Avançar para o conteúdo principal

Fast Company distingue tecnologia da Feedzai como "ideia transformadora" do mundo

 A Fairband, que a empresa portuguesa Feedzai introduziu em março, foi destacada na edição 2021 dos World-Changing Ideas Awards


Anova tecnologia de Inteligência Artificial da Feedzai, Fairband, foi selecionada como finalista na categoria de Software dos World-Changing Ideas Awards da Fast Company, tendo ainda recebido uma Menção Honrosa na categoria AI & Data dos prémios.


A 5ª edição dos prémios, cujo propósito é distinguir programas e tecnologias com capacidade de transformar o mundo para melhor, reconheceu o potencial da plataforma que a empresa portuguesa lançou há menos de dois meses.


"Fazer parte do grupo seleto de empresas que foram reconhecidas pelo seu contributo para tornar o mundo num lugar melhor enche-nos de orgulho", disse o cientista-chefe da Feedzai, Pedro Bizarro. "A IA já não é suficiente. Todas as iniciativas que tiram partido desta poderosa tecnologia têm de implementar princípios de IA Responsável, tais como equidade e transparência, e estamos muito orgulhosos por estar na linha da frente deste espaço."


É isso, de facto, que a Feedzai Fairband propõe. Trata-se de uma plataforma desenhada para endereçar um problema cada vez maior: a discriminação sentida por muitas pessoas quando tentam aceder a serviços financeiros um pouco por todo o mundo.


A tecnologia permite às instituições selecionarem os modelos de aprendizagem de máquina que oferecem tanto uma boa gestão de risco como equidade no processo, reduzindo os preconceitos. É uma combinação "poderosa", caracteriza a Feedzai, porque protege contra o crime financeiro ao mesmo tempo que neutraliza preconceitos que poderiam impedir clientes de abrirem uma conta num banco ou obterem um empréstimo devido ao seu género, etnia, localização ou informação pessoal.


Com pedido de patente feito, o algoritmo por detrás da Fairband "descobre" modelos menos enviesados de aprendizagem de máquina que não requerem treino adicional. Nas contas da Feedzai, o algoritmo aumenta em 93% a equidade do processo.


"Com esta nova tecnologia, a Feedzai finalmente permite às instituições financeiras em todo o mundo tomarem decisões melhores e mais justas sob a premissa de que proteger os consumidores do crime financeira pode e deve ser feito de uma forma Justa, Responsável, Transparente e Ética (FATE, na sigla inglesa). A empresa liderada por Nuno Sebastião tem um grupo de pesquisa dedicado a estes princípios FATE com foco em iniciativas como explicabilidade dos modelos, auditoria de preconceitos e equidade algorítmica.


Além do destaque na Fast Company, a nova solução foi anteriormente reconhecida como "Fraud Prevention Innovation of the Year" pelos Fintech Breakthrough Awards e como "RegTech of the Year" na edição 2021 dos Asia FinTech Awards.


Por Ana Rita Guerra em:

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/tecnologia/fast-company-distingue-tecnologia-da-feedzai-como-ideia-transformadora-do-mundo-13680991.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

As obras "faraónicas" e os contratos públicos

  Apesar da instabilidade dos mercados financeiros internacionais, e das dúvidas sobre a sustentabilidade da economia portuguesa em cenário de quase estagnação na Europa, o Governo mantém na agenda um mega pacote de obras faraónicas.  A obra que vai ficar mais cara ao país é, precisamente, a da construção de uma nova rede de alta velocidade ferroviária cujos contornos não se entendem, a não ser que seja para encher os bolsos a alguns à custa do contribuinte e da competitividade. Veja o vídeo e saiba tudo em: As obras "faraónicas" e os contratos públicos - SIC Notícias

Motor de desenvolvimento ou de danos irreparáveis? Parque solar planeado para Portugal abre polémica

    Vista da central solar de Serpa, no sul de Portugal, quarta-feira, 28 de março de 2007.  -    Direitos de autor    ANTONIO CARRAPATO/AP2007 Direitos de autor ANTONIO CARRAPATO/AP2007 A empresa por detrás do projeto promete "conciliar a produção de energia renovável com a valorização ambiental do território". Ainda assim, as associações ambientalistas e os municípios têm-se insurgido contra a implantação do Parque Solar Fotovoltaico Sophia. Quais os motivos? Um novo projeto solar, que será sediado no distrito português de Castelo Branco, está a ser amplamente contestado tanto pelas associações ambientalistas como pelos próprios municípios. Chama-se Parque Solar Fotovoltaico Sophia e, segundo anunciado no  site da empresa por detrás da iniciativa , a Lightsource bp, o seu objetivo passa por " conciliar a produção de energia renovável com a valorização ambiental do território  e benefícios duradouros para as comunidades locais". Tratar-...