Avançar para o conteúdo principal

Portugal alarga limites físicos do grafeno

INL - Inovação “Made in Portugal”.



Uma equipa de investigadores dos Departamentos de Materiais Quânticos e de Materiais para a Energia, e de Ciências da Vida do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, conseguiu aumentar a sensibilidade de bio-transístores de efeito de campo de grafeno de um factor de 1000, em comparação com os últimos trabalhos científicos realizados nesta área, segundo os quais se considerava que o grafeno tinha atingido o seu limite físico em termos de sensibilidade.

Nesta nova investigação, os cientistas do INL recorreram a uma única camada bidimensional de grafeno, com a espessura de um átomo de carbono, que actuou como um biossensor.

Para esse objectivo, imobilizaram sobre o canal de grafeno sondas de ADN totalmente complementares à sequência de ADN alvo, neste caso, um oligonucleótido de 25-mer (bases), específico de uma casta de Vinho do Porto. Os testes foram feitos com as menores concentrações possíveis de ADN-alvo.

Uma vez estabelecido o novo limite de detecção, foram realizados mais testes com uma sequência de ADN-alvo que continha um “erro” na sequência, em relação às sondas imobilizadas.

Dada à elevada sensibilidade deste novo material, os Investigadores do INL vão agora concentrar-se na detecção de ADN em meios complexos e no ajustamento da faixa de detecção do biossensor.

https://www.pcguia.pt/2019/03/inl-alarga-limites-grafeno/

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Supercarregadores portugueses surpreendem mercado com 600 kW e mais tecnologia

 Uma jovem empresa portuguesa surpreendeu o mercado mundial de carregadores rápidos para veículos eléctricos. De uma assentada, oferece potência nunca vista, até 600 kW, e tecnologias inovadoras. O nome i-charging pode não dizer nada a muita gente, mas no mundo dos carregadores rápidos para veículos eléctricos, esta jovem empresa portuguesa é a nova referência do sector. Nasceu somente em 2019, mas isso não a impede de já ter lançado no mercado em Março uma gama completa de sistemas de recarga para veículos eléctricos em corrente alterna (AC), de baixa potência, e de ter apresentado agora uma família de carregadores em corrente contínua (DC) para carga rápida com as potências mais elevadas do mercado. Há cerca de 20 fabricantes na Europa de carregadores rápidos, pelo que a estratégia para nos impormos passou por oferecermos um produto disruptivo e que se diferenciasse dos restantes, não pelo preço, mas pelo conteúdo”, explicou ao Observador Pedro Moreira da Silva, CEO da i-charging...