Avançar para o conteúdo principal

Google Maps lança atualizações com tecnologia para o interior (realidade aumentada incluída)

 Live View. A nova funcionalidade do Google Maps com realidade aumentada que vai impedir que se perca dentro dos aeroportos ou centros comerciais. Não falta também sistema que dá prioridade a novas rotas mais amigas do ambiente (para menor consumo de combustível) e tem alertas de alergias.

Kiev, Ukraine - May 16, 2014: Man in the car planning a route using a Google Maps application on Apple iPhone 5S. Google Maps is a most popular web mapping service for mobile provided by Google inc. © Getty Images


A Google anunciou esta terça-feira mais uma grande atualização, desta feita na plataforma de navegação, o Google Maps. Com melhorias de navegação indoor, e através de inteligência artificial, a gigante tecnológica espera trazer até ao final do ano mais de 100 melhorias para otimizar a aplicação de navegação.


Algumas destas novidades são hoje conhecidas e, entre elas, está a possibilidade de se guiar, através da aplicação, também em espaços interiores.



Navegue em ambientes interiores com o Live View


Quem nunca se perdeu num aeroporto, numa estação de comboios ou num centro comercial? Quando pensamos estar a ir na direção certa e, na verdade, é mesmo o oposto.


Para evitar este tipo de situações que podem ser muito inconvenientes e causar atrasos indesejados, o Live View é alimentado por uma tecnologia chamada localização global. Através da IA digitaliza dezenas de milhares de milhões de imagens do Street View para saber qual a sua localização.


Graças aos novos avanços que ajudam a entender a altitude precisa e o posicionamento de objetos dentro de um edifício, esta funcionalidade é agora aplicada a espaços indoor.


Quanto aos aeroportos ou estações de comboios, a ideia é que seja mais fácil encontrar, por exemplo, as escadas rolantes ou o elevador mais próximo, a plataforma de embarque, o local para recolha de bagagem, balcões de check-in, as bilheteiras, as casas de banho ou até pontos de multibanco. Para isso, basta seguir as setas e as instruções dadas pela aplicação para chegar ao destino pretendido.


No que respeita aos centros comerciais, o Live View pode ser útil para encontrar aquela loja que nunca se lembra em que piso é que fica, ou a casa de banho mais próxima sem ter de percorrer todo o edifício.


Informações sobre o clima e a qualidade do ar


Outra grande novidade apresentada pela gigante tecnológica na mais recente atualização, diz respeito aos detalhes do clima e da condição do ar. Ao fixar um "alfinete" no mapa padrão, o utilizador poderá conferir informações sobre a qualidade do ar na região escolhida, muito útil para usuários que possam sofrer de alergias, por exemplo, e da meteorologia para as próximas horas.


Os dados de empresas parceiras como The Weather Company, AirNow.gov e o Central Pollution Board, vão alimentar essa base de dados e começarão a ser implementados no Android e iOS ao longo dos próximos meses.


O recurso será disponibilizado em primeiro na Austrália, Estados Unidos e Índia, com outros países já em "lista de espera".


Google Maps lança atualizações com tecnologia para o interior (realidade aumentada incluída)

Encontrar opções mais ecológicas para se movimentar


A Google está a implementar novidades "amigas do ambiente" na aplicação. Ao marcar um destino, os utilizadores poderão ver os caminhos e as rotas mais eficientes, em vez de visualizarem as que as de maior ou menos duração nos Estados Unidos.


Ainda neste domínio, a aplicação alerta para as zonas de baixa emissão de carbono para as cidades que as possuem. Assim, permite que os utilizadores saibam quando os seus veículos são ou não permitidos. Este recurso chega em junho à Alemanha, Espanha, Países Baixos, França e Reino Unido.


