Avançar para o conteúdo principal

Portugal programa a temperatura dos BMW

 Critical TechWorks desenvolve novas ferramentas para a aplicação móvel da marca alemã. Depois da pandemia, pelo menos metade dos trabalhadores vão trabalhar todos os dias a partir do escritório.


Presidente executivo do grupo BMW, Oliver Zipsein, com o iX e o i4, novos veículos elétricos da marca. © EPA/BMW



É a partir de Portugal que estão a nascer algumas das soluções tecnológicas para os donos de um BMW. Esta quarta-feira, a marca alemã apresentou novas ferramentas na sua aplicação móvel e que foram totalmente desenvolvidas em solo nacional. Isto é possível graças à parceria entre a fabricante e a Critical Software, da qual resulta o consórcio Critical TechWorks.


Uma das ferramentas permite que o condutor programe a temperatura do carro mesmo antes de estar lá dentro. Isto já estava disponível nos carros híbridos e elétricos mas agora chega aos veículos a combustão. Por exemplo, se estiver muito frio, pode pedir para o carro ficar quente; se estiver muito calor, pode pedir para refrescar o interior.


"O carro consegue calcular, de forma automática, quantos minutos são necessários até ser atingida a temperatura pretendida. Pode ser dois ou 10 minutos antes de entrar no carro. A decisão é tomada com dados apurados em tempo real, como a temperatura exterior", explica ao Dinheiro Vivo o responsável operacional da Critical TechWorks, Jochen Kirschbaum.


A aplicação da BMW também passo a contar com um plano de carregamento para os carros elétricos. É possível saber quanto tempo vai demorar a atingir uma determinada percentagem de bateria, qual a percentagem necessária para chegar a determinado destino ou até colocar o carro a carregar exclusivamente a partir da app. A aplicação também envia lembretes e notificações sobre a capacidade do carro ou necessidade de ser recarregado.


Esse cálculo é feito tendo em conta variantes como o declive ou a temperatura exterior. "Quando estão temperaturas negativas ou está muito calor, o que implica um uso muito intensivo do ar condicionado. Isso consome muita energia e influencia muito a autonomia dos carros."


Também em Portugal foram criados filtros para os postos de carregamento para carros elétricos, conforme o interesse dos condutores. Esta ferramenta também facilita a vida dos proprietários da BMW. "Nós reunimos informação de agregadores de carregadores de postos de carregamento de vários pontos da Europa. Desta forma, um cliente da BMW poderá carregar o carro em qualquer ponto da Europa", antecipa o responsável.


Depois de ter chegado a 30 países na Europa, à China e à Coreia do Sul, esta aplicação estará disponível no Japão, Austrália e em outros 10 mercados mundiais. Nos próximos meses, também poderá ser descarregada nos Estados Unidos e no Canadá.


Regresso ao escritório após pandemia

As novas ferramentas da BMW foram desenvolvidas numa altura em que os cerca de 1000 funcionários da Critical TechWorks estão em trabalho remoto. Ao fim de quase três anos, esta equipa já desenvolveu mais de 50 projetos para o grupo automóvel de Munique.


"Temos a sorte de o nosso produto ser um software, o que não implica que as pessoas se desloquem ao local para se produzir um bem", refere Jochen Kirschbaum.


Os escritórios de Lisboa e do Porto, no entanto, voltarão praticamente ao normal assim que o coronavírus deixar de perturbar o mundo. "No futuro, metade dos nossos trabalhadores estará sempre no escritório, porque é um ambiente conveniente para eles trabalharem. A restante metade poderá aceder a espaços rotativos, que poderão ser ocupados entre duas e quatro vezes por semana".


Razões culturais explicam esta opção: "Não acreditamos que alguém possa ficar totalmente em trabalho remoto. A cultura e a identidade são muito importantes para nós."


Até ao final deste ano, a Critical TechWorks vai contratar 400 pessoas, com especial destaque para engenheiros com conhecimentos na linguagem de programação C++. As vagas em aberto, que estão disponíveis para os escritórios de Lisboa e Porto, podem ser consultadas no site da empresa.


Por Diogo Ferreira Nunes em:

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/portugal-programa-a-temperatura-dos-carros-da-bmw-13513568.html

Comentários

Notícias mais vistas:

EUA criticam prisão domiciliária de Bolsonaro e ameaçam responsabilizar envolvidos

 Numa ação imediatamente condenada pelos Estados Unidos, um juiz do Supremo Tribunal do Brasil ordenou a prisão domiciliária de Jair Bolsonaro por violação das "medidas preventivas" impostas antes do seu julgamento por uma alegada tentativa de golpe de Estado. Os EUA afirmam que o juiz está a tentar "silenciar a oposição", uma vez que o ex-presidente é acusado de violar a proibição imposta por receios de que possa fugir antes de se sentar no banco dos réus. Numa nota divulgada nas redes sociais, o Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado dos Estados Unidos recorda que, apesar do juiz Alexandre de Morais "já ter sido sancionado pelos Estados Unidos por violações de direitos humanos, continua a usar as instituições brasileiras para silenciar a oposição e ameaçar a democracia". Os Estados Unidos consideram que "impor ainda mais restrições à capacidade de Jair Bolsonaro de se defender publicamente não é um serviço público...

Aníbal Cavaco Silva

Diogo agostinho  Num país que está sem rumo, sem visão e sem estratégia, é bom recordar quem já teve essa capacidade aliada a outra, que não se consegue adquirir, a liderança. Com uma pandemia às costas, e um país político-mediático entretido a debater linhas vermelhas, o que vemos são medidas sem grande coerência e um rumo nada perceptível. No meio do caos, importa relembrar Aníbal Cavaco Silva. O político mais bem-sucedido eleitoralmente no Portugal democrático. Quatro vezes com mais de 50% dos votos, em tempos de poucas preocupações com a abstenção, deve querer dizer algo, apesar de hoje não ser muito popular elogiar Cavaco Silva. Penso que é, sem dúvida, um dos grandes nomes da nossa Democracia. Nem sempre concordei com tudo. É assim a vida, é quase impossível fazer tudo bem. Penso que tem responsabilidade na ascensão de António Guterres e José Sócrates ao cargo de Primeiro-Ministro, com enormes prejuízos económicos, financeiros e políticos para o país. Mas isso são outras ques...

Supercarregadores portugueses surpreendem mercado com 600 kW e mais tecnologia

 Uma jovem empresa portuguesa surpreendeu o mercado mundial de carregadores rápidos para veículos eléctricos. De uma assentada, oferece potência nunca vista, até 600 kW, e tecnologias inovadoras. O nome i-charging pode não dizer nada a muita gente, mas no mundo dos carregadores rápidos para veículos eléctricos, esta jovem empresa portuguesa é a nova referência do sector. Nasceu somente em 2019, mas isso não a impede de já ter lançado no mercado em Março uma gama completa de sistemas de recarga para veículos eléctricos em corrente alterna (AC), de baixa potência, e de ter apresentado agora uma família de carregadores em corrente contínua (DC) para carga rápida com as potências mais elevadas do mercado. Há cerca de 20 fabricantes na Europa de carregadores rápidos, pelo que a estratégia para nos impormos passou por oferecermos um produto disruptivo e que se diferenciasse dos restantes, não pelo preço, mas pelo conteúdo”, explicou ao Observador Pedro Moreira da Silva, CEO da i-charging...