Avançar para o conteúdo principal

Fast Company distingue tecnologia da Feedzai como "ideia transformadora" do mundo

 A Fairband, que a empresa portuguesa Feedzai introduziu em março, foi destacada na edição 2021 dos World-Changing Ideas Awards


Anova tecnologia de Inteligência Artificial da Feedzai, Fairband, foi selecionada como finalista na categoria de Software dos World-Changing Ideas Awards da Fast Company, tendo ainda recebido uma Menção Honrosa na categoria AI & Data dos prémios.


A 5ª edição dos prémios, cujo propósito é distinguir programas e tecnologias com capacidade de transformar o mundo para melhor, reconheceu o potencial da plataforma que a empresa portuguesa lançou há menos de dois meses.


"Fazer parte do grupo seleto de empresas que foram reconhecidas pelo seu contributo para tornar o mundo num lugar melhor enche-nos de orgulho", disse o cientista-chefe da Feedzai, Pedro Bizarro. "A IA já não é suficiente. Todas as iniciativas que tiram partido desta poderosa tecnologia têm de implementar princípios de IA Responsável, tais como equidade e transparência, e estamos muito orgulhosos por estar na linha da frente deste espaço."


É isso, de facto, que a Feedzai Fairband propõe. Trata-se de uma plataforma desenhada para endereçar um problema cada vez maior: a discriminação sentida por muitas pessoas quando tentam aceder a serviços financeiros um pouco por todo o mundo.


A tecnologia permite às instituições selecionarem os modelos de aprendizagem de máquina que oferecem tanto uma boa gestão de risco como equidade no processo, reduzindo os preconceitos. É uma combinação "poderosa", caracteriza a Feedzai, porque protege contra o crime financeiro ao mesmo tempo que neutraliza preconceitos que poderiam impedir clientes de abrirem uma conta num banco ou obterem um empréstimo devido ao seu género, etnia, localização ou informação pessoal.


Com pedido de patente feito, o algoritmo por detrás da Fairband "descobre" modelos menos enviesados de aprendizagem de máquina que não requerem treino adicional. Nas contas da Feedzai, o algoritmo aumenta em 93% a equidade do processo.


"Com esta nova tecnologia, a Feedzai finalmente permite às instituições financeiras em todo o mundo tomarem decisões melhores e mais justas sob a premissa de que proteger os consumidores do crime financeira pode e deve ser feito de uma forma Justa, Responsável, Transparente e Ética (FATE, na sigla inglesa). A empresa liderada por Nuno Sebastião tem um grupo de pesquisa dedicado a estes princípios FATE com foco em iniciativas como explicabilidade dos modelos, auditoria de preconceitos e equidade algorítmica.


Além do destaque na Fast Company, a nova solução foi anteriormente reconhecida como "Fraud Prevention Innovation of the Year" pelos Fintech Breakthrough Awards e como "RegTech of the Year" na edição 2021 dos Asia FinTech Awards.


Por Ana Rita Guerra em:

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/tecnologia/fast-company-distingue-tecnologia-da-feedzai-como-ideia-transformadora-do-mundo-13680991.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Avião onde viajava Von der Leyen afetado por interferência de GPS da Rússia

 O GPS do avião onde viajava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi afetado por uma interferência que as autoridades suspeitam ser de origem russa, no domingo, forçando uma aterragem com mapas analógicos. Não é claro se o avião seria o alvo deliberado. A aeronave aterrou em segurança no Aeroporto Internacional de Plovdiv, no sul da Bulgária, sem ter de alterar a rota. "Podemos de facto confirmar que houve bloqueio do GPS", disse a porta-voz da Comissão Europeia, Arianna Podesta, numa conferência de imprensa em Bruxelas. "Recebemos informações das autoridades búlgaras de que suspeitam que se deveu a uma interferência flagrante da Rússia". A região tem sofrido muitas destas atividades, afirmou o executivo comunitário, acrescentando que sancionou várias empresas que se acredita estarem envolvidas. O governo búlgaro confirmou o incidente. "Durante o voo que transportava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para Plovdiv, o s...

O maior aliado da Rússia a defender a Ucrânia: eis a proposta de Trump

 Proposta de Trump foi apresentada aos aliados e à Ucrânia na reunião na Casa Branca. A ideia não caiu nada bem, até porque já tinha sido sugerida anteriormente por Putin. Tropas norte-americanas nunca farão parte das garantias de segurança a dar à Ucrânia e isso já se sabia, mas a proposta do presidente dos Estados Unidos é, no mínimo, inquietante para Kiev, já que passa por colocar soldados amigos da Rússia a mediar o conflito. De acordo com o Financial Times, que cita quatro fontes familiarizadas com as negociações, o presidente dos Estados Unidos sugeriu que sejam destacadas tropas chinesas como forças da paz num cenário pós-guerra. Uma proposta que, segundo as mesmas fontes, vai ao encontro do que Vladimir Putin sugeriu, até porque a China é um dos mais fortes aliados da Rússia, mesmo que tenha mantido sempre uma postura ambígua em relação ao que se passa na Ucrânia. A proposta de Trump passa por convidar a China a enviar pacificadores que monitorizem a situação a partir de um...

Maduro diz que 4.200 soldados americanos estão prontos para invadir a Venezuela

O presidente venezuelano garante ter declarado a "preparação máxima" do exército venezuelano face a uma hipotética ameaça da marinha americana, tendo mesmo apontado para a presença de armas nucleares do lado de Washington. Nicolás Maduro afirma que estão a manter "todos os canais diplomáticos abertos" perante a escalada diplomática e bélica que a Venezuela e os Estados Unidos vivem há semanas. O líder bolivariano diz que os canais estão "quebrados" perante o reagrupamento de forças norte-americanas que está a ocorrer em torno da costa venezuelana, como confirmam vários meios de comunicação norte-americanos. "Oito navios militares com 1.200 mísseis e um submarino nuclear têm a Venezuela como alvo", garantiu Maduro. "Eles quiseram avançar para o que chamam de pressão militar máxima (...) e nós declarámos a máxima preparação para a defesa da Venezuela". Maduro descreveu os acontecimentos como a maior ameaça militar que o país caribenho enf...