O Google Maps também está a incluir uma nova forma de visualizar o tempo estimado de viagem para diferentes tipos de transporte (carro, bicicleta ou a pé). Utilizando modelos avançados de machine learning, o Maps vai priorizar automaticamente os modos preferidos do utilizar - e, inclusivamente, vai aproveitar os modos de navegação mais populares na cidade em questão.



Economize tempo com a recolha de compras no Maps


As entregas e a recolha de compras e produtos cresceram durante a pandemia, e perspetiva-se que assim continue. Para facilitar ainda mais este processo, o Maps traz informações úteis sobre compras para os perfis de negócios das lojas, como por exemplo fornecedores de entregas, locais de recolha e de entrega, taxas e pedidos mínimos de encomendas.


https://www.dinheirovivo.pt/empresas/tecnologia/google-maps-lanca-atualizacoes-com-tecnologia-para-o-interior-realidade-aumentada-incluida-13516148.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Esta cidade tem casas à venda por 12.000 euros, procura empreendedores e dá cheques bebé de 1.000 euros. Melhor, fica a duas horas de Portugal

 Herreruela de Oropesa, uma pequena cidade em Espanha, a apenas duas horas de carro da fronteira com Portugal, está à procura de novos moradores para impulsionar sua economia e mercado de trabalho. Com apenas 317 habitantes, a cidade está inscrita no Projeto Holapueblo, uma iniciativa promovida pela Ikea, Redeia e AlmaNatura, que visa incentivar a chegada de novos residentes por meio do empreendedorismo. Para atrair interessados, a autarquia local oferece benefícios como arrendamento acessível, com valores médios entre 200 e 300 euros por mês. Além disso, a aquisição de imóveis na região varia entre 12.000 e 40.000 euros. Novas famílias podem beneficiar de incentivos financeiros, como um cheque bebé de 1.000 euros para cada novo nascimento e um vale-creche que cobre os custos da educação infantil. Além das vantagens para famílias, Herreruela de Oropesa promove incentivos fiscais para novos moradores, incluindo descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IBI) e benefícios par...

"A NATO morreu porque não há vínculo transatlântico"

 O general Luís Valença Pinto considera que “neste momento a NATO morreu” uma vez que “não há vínculo transatlântico” entre a atual administração norte-americana de Donald Trump e as nações europeias, que devem fazer “um planeamento de Defesa”. “Na minha opinião, neste momento, a menos que as coisas mudem drasticamente, a NATO morreu, porque não há vínculo transatlântico. Como é que há vínculo transatlântico com uma pessoa que diz as coisas que o senhor Trump diz? Que o senhor Vance veio aqui à Europa dizer? O que o secretário da Defesa veio aqui à Europa dizer? Não há”, defendeu o general Valença Pinto. Em declarações à agência Lusa, o antigo chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, entre 2006 e 2011, considerou que, atualmente, ninguém “pode assumir como tranquilo” que o artigo 5.º do Tratado do Atlântico Norte – que estabelece que um ataque contra um dos países-membros da NATO é um ataque contra todos - “está lá para ser acionado”. Este é um dos dois artigos que o gener...

Armazenamento holográfico

 Esta técnica de armazenamento de alta capacidade pode ser uma das respostas para a crescente produção de dados a nível mundial Quando pensa em hologramas provavelmente associa o conceito a uma forma futurista de comunicação e que irá permitir uma maior proximidade entre pessoas através da internet. Mas o conceito de holograma (que na prática é uma técnica de registo de padrões de interferência de luz) permite que seja explorado noutros segmentos, como o do armazenamento de dados de alta capacidade. A ideia de criar unidades de armazenamento holográficas não é nova – o conceito surgiu na década de 1960 –, mas está a ganhar nova vida graças aos avanços tecnológicos feitos em áreas como os sensores de imagem, lasers e algoritmos de Inteligência Artificial. Como se guardam dados num holograma? Primeiro, a informação que queremos preservar é codificada numa imagem 2D. Depois, é emitido um raio laser que é passado por um divisor, que cria um feixe de referência (no seu estado original) ...