Avançar para o conteúdo principal

Afinal, quem é Satoshi Nakamoto?


Afinal, quem é Satoshi Nakamoto?

No segundo de uma série de artigos adaptados a partir de originais criados pela Binance Academy (a Binance é a maior plataforma mundial de negociação de criptomoeda), vamos abordar um dos “mistérios” da Bitcoin: a identidade de Satashi Nakamoto, o pseudónimo do seu misterioso criador.

Satoshi Nakamoto é o pseudónimo do responsável pelo desenvolvimento do Bitcoin e pela autoria do whitepaper original que lhe deu origem. Há muita especulação em torno da pergunta “quem é Satoshi Nakamoto?” e da sua verdadeira identidade. Existem até pessoas que alegam, falsamente, ser o próprio Satoshi Nakamoto.

O criador do Bitcoin está envolto em mistério desde há mais de uma década. No entanto, sabemos que Satoshi (quem quer que seja) ainda possui bitcoins, já que as suas chaves públicas foram rastreadas a partir do bloco génese, que Satoshi minerou.

Satoshi Nakamoto_BitCoin

Como explicámos no artigo anterior, Satoshi não inventou a blockchain (nem sequer a batizou dessa forma), mas foi o primeiro a criar uma moeda descentralizada com base na tecnologia blockchain. O Bitcoin foi oficialmente lançado em 2009; no entanto, muito antes disso, o misterioso nome já estava a ser usado em comunicações através de e-mails e publicações em fóruns.

Em 2011, porém, todas as comunicações com o resto do mundo foram interrompidas e Satoshi desapareceu. Desde então, o mistério em torno da criação do Bitcoin tem sido o foco de muitos debates. 

Mas quem é Satoshi Nakamoto? Quem é esta pessoa ou grupo de pessoas que nos deu uma das tecnologias mais – senão a mais – inovadoras do século XXI? É isso que pretendemos aprofundar neste artigo.

Quem é Satoshi Nakamoto?

Antes de responder a esta pergunta, primeiro temos que nos interrogar se será uma única pessoa ou um grupo de pessoas. Infelizmente, também neste aspeto temos poucas provas para qualquer uma das possibilidades. Embora a maioria pense em Satoshi como um indivíduo, alguns acreditam que Satoshi é um grupo, como uma equipa de cientistas da computação, especialistas em criptografia e cypherpunks.

Antes de Satoshi suspender todas as comunicações em abril de 2011, ele alegou ser do sexo masculino, japonês e disse ter nascido em 5 de abril de 1975. No entanto, muitos notaram que o inglês de Satoshi era de altíssimo nível, o que provavelmente indica que ele nasceu num país de língua inglesa (ou que o Inglês é a sua língua materna, o que não é exatamente a mesma coisa). Além disso, as suas comunicações ocorreram principalmente durante o horário de trabalho europeu, por isso, especula-se que Satoshi não morava no Japão.

Após Satoshi Nakamoto cessar a comunicação com o resto do mundo, as especulações sobre sua verdadeira identidade foram-se tornando cada vez mais vagas. Muitas pessoas e grupos chegaram a ser rotulados como os verdadeiros Satoshi Nakamoto e, de facto, alguns “candidatos” apresentam características notáveis, entre eles:

Hal Finney

De todos os candidatos que poderão ser Satoshi Nakamoto, Hal Finney é um dos mais prováveis. Hal foi um dos primeiros utilizadores do Bitcoin e o destinatário da primeira transação com esta criptomoeda. Além disso, também trabalhou como programador e foi um dos cypherpunks originais da década de 1990.

Mas Hal Finney faleceu em 2014, devido a uma doença que afeta o sistema nervoso e que o deixou paralisado por algum tempo antes de sua morte. Além disso, perante alegações nesse sentido, sempre negou ser Satoshi Nakamoto.

Nick Szabo

Outro candidato possível é Nick Szabo, um famoso cientista da computação que criou a moeda digital “bit gold” alguns anos antes do Bitcoin. Uma das pistas é que as suas comunicações dentro da comunidade cypherpunk coincidiram fortemente com as de Satoshi, assim como o seu modo de escrita e os momentos em que comunicava.

Contudo, também Nick Szabo negou ser Satoshi Nakamoto – embora boa parte da comunidade de criptomoedas não esteja convencida disso. A verdade é que existem muitos paralelos entre Nick e Satoshi, o que pode ou não ser coincidência.

Dorian Nakamoto

Dorian Nakamoto é um cidadão nipo-americano cujo nome de nascimento é mesmo Satoshi Nakamoto! Ele trabalhou como engenheiro de computação para empresas de tecnologia e serviços financeiros e, inclusive, morou na mesma região da Califórnia que Hal Finney durante mais de uma década.

