Avançar para o conteúdo principal

Cientistas conseguem manipular antimatéria com raio laser pela primeira vez


 Avanço científico permite a uma equipa baseada no CERN usar um laser especializado para manipular antimatéria, abrindo caminho a potenciais novas descobertas neste domínio


A questão sobre a escassez de antimatéria no Universo quando comparada com a abundância de matéria intriga a comunidade científica. Agora, a manipulação de antimatéria com recurso a um laser especializado pode ajudar a trazer mais clareza ao assunto. A equipa do projeto ALPHA (Antihydrogen Laser Physics Apparatus) do CERN anunciