Avançar para o conteúdo principal

Portugal programa a temperatura dos BMW

 Critical TechWorks desenvolve novas ferramentas para a aplicação móvel da marca alemã. Depois da pandemia, pelo menos metade dos trabalhadores vão trabalhar todos os dias a partir do escritório.


Presidente executivo do grupo BMW, Oliver Zipsein, com o iX e o i4, novos veículos elétricos da marca. © EPA/BMW



É a partir de Portugal que estão a nascer algumas das soluções tecnológicas para os donos de um BMW. Esta quarta-feira, a marca alemã apresentou novas ferramentas na sua aplicação móvel e que foram totalmente desenvolvidas em solo nacional. Isto é possível graças à parceria entre a fabricante e a Critical Software, da qual resulta o consórcio Critical TechWorks.


Uma das ferramentas permite que o condutor programe a temperatura do carro mesmo antes de estar lá dentro. Isto já estava disponível nos carros híbridos e elétricos mas agora chega aos veículos a combustão. Por exemplo, se estiver muito frio, pode pedir para o carro ficar quente; se estiver muito calor, pode pedir para refrescar o interior.


"O carro consegue calcular, de forma automática, quantos minutos são necessários até ser atingida a temperatura pretendida. Pode ser dois ou 10 minutos antes de entrar no carro. A decisão é tomada com dados apurados em tempo real, como a temperatura exterior", explica ao Dinheiro Vivo o responsável operacional da Critical TechWorks, Jochen Kirschbaum.


A aplicação da BMW também passo a contar com um plano de carregamento para os carros elétricos. É possível saber quanto tempo vai demorar a atingir uma determinada percentagem de bateria, qual a percentagem necessária para chegar a determinado destino ou até colocar o carro a carregar exclusivamente a partir da app. A aplicação também envia lembretes e notificações sobre a capacidade do carro ou necessidade de ser recarregado.


Esse cálculo é feito tendo em conta variantes como o declive ou a temperatura exterior. "Quando estão temperaturas negativas ou está muito calor, o que implica um uso muito intensivo do ar condicionado. Isso consome muita energia e influencia muito a autonomia dos carros."


Também em Portugal foram criados filtros para os postos de carregamento para carros elétricos, conforme o interesse dos condutores. Esta ferramenta também facilita a vida dos proprietários da BMW. "Nós reunimos informação de agregadores de carregadores de postos de carregamento de vários pontos da Europa. Desta forma, um cliente da BMW poderá carregar o carro em qualquer ponto da Europa", antecipa o responsável.


Depois de ter chegado a 30 países na Europa, à China e à Coreia do Sul, esta aplicação estará disponível no Japão, Austrália e em outros 10 mercados mundiais. Nos próximos meses, também poderá ser descarregada nos Estados Unidos e no Canadá.


Regresso ao escritório após pandemia

As novas ferramentas da BMW foram desenvolvidas numa altura em que os cerca de 1000 funcionários da Critical TechWorks estão em trabalho remoto. Ao fim de quase três anos, esta equipa já desenvolveu mais de 50 projetos para o grupo automóvel de Munique.


"Temos a sorte de o nosso produto ser um software, o que não implica que as pessoas se desloquem ao local para se produzir um bem", refere Jochen Kirschbaum.


Os escritórios de Lisboa e do Porto, no entanto, voltarão praticamente ao normal assim que o coronavírus deixar de perturbar o mundo. "No futuro, metade dos nossos trabalhadores estará sempre no escritório, porque é um ambiente conveniente para eles trabalharem. A restante metade poderá aceder a espaços rotativos, que poderão ser ocupados entre duas e quatro vezes por semana".


Razões culturais explicam esta opção: "Não acreditamos que alguém possa ficar totalmente em trabalho remoto. A cultura e a identidade são muito importantes para nós."


Até ao final deste ano, a Critical TechWorks vai contratar 400 pessoas, com especial destaque para engenheiros com conhecimentos na linguagem de programação C++. As vagas em aberto, que estão disponíveis para os escritórios de Lisboa e Porto, podem ser consultadas no site da empresa.


Por Diogo Ferreira Nunes em:

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/portugal-programa-a-temperatura-dos-carros-da-bmw-13513568.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

As obras "faraónicas" e os contratos públicos

  Apesar da instabilidade dos mercados financeiros internacionais, e das dúvidas sobre a sustentabilidade da economia portuguesa em cenário de quase estagnação na Europa, o Governo mantém na agenda um mega pacote de obras faraónicas.  A obra que vai ficar mais cara ao país é, precisamente, a da construção de uma nova rede de alta velocidade ferroviária cujos contornos não se entendem, a não ser que seja para encher os bolsos a alguns à custa do contribuinte e da competitividade. Veja o vídeo e saiba tudo em: As obras "faraónicas" e os contratos públicos - SIC Notícias

Motor de desenvolvimento ou de danos irreparáveis? Parque solar planeado para Portugal abre polémica

    Vista da central solar de Serpa, no sul de Portugal, quarta-feira, 28 de março de 2007.  -    Direitos de autor    ANTONIO CARRAPATO/AP2007 Direitos de autor ANTONIO CARRAPATO/AP2007 A empresa por detrás do projeto promete "conciliar a produção de energia renovável com a valorização ambiental do território". Ainda assim, as associações ambientalistas e os municípios têm-se insurgido contra a implantação do Parque Solar Fotovoltaico Sophia. Quais os motivos? Um novo projeto solar, que será sediado no distrito português de Castelo Branco, está a ser amplamente contestado tanto pelas associações ambientalistas como pelos próprios municípios. Chama-se Parque Solar Fotovoltaico Sophia e, segundo anunciado no  site da empresa por detrás da iniciativa , a Lightsource bp, o seu objetivo passa por " conciliar a produção de energia renovável com a valorização ambiental do território  e benefícios duradouros para as comunidades locais". Tratar-...