Avançar para o conteúdo principal

Novo Banco: “Será que alguns elementos da CPI não querem saber o que eu tenho para dizer?”, questiona Rui Pinto

Rui Pinto, Foto: NUNO BOTELHO


 Autor de Football Leaks e também fonte de Luanda Leaks disse ter informação sobre o BES Angola e o PAN quer ouvi-lo na comissão de inquérito do Novo Banco mas não há ainda qualquer audição marcada. Rui Pinto comentou no Twitter que “a verdade não pode ser enclausurada”


Rui Pinto, autor do blogue Football Leaks e fonte de Luanda Leaks, diz não compreender as reticências de alguns deputados da comissão parlamentar de inquérito (CPI) sobre o Novo Banco em aprovar a sua audição, conforme requerido pelo partido PAN.


"Os crimes ocorridos no BESA (BES Angola) tiveram e têm ainda consequências. A verdade não pode ser enclausurada. Será que alguns elementos da CPI não querem saber o que eu tenho para dizer?", questionou Rui Pinto na sua conta na rede social Twitter.


"Será que os contribuintes não têm o direito a saber o que andam a pagar, a quem e porquê?", pergunta ainda Rui Pinto, que está a ser julgado desde o final do ano passado por um total de 90 crimes, que, segundo a acusação do Ministério Público, incluem acessos indevidos a dezenas de caixas de correio eletrónico, tentativa de extorsão à Doyen e sabotagem informática ao Sporting.


Rui Pinto, detido em Budapeste em janeiro de 2019 e extraditado para Lisboa em março desse ano, esteve mais de um ano preso nas instalações da Polícia Judiciária mas acabou por ser libertado antes de o julgamento começar, estando a viver em localização desconhecida sob proteção policial, ao abrigo de uma colaboração com as autoridades envolvendo outras investigações.


No Twitter, Rui Pinto escreveu em outubro de 2019 que havia desde 2015 um inquérito no Ministério Público por resolver, que estava estagnado, e que se debruçava sobre um desvio de 80 milhões no BES Angola, que teria um valor real bastante superior. “O desvio concreto ultrapassou os 600 milhões”, disse. “Apesar de eu ter conseguido compilar diversa documentação, incluindo extratos bancários, que demonstram, entre outros, a criação de empresas meramente instrumentais, depósitos fictícios e transferências bancárias para offshores como as Ilhas Virgens Britânicas e as Seychelles”, continuava essa nota de Rui Pinto.


O tweet levou o PAN a incluir, em dezembro de 2020, Rui Pinto na lista de audições da CPI sobre o Novo Banco. Para esta quinta-feira está agendada uma sessão da comissão de inquérito para discutir se essa audição será ou não realizada.


Por Miguel Prado em:

https://amp.expresso.pt/economia/2021-05-18-Novo-Banco-Sera-que-alguns-elementos-da-CPI-nao-querem-saber-o-que-eu-tenho-para-dizer--questiona-Rui-Pinto-3f6a7f56

Comentários

Notícias mais vistas:

Avião onde viajava Von der Leyen afetado por interferência de GPS da Rússia

 O GPS do avião onde viajava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi afetado por uma interferência que as autoridades suspeitam ser de origem russa, no domingo, forçando uma aterragem com mapas analógicos. Não é claro se o avião seria o alvo deliberado. A aeronave aterrou em segurança no Aeroporto Internacional de Plovdiv, no sul da Bulgária, sem ter de alterar a rota. "Podemos de facto confirmar que houve bloqueio do GPS", disse a porta-voz da Comissão Europeia, Arianna Podesta, numa conferência de imprensa em Bruxelas. "Recebemos informações das autoridades búlgaras de que suspeitam que se deveu a uma interferência flagrante da Rússia". A região tem sofrido muitas destas atividades, afirmou o executivo comunitário, acrescentando que sancionou várias empresas que se acredita estarem envolvidas. O governo búlgaro confirmou o incidente. "Durante o voo que transportava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para Plovdiv, o s...

O maior aliado da Rússia a defender a Ucrânia: eis a proposta de Trump

 Proposta de Trump foi apresentada aos aliados e à Ucrânia na reunião na Casa Branca. A ideia não caiu nada bem, até porque já tinha sido sugerida anteriormente por Putin. Tropas norte-americanas nunca farão parte das garantias de segurança a dar à Ucrânia e isso já se sabia, mas a proposta do presidente dos Estados Unidos é, no mínimo, inquietante para Kiev, já que passa por colocar soldados amigos da Rússia a mediar o conflito. De acordo com o Financial Times, que cita quatro fontes familiarizadas com as negociações, o presidente dos Estados Unidos sugeriu que sejam destacadas tropas chinesas como forças da paz num cenário pós-guerra. Uma proposta que, segundo as mesmas fontes, vai ao encontro do que Vladimir Putin sugeriu, até porque a China é um dos mais fortes aliados da Rússia, mesmo que tenha mantido sempre uma postura ambígua em relação ao que se passa na Ucrânia. A proposta de Trump passa por convidar a China a enviar pacificadores que monitorizem a situação a partir de um...

Maduro diz que 4.200 soldados americanos estão prontos para invadir a Venezuela

O presidente venezuelano garante ter declarado a "preparação máxima" do exército venezuelano face a uma hipotética ameaça da marinha americana, tendo mesmo apontado para a presença de armas nucleares do lado de Washington. Nicolás Maduro afirma que estão a manter "todos os canais diplomáticos abertos" perante a escalada diplomática e bélica que a Venezuela e os Estados Unidos vivem há semanas. O líder bolivariano diz que os canais estão "quebrados" perante o reagrupamento de forças norte-americanas que está a ocorrer em torno da costa venezuelana, como confirmam vários meios de comunicação norte-americanos. "Oito navios militares com 1.200 mísseis e um submarino nuclear têm a Venezuela como alvo", garantiu Maduro. "Eles quiseram avançar para o que chamam de pressão militar máxima (...) e nós declarámos a máxima preparação para a defesa da Venezuela". Maduro descreveu os acontecimentos como a maior ameaça militar que o país caribenho enf...