Avançar para o conteúdo principal

França copia ficheiros de Rui Pinto por temer que Portugal destrua provas



As autoridades francesas conseguiram guardar 26 terabytes de documentos que Rui Pinto tinha no seu computador, antes de o alegado hacker ter sido extraditado para Portugal.

Uma missão orquestrada com as autoridades húngaras com o objetivo de evitar que a informação fosse destruída por Portugal, assegura a "Der Spiegel". A quantidade de material é cerca de oito vezes superior à que Rui Pinto tinha divulgado anteriormente a meios de comunicação social. Graças a esta informação, Cristiano Ronaldo teve de pagar quase 20 milhões de euros por fraude fiscal.


Uma equipa francesa especializada em crime económico foi, na semana passa, a Budapeste, na Hungria, para discutir uma das fugas de informação mais importantes da história, o "Football Leaks". A operação decorria há vários meses e teve que ser apressada, explica a revista alemã, depois de Rui Pinto ter sido detido em janeiro. As autoridades francesas já tinham revelado que o português estava a colaborar com o "Football Leaks".

Quando os franceses chegara à capital húngara, Rui Pinto já estava no processo de extradição para Portugal. Além de Rui Pinto, o tribunal decretou que todo o material informático que ele tinha na sua posse teria de ser entregue às autoridades portuguesas. Esta última decisão aumentou o receio de que o material na posse de Rui Pinto fosse destruído em Portugal, comprometendo, assim, o trabalho de um grupo de investigadores internacionais sobre crimes fiscais.

Operação combinada com as autoridades húngaras

A mais do que iminente extradição de Rui Pinto fez com os franceses combinassem com as autoridades da Hungria uma estratégia para copiar os dados que o português tinha na sua posse antes destes serem encaminhados para Portugal.

O objetivo foi alcançado e, segundo explica a "Der Spiegel", os procuradores franceses conseguiram mesmo copiar 26 terabytes de informação, cerca de 26 mil gigabytes, uma quantidade de dados muito superior aos 3,4 terabytes que o gaiense libertou e que se traduziram em mais de 70 milhões de documentos.

Esta não foi, porém, a primeira vez que um país demonstrou interesse nos alegados segredos de Rui Pinto. Logo em janeiro, a justiça belga demonstrou interesse em ter acesso aos documentos relacionados com os negócios do futebol. De acordo com a comunicação social belga, que confirmou a intenção junto do porta-voz do ministério público, Eric Van Duyse, as revelações ao abrigo do denominado "Football Leaks" levaram a uma série de buscas, em novembro, como parte de uma investigação por fraude e lavagem de dinheiro.

Entre os envolvidos estará o empresário israelita Pini Zahavi, que intermediou, por exemplo, a transferência de Neymar para o PSG, e que é suspeito de controlar ilegalmente o clube de futebol Royal Excel Mouscron, da I Divisão belga.

Próximo passo: quebrar a encriptação

Apesar de terem conseguido o primeiro grande objetivo, as autoridades francesas enfrentam agora uma nova dificuldade. É que esta informação está encriptada, ou seja, codificada.

Tal como o JN tinha avançado, Rui Pinto terá guardadas informações que poderão estar escondidas na Internet. Esta é pelo menos a convicção da justiça portuguesa. De acordo com informações recolhidas pelo JN, o gaiense começou a guardar informações sensíveis e até comprometedoras para ele em vários servidores espalhados pelo Mundo fora, acautelando a hipótese de, um dia, vir a ser detido e o seu material ser apreendido, o que aconteceu em meados de janeiro.

"Ora tomem", diz Ana Gomes

Quem já reagiu a esta revelação foi a eurodeputada Ana Gomes. "Ora bem! Ora tomem, os que queriam apoderar-se do acervo de Rui Pinto para o destruir", escreveu na sua conta de Twitter.


Os advogados de Rui Pinto anunciaram para o próximo dia 1 de abril uma conferência de imprensa para discutir o Football Leaks, a proteção dos "whistlenlowers" e o papel de Rui Pinto neste processo. A conferência vai contar a presença de Ana Gomes e de Anoite Deltour, um dos responsáveis pela divulgação do LuxLeaks.

https://www.jn.pt/justica/interior/amp/missao-relampago-de-franca-por-temer-que-portugal-destrua-provas-de-rui-pinto--10740716.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di