Numa entrevista à revista Newsweek, Dorian respondeu a uma pergunta alegando estar envolvido no desenvolvimento do Bitcoin, mas depois retirou a afirmação, dizendo que não tinha entendido bem a pergunta. Desde então, diz nunca ter trabalhado no projeto e que não sabia da sua existência até o momento de frenesi dos media em torno do Bitcoin.

Quão rico é Satoshi Nakamoto?

Independentemente de quem seja o verdadeiro Satoshi Nakamoto, “ele” é certamente rico – muito rico. Tecnólogos forenses rastrearam os bitcoins armazenados de Satoshi e colocaram em foco o seu património líquido.

O que sabemos é que desde o início de 2009, Satoshi Nakamoto não gastou um único bitcoin. As estimativas de quantos BTC Satoshi possui variam, mas a maioria das pessoas concorda que será em torno de 1 milhão de bitcoins (cerca de 50 mil milhões de euros à data de 1 de Abril de 2021), o que faz de Satoshi um dos bilionários mais ricos do planeta.

Considerações finais

Há muitas reivindicações e ideias sobre a verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto. Satoshi pode ser uma única pessoa ou um grupo de pessoas; pode estar vivo ou morto. E, sem provas concretas, nunca saberemos realmente quem é Satoshi Nakamoto. No entanto, podemos ter certeza de uma coisa; Satoshi Nakamoto HODL (armazena) muitos bitcoins!

Fonte: Binance Academy 


Por Alfredo Beleza em:

https://www.techenet.com/2021/04/afinal-quem-satoshi-nakamoto/

Comentários

Notícias mais vistas:

Patrões exigem ao Governo “período de fidelização” dos imigrantes às empresas

 Protocolo para as migrações exige às empresas que forneçam habitação e formação aos migrantes em troca de vistos em 30 dias. A contra-proposta dos patrões pede garantias: ou os imigrantes ficam no país por um período mínimo ou o Estado reembolsa as empresas pelos custos com o trabalhador. As empresas asseguram contrato, formação e alojamento e, em troca, o Governo compromete-se a acelerar o processo dos vistos dos imigrantes, em parceria com a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), nos postos consulares dos países de origem em 30 dias. Esta é a base do protocolo de cooperação apresentado pelo Governo às confederações patronais no início do mês e que está agora a ser discutido. No início de janeiro, o ministério liderado por António Leitão Amaro voltará a sentar-se à mesa com os representantes das empresas e, ainda esta semana, as confederações irão reunir-se para alinhar as propostas a apresentar ao Executivo. Os patrões pedem uma responsabilidade partilhada à tutela...

Foi aprovado a descida de tarifas na mobilidade elétrica

 A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) desceu as tarifas aplicadas aos comercializadores de eletricidade para mobilidade elétrica e aos operadores de pontos de carregamento em 37,1%, tendo os detentores de pontos de carga uma redução de 61,7%, segundo avançado pela imprensa. Num comunicado, citado pela imprensa, a Mobi.E, Entidade Gestora da rede de Mobilidade Elétrica (EGME) informou que, a partir do dia 1 de janeiro, a tarifa aplicável aos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) e aos Operadores de Pontos de carregamento (OPC) vai baixar 37,1%. Por sua vez, os valores a aplicar aos Detentores de Pontos de Carregamento (DPC) "serão reduzidos de forma ainda mais acentuada", em 61,7%. A decisão foi anunciada recentemente pela ERSE. Segundo o comunicado, no próximo ano, "a tarifa EGME a suportar, tanto por CEME como OPC por cada carregamento efetuado na rede nacional de carregamento será de 0,1572 euros, quando, em 2024, o valor ...

Governo aprova aumentos salariais para a função pública que fica com base remuneratória nos 878,41 euros em 2025

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, intervém durante o briefing de conclusão após a reunião do Conselho de Ministros, no Campus XXI em Lisboa, 05 de dezembro de 2024, TIAGO PETINGA/LUSA  O Governo aprovou, no Conselho de Ministros desta quarta-feira, os aumentos salariais para a função pública em 2025, que tinham já sido acordados com os sindicatos. O Governo aprovou esta quarta-feira em Conselho de Ministros a atualização salarial para a função pública em 2025. Assim, no âmbito do acordo já concretizado com estruturas sindicais, o salário mínimo na função pública passará para 878,41 euros, face aos 821,83 euros em vigor. Foi ainda aprovado o aumento de, pelo menos, 56,58 euros para vencimentos brutos mensais de até 2.630 euros e de 2,15% para salários superiores. “Um aumento superior ao que estava previsto pelo governo anterior”, salienta António Leitão Amaro, na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros. Foi também aprovado o aumento de 5% nas a...