Avançar para o conteúdo principal

China quer criar quinta solar no espaço

Cientistas chineses acreditam que a captação de energia solar pode ser mais eficiente se for feita no espaço e querem construir uma quinta que orbite a 36 mil quilómetros em 2030.

A estação solar interestelar chinesa deve ser uma realidade até 2030, segundo a equipa de investigação ctitada pelo Science and Technology Daily. Esta equipa planeia começar a enviar pequenas estações para o espaço a partir de 2021, conseguir uma estação de megawatts até 2030 e uma instalação capaz de chegar ao gigawatt em 2050. O objetivo é recolher a energia com seis vezes mais intensidade do que é possível na Terra. A energia colhida seria convertida em eletricidade ainda no espaço e depois transmitida para o planeta através de microondas ou de laser, para um sistema recetor ligado à infraestrutura elétrica.

O peso estimado de mil toneladas é um dos primeiros desafios que se apresentam à equipa. A solução para este problema pode passar por construir a estação diretamente no espaço, usando robôs e impressoras 3D. Por outro lado, é necessário também avaliar o efeito da radiação de microondas na atmosfera.

Em 2015, investigadores do Japão descobriram uma solução de transmissão de energia através de um sistema wireless e também uma equipa do California Institute of Technology anunciou no ano passado ter criado um protótipo capaz de colher energia e a transmitir a partir do espaço.

A expansão dos programas espaciais, nomeadamente do chinês, pode significar um passo no sentido de criação destas quintas solares espaciais.

http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2019-02-18-China-quer-criar-quinta-solar-no-espaco

Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Supercarregadores portugueses surpreendem mercado com 600 kW e mais tecnologia

 Uma jovem empresa portuguesa surpreendeu o mercado mundial de carregadores rápidos para veículos eléctricos. De uma assentada, oferece potência nunca vista, até 600 kW, e tecnologias inovadoras. O nome i-charging pode não dizer nada a muita gente, mas no mundo dos carregadores rápidos para veículos eléctricos, esta jovem empresa portuguesa é a nova referência do sector. Nasceu somente em 2019, mas isso não a impede de já ter lançado no mercado em Março uma gama completa de sistemas de recarga para veículos eléctricos em corrente alterna (AC), de baixa potência, e de ter apresentado agora uma família de carregadores em corrente contínua (DC) para carga rápida com as potências mais elevadas do mercado. Há cerca de 20 fabricantes na Europa de carregadores rápidos, pelo que a estratégia para nos impormos passou por oferecermos um produto disruptivo e que se diferenciasse dos restantes, não pelo preço, mas pelo conteúdo”, explicou ao Observador Pedro Moreira da Silva, CEO da i-charging...

Aníbal Cavaco Silva

Diogo agostinho  Num país que está sem rumo, sem visão e sem estratégia, é bom recordar quem já teve essa capacidade aliada a outra, que não se consegue adquirir, a liderança. Com uma pandemia às costas, e um país político-mediático entretido a debater linhas vermelhas, o que vemos são medidas sem grande coerência e um rumo nada perceptível. No meio do caos, importa relembrar Aníbal Cavaco Silva. O político mais bem-sucedido eleitoralmente no Portugal democrático. Quatro vezes com mais de 50% dos votos, em tempos de poucas preocupações com a abstenção, deve querer dizer algo, apesar de hoje não ser muito popular elogiar Cavaco Silva. Penso que é, sem dúvida, um dos grandes nomes da nossa Democracia. Nem sempre concordei com tudo. É assim a vida, é quase impossível fazer tudo bem. Penso que tem responsabilidade na ascensão de António Guterres e José Sócrates ao cargo de Primeiro-Ministro, com enormes prejuízos económicos, financeiros e políticos para o país. Mas isso são outras ques...