Avançar para o conteúdo principal

Google Maps lança atualizações com tecnologia para o interior (realidade aumentada incluída)

 Live View. A nova funcionalidade do Google Maps com realidade aumentada que vai impedir que se perca dentro dos aeroportos ou centros comerciais. Não falta também sistema que dá prioridade a novas rotas mais amigas do ambiente (para menor consumo de combustível) e tem alertas de alergias.

Kiev, Ukraine - May 16, 2014: Man in the car planning a route using a Google Maps application on Apple iPhone 5S. Google Maps is a most popular web mapping service for mobile provided by Google inc. © Getty Images


A Google anunciou esta terça-feira mais uma grande atualização, desta feita na plataforma de navegação, o Google Maps. Com melhorias de navegação indoor, e através de inteligência artificial, a gigante tecnológica espera trazer até ao final do ano mais de 100 melhorias para otimizar a aplicação de navegação.


Algumas destas novidades são hoje conhecidas e, entre elas, está a possibilidade de se guiar, através da aplicação, também em espaços interiores.



Navegue em ambientes interiores com o Live View


Quem nunca se perdeu num aeroporto, numa estação de comboios ou num centro comercial? Quando pensamos estar a ir na direção certa e, na verdade, é mesmo o oposto.


Para evitar este tipo de situações que podem ser muito inconvenientes e causar atrasos indesejados, o Live View é alimentado por uma tecnologia chamada localização global. Através da IA digitaliza dezenas de milhares de milhões de imagens do Street View para saber qual a sua localização.


Graças aos novos avanços que ajudam a entender a altitude precisa e o posicionamento de objetos dentro de um edifício, esta funcionalidade é agora aplicada a espaços indoor.


Quanto aos aeroportos ou estações de comboios, a ideia é que seja mais fácil encontrar, por exemplo, as escadas rolantes ou o elevador mais próximo, a plataforma de embarque, o local para recolha de bagagem, balcões de check-in, as bilheteiras, as casas de banho ou até pontos de multibanco. Para isso, basta seguir as setas e as instruções dadas pela aplicação para chegar ao destino pretendido.


No que respeita aos centros comerciais, o Live View pode ser útil para encontrar aquela loja que nunca se lembra em que piso é que fica, ou a casa de banho mais próxima sem ter de percorrer todo o edifício.


Informações sobre o clima e a qualidade do ar


Outra grande novidade apresentada pela gigante tecnológica na mais recente atualização, diz respeito aos detalhes do clima e da condição do ar. Ao fixar um "alfinete" no mapa padrão, o utilizador poderá conferir informações sobre a qualidade do ar na região escolhida, muito útil para usuários que possam sofrer de alergias, por exemplo, e da meteorologia para as próximas horas.


Os dados de empresas parceiras como The Weather Company, AirNow.gov e o Central Pollution Board, vão alimentar essa base de dados e começarão a ser implementados no Android e iOS ao longo dos próximos meses.


O recurso será disponibilizado em primeiro na Austrália, Estados Unidos e Índia, com outros países já em "lista de espera".


Google Maps lança atualizações com tecnologia para o interior (realidade aumentada incluída)

Encontrar opções mais ecológicas para se movimentar


A Google está a implementar novidades "amigas do ambiente" na aplicação. Ao marcar um destino, os utilizadores poderão ver os caminhos e as rotas mais eficientes, em vez de visualizarem as que as de maior ou menos duração nos Estados Unidos.


Ainda neste domínio, a aplicação alerta para as zonas de baixa emissão de carbono para as cidades que as possuem. Assim, permite que os utilizadores saibam quando os seus veículos são ou não permitidos. Este recurso chega em junho à Alemanha, Espanha, Países Baixos, França e Reino Unido.


O Google Maps também está a incluir uma nova forma de visualizar o tempo estimado de viagem para diferentes tipos de transporte (carro, bicicleta ou a pé). Utilizando modelos avançados de machine learning, o Maps vai priorizar automaticamente os modos preferidos do utilizar - e, inclusivamente, vai aproveitar os modos de navegação mais populares na cidade em questão.



Economize tempo com a recolha de compras no Maps


As entregas e a recolha de compras e produtos cresceram durante a pandemia, e perspetiva-se que assim continue. Para facilitar ainda mais este processo, o Maps traz informações úteis sobre compras para os perfis de negócios das lojas, como por exemplo fornecedores de entregas, locais de recolha e de entrega, taxas e pedidos mínimos de encomendas.


https://www.dinheirovivo.pt/empresas/tecnologia/google-maps-lanca-atualizacoes-com-tecnologia-para-o-interior-realidade-aumentada-incluida-13516148.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di