


A Electra Meccanica afirma que a sua visão peculiar de um automóvel visa redefinir a categoria.


"A Tesla está a fazer um bom trabalho em termos de produção de carros grandes - carros convencionais que são elétricos", diz Kroll, que trabalhou em sistemas de propulsão elétrica na Nasa na Califórnia e fez amizade com os cofundadores da Tesla Marc Tarpenning e Martin Eberhard.


"Esta empresa está a produzir o carro que Elon Musk gostaria de estar a construir", disse Kroll, numa entrevista à Bloomberg Television. "É ótimo produzir um carro de 45.000 dólares, 100.000 ou 250.000. Mas para o grande público? Um carro de 15.000 dólares capaz de fazer com que deixem de usar gasolina, isso é criativo".


E como é o carro em termos de desempenho? O modelo vai dos zero aos 100 em oito segundos, o que não é muito diferente de um Porsche Cayenne. Recarrega-se em três horas, tem uma autonomia de 160 quilómetros e atinge uma velocidade máxima de mais de 130 quilómetros por hora. Consegue transportar o conteúdo de um carrinho de supermercado totalmente carregado em compartimentos de armazenagem na parte da frente e atrás.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/automovel/detalhe/tesla-tem-novo-concorrente-eletrico-de-15500-dolares-e-tres-rodas

Comentários

Notícias mais vistas:

Condomínio condenado a pagar 450 mil euros pela morte de três alunos esmagados por um muro em Braga

 A Câmara de Braga, que também era ré no processo, foi absolvida. O muro em questão era uma estrutura que, desde 1996, acolhera as caixas de correio de um prédio ali existente, mas que, em 2012, deixou de ter qualquer utilidade. A administração do condomínio tinha sido alertada para o estado de degradação O Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga fixou em 150 mil euros o valor da indemnização a pagar aos pais de cada um dos três estudantes da Universidade do Minho que morreram esmagados por um muro, em 2014. Por sentença de 18 de junho, a que a Lusa teve acesso esta quinta-feira e que surge mais de um ano depois do início do julgamento, o tribunal determinou que a indemnização seja paga pela empresa administradora de condomínio responsável pela construção, sem licenciamento camarário, do referido muro, para acolher as caixas de correio de um prédio. O pagamento será assegurado pelo condomínio e respetivas seguradoras. A Câmara de Braga, que também era ré no processo, foi absolvid...

Habitação a custos controlados: novas medidas do Governo

 O Governo ajustou as regras da habitação a custos controlados para refletir os aumentos nos custos de construção e atrair mais promotores Com os custos de construção, energia e terrenos a subir nos últimos anos, muitos projetos de habitação acessível deixaram de ser viáveis. Para dar resposta a esta realidade, o Governo decidiu atualizar as regras da habitação a custos controlados, ajustando os limites de custo e tornando o regime mais atrativo para quem quer construir ou reabilitar casas com preços mais baixos. A medida foi publicada na Portaria n.º 265/2025/1 e entra em vigor já este mês. Esta é a terceira revisão da legislação original, criada em 2019, e tem como objetivo adaptar o regime à nova realidade do mercado. O que muda? A principal alteração está na forma como se calcula o custo de promoção (CP) por metro quadrado — ou seja, quanto pode custar a construção de uma casa ao abrigo deste regime. A fórmula foi atualizada para ter em conta: O aumento dos custos de construção...

ET15 é o novo drone português para «missões de emergência médica, defesa nacional e resposta a crises humanitárias em zonas de guerra»

  Na lista de características técnicas deste drone português estão «sensores de navegação avançados e georreferenciação em tempo real». Consegue transportar um máximo de quinze quilos e tem autonomia para cem quilómetros: o ET15 é um drone com o aspecto de um avião, com dois motores a hélice e capacidade VTOL, desenvolvido pela startup nacional Eliot, em parceria com a Rangel Logistics Solutions. A empresa descreve-o como uma «solução logística aérea de baixo custo» preparada para aterrar em «zonas de acesso limitado». Entre as principais aplicações do ET15 estão missões de «emergência médica, defesa nacional e resposta a crises humanitárias em zonas de guerra», com a Eliot a garantir que consegue operar de «forma rápida, segura e silenciosa». Na lista de características técnicas deste drone português estão «sensores de navegação avançados, georreferenciação em tempo real, compartimentos dedicados a transportes de carga sensível [como “sangue, tecidos, medicamentos ou órgãos para t...