Avançar para o conteúdo principal

Fast Company distingue tecnologia da Feedzai como "ideia transformadora" do mundo

 A Fairband, que a empresa portuguesa Feedzai introduziu em março, foi destacada na edição 2021 dos World-Changing Ideas Awards


Anova tecnologia de Inteligência Artificial da Feedzai, Fairband, foi selecionada como finalista na categoria de Software dos World-Changing Ideas Awards da Fast Company, tendo ainda recebido uma Menção Honrosa na categoria AI & Data dos prémios.


A 5ª edição dos prémios, cujo propósito é distinguir programas e tecnologias com capacidade de transformar o mundo para melhor, reconheceu o potencial da plataforma que a empresa portuguesa lançou há menos de dois meses.


"Fazer parte do grupo seleto de empresas que foram reconhecidas pelo seu contributo para tornar o mundo num lugar melhor enche-nos de orgulho", disse o cientista-chefe da Feedzai, Pedro Bizarro. "A IA já não é suficiente. Todas as iniciativas que tiram partido desta poderosa tecnologia têm de implementar princípios de IA Responsável, tais como equidade e transparência, e estamos muito orgulhosos por estar na linha da frente deste espaço."


É isso, de facto, que a Feedzai Fairband propõe. Trata-se de uma plataforma desenhada para endereçar um problema cada vez maior: a discriminação sentida por muitas pessoas quando tentam aceder a serviços financeiros um pouco por todo o mundo.


A tecnologia permite às instituições selecionarem os modelos de aprendizagem de máquina que oferecem tanto uma boa gestão de risco como equidade no processo, reduzindo os preconceitos. É uma combinação "poderosa", caracteriza a Feedzai, porque protege contra o crime financeiro ao mesmo tempo que neutraliza preconceitos que poderiam impedir clientes de abrirem uma conta num banco ou obterem um empréstimo devido ao seu género, etnia, localização ou informação pessoal.


Com pedido de patente feito, o algoritmo por detrás da Fairband "descobre" modelos menos enviesados de aprendizagem de máquina que não requerem treino adicional. Nas contas da Feedzai, o algoritmo aumenta em 93% a equidade do processo.


"Com esta nova tecnologia, a Feedzai finalmente permite às instituições financeiras em todo o mundo tomarem decisões melhores e mais justas sob a premissa de que proteger os consumidores do crime financeira pode e deve ser feito de uma forma Justa, Responsável, Transparente e Ética (FATE, na sigla inglesa). A empresa liderada por Nuno Sebastião tem um grupo de pesquisa dedicado a estes princípios FATE com foco em iniciativas como explicabilidade dos modelos, auditoria de preconceitos e equidade algorítmica.


Além do destaque na Fast Company, a nova solução foi anteriormente reconhecida como "Fraud Prevention Innovation of the Year" pelos Fintech Breakthrough Awards e como "RegTech of the Year" na edição 2021 dos Asia FinTech Awards.


Por Ana Rita Guerra em:

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/tecnologia/fast-company-distingue-tecnologia-da-feedzai-como-ideia-transformadora-do-mundo-13680991.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Patrões exigem ao Governo “período de fidelização” dos imigrantes às empresas

 Protocolo para as migrações exige às empresas que forneçam habitação e formação aos migrantes em troca de vistos em 30 dias. A contra-proposta dos patrões pede garantias: ou os imigrantes ficam no país por um período mínimo ou o Estado reembolsa as empresas pelos custos com o trabalhador. As empresas asseguram contrato, formação e alojamento e, em troca, o Governo compromete-se a acelerar o processo dos vistos dos imigrantes, em parceria com a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), nos postos consulares dos países de origem em 30 dias. Esta é a base do protocolo de cooperação apresentado pelo Governo às confederações patronais no início do mês e que está agora a ser discutido. No início de janeiro, o ministério liderado por António Leitão Amaro voltará a sentar-se à mesa com os representantes das empresas e, ainda esta semana, as confederações irão reunir-se para alinhar as propostas a apresentar ao Executivo. Os patrões pedem uma responsabilidade partilhada à tutela...

Foi aprovado a descida de tarifas na mobilidade elétrica

 A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) desceu as tarifas aplicadas aos comercializadores de eletricidade para mobilidade elétrica e aos operadores de pontos de carregamento em 37,1%, tendo os detentores de pontos de carga uma redução de 61,7%, segundo avançado pela imprensa. Num comunicado, citado pela imprensa, a Mobi.E, Entidade Gestora da rede de Mobilidade Elétrica (EGME) informou que, a partir do dia 1 de janeiro, a tarifa aplicável aos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) e aos Operadores de Pontos de carregamento (OPC) vai baixar 37,1%. Por sua vez, os valores a aplicar aos Detentores de Pontos de Carregamento (DPC) "serão reduzidos de forma ainda mais acentuada", em 61,7%. A decisão foi anunciada recentemente pela ERSE. Segundo o comunicado, no próximo ano, "a tarifa EGME a suportar, tanto por CEME como OPC por cada carregamento efetuado na rede nacional de carregamento será de 0,1572 euros, quando, em 2024, o valor ...

O universo pode existir dentro de um buraco negro

A maioria dos cientistas concorda que o universo foi moldado pelo Big Bang, uma enorme explosão que ocorreu há mil milhões de anos. Mas de onde veio? Uma teoria criada por um grupo de físicos sugere que o universo pode estar dentro de um buraco negro. Caso esta teoria se comprovasse verdadeira, o nosso universo seria apenas um de muitos outros, e os buracos negros poderiam ser as passagens entre eles. O Dr. Nikodem Poplawski, da Universidade de New Haven (EUA), é um dos defensores da teoria. Os buracos negros são geralmente considerados “armadilhas mortais”, com uma gravidade que funciona como um vácuo de alta potência de onde nada, nem mesmo a luz, pode escapar. Pensa-se que estão no centro de cada galáxia, incluindo a Via Láctea. Poplawski crê que, quando os buracos negros alcançam o limite da sua singularidade, isso pode levar a um grande estrondo. O motivo do limite (e, posteriormente, da explosão criadora de universo que se segue) é que os buracos negros giram – a velocida...