Avançar para o conteúdo principal

Cientistas japoneses conseguiram “ver” Matéria Escura pela primeira vez na História

 

Cientistas japoneses conseguiram “ver” Matéria Escura pela primeira vez na História

Cientistas japoneses conseguiram “ver” Matéria Escura pela primeira vez na História

A descoberta, se confirmada, resolve um dos maiores mistérios da Física, após um detetor japonês ter registado interações raras, que podem estar ligadas a um fenómeno de "brilho" misterioso no centro da Via Láctea.

A comunidade científica global está em alvoroço após a notícia de que cientistas da Universidade de Tóquio confirmaram terem detetado os primeiros sinais diretos da elusiva Matéria Escura, graças a um brilho misterioso captado no centro da Via Láctea. 

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt

Se esta descoberta for confirmada por outras experiências internacionais, representa um dos maiores avanços na Física e Cosmologia do século, resolvendo o enigma da matéria que constitui aproximadamente 85% de toda a massa do Universo, uma teoria de 1930 do astrónomo suíço Fritz Zwicky, que até hoje não tinha sido provada.

Materia Escura
Gráfico da NASA, que identifica os três principais componentes do qual é feito o Universo.

O avanço foi alcançado através de registos captados pelo telescópio espacial Fermi de raios Gama da Nasa, que foi desenhado para capturar as interações incrivelmente raras e fracas das partículas de Matéria Escura, frequentemente teorizadas como Partículas Massivas de Interação Fraca (WIMPs), com os núcleos de átomos convencionais.

No entanto, a validação desta descoberta é crucial. A Matéria Escura não emite, absorve ou reflete luz, sendo a sua presença inferida apenas pelos efeitos gravitacionais que exerce sobre a matéria visível. Esta dificuldade em isolar o sinal das WIMPs levou a que a equipa japonesa publicasse os seus resultados de forma cautelosa.

Materia Escura
Primeira "fotografia" da Matéria Escura, captada no centro da Via Láctea, pelo Telescópio Espacial Fermi de raios Gama.

Ainda a dar força à investigação, um novo estudo científico sugere que a Matéria Escura pode não ser totalmente "invisível", reportando a deteção de um "brilho galáctico misterioso" que não pode ser explicado pela matéria normal, como pulsares ou supernovas. Este brilho, que pode ser o resultado de partículas de Matéria Escura a desintegrarem-se ou a chocarem, oferece uma nova via de observação que se pode ligar à detecção inicial feita pela equipa de investigadores japoneses.

A evidência inicial, em conjunto com o novo estudo do brilho galáctico, abre caminho para uma nova era de investigação que poderá reescrever os modelos cosmológicos e, finalmente, preencher a vasta lacuna de conhecimento sobre a composição fundamental do cosmos.

Para já, várias equipas independentes irão analisar os dados recolhidos, bem como pesquisar por outras situações com assinaturas de raios gama semelhantes noutros locais, nomeadamente em galáxias anãs que são ricas em matéria escura. Assim que mais dados forem acumulados, a evidência permitirá provar que os raios gama detetados têm efetivamente origem na matéria escura.


Cientistas japoneses conseguiram “ver” Matéria Escura pela primeira vez na História


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Já temos memória RAM a 1200€ em Portugal

  Crise da RAM em Portugal? preços disparam, pré-builds voltam a fazer sentido e a culpa é da IA. Sim, a febre já chegou a Portugal. Seja pelo stock “antigo” estar a escoar demasiado rápido, ou porque as lojas sabem que podem aproveitar a onda para fazer dinheiro a sério com o stock que tinham em armazém, a realidade é que os preços estão a aumentar a uma velocidade absurda. Por isso, se estás a montar um PC novo ou a pensar fazer upgrade de RAM, já levaste com o choque. Ou seja, kits que há meses custavam 60 ou 70 euros agora andam nos 400, 500 ou até 700 euros.  Não, não é exagero . Há quem tenha comprado 32 GB DDR5 6000 por 70 euros em março e hoje vê exatamente o mesmo kit a 700 euros. O que é que se passou para os preços da RAM ficarem fora de controlo em tão pouco tempo? RAM está a disparar. E não é só “ganância das lojas”. Sim, é verdade que os fornecedores e próprias lojas estão a aproveitar a onda. Porque o stock não desaparece assim de um momento para o outro. Mas a ...

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...