Avançar para o conteúdo principal

Paguei 61€ por 350 quilómetros de autonomia - Mais caro que gasolina!

 

Se há coisa que começo a detestar enquanto testo carros elétricos no meu dia-a-dia, é mesmo o facto de ser impossível perceber o que se vai pagar em cada posto, por muitas contas e simulações que se tente fazer.

Aliás, há alguns meses atrás, já contei a história que na minha terra (Salvaterra de Magos), o mesmíssimo posto da terra ao lado (Benavente), é 1 cêntimo mais caro por minuto. O mesmo posto, a mesma energia e potência (11kW), e por isso o mesmo tempo de carregamento. É mais caro, só porque sim. Até porque o munícipio “ofereceu” o terreno para o carregador. Tal e qual como na terra ao lado.

Isto é algo que se repete em todo o lado, e que apesar de estar melhor, ainda é um problema sério para quem apenas quer carregar o seu veículo elétrico para evitar ficar a pé.

61€? Como?

Pois bem, há pouco tempo andei a testar um Polestar 3, que tem uma bateria de grandes dimensões (100kWh). Fui dar uma volta a Lisboa para aproveitar as campanhas de Black Friday, e claro, decidi dar uma boa carregadela porque já não chegava a casa. Resultado? Qualquer poupança que fiz nas compras de fins-de-semana, ficou na fatura do carregamento.

61€. Ainda nem sei como isto é possível.

Paguei 61€ por um carregamento… Ainda dói!

Portanto, estamos a falar do carregador LSB-00713 montado em Lisboa, na zona do Oriente. Muito perto do Casino e do centro comercial Vasco da Gama. É um dos únicos carregadores rápidos da zona, mas é também um carregador que está quase sempre vago.

Pois… Percebi agora porquê! É um dos carregadores mais caros da zona!

Para teres ideia dos valores, podes ver a imagem em baixo retirada da fatura da EDP. Que é o contrato que utilizei neste dia.

Em suma, foram 80.958kWh consumidos, num carregamento de 1 hora e 2 minutos. Paguei 20.61€ pela energia consumida, e depois 28.83€ pelo uso do posto (OPC). Isto significa que, antes do IVA (23%), paguei 49.60€ por um único carregamento que me deve ter dado cerca de 350 quilómetros de autonomia.

Como disse em cima, aos cerca de 49€ mencionados, tenho de acrescentar o IVA, o que eleva este carregamento a mais ou menos 61€. Sim, 61€ por um carregamento a um carro elétrico num carregador de rua.

Sim, agora podes dizer que eu devia ter visto, que devia ter feito mais contas, etc… Até porque em apps como a MIIO, existem vários utilizadores a afirmar que este local é caríssimo. Aliás, sempre foi caro, até quando o posto era mais antigo e tinha menos potência.

Mas… Isto é forma de algo funcionar? 61€ por 1 hora? Enfim…


Paguei 61€ por um carregamento... Ainda dói! - Leak


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Gripe K: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

  A gripe K, também conhecida como influenza A H3N2, subclado K, é uma doença que pode causar sintomas como febre, tosse, dor no corpo e dor de garganta, por exemplo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a gripe K é uma variante do vírus Influenza A, subtipo H3N2, que se originou de um vírus da gripe aviária e passou por uma modificação genética. Em casos de suspeita de gripe K, é recomendado consultar o clínico geral, pediatra ou infectologista. Assim, o médico pode fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito por meio do repouso, ingestão adequada de líquidos e, em alguns casos, o uso de remédios antivirais. Sintomas de gripe K Os principais sintomas de gripe K são: Tosse; Febre; Dor de cabeça; Nariz entupido; Coriza; Dores no corpo; Dor de garganta; Mal-estar. Assim como o subtipo H3N2, a gripe K também pode causar sintomas mais graves especialmente em crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas. Assim, a gripe K pode causar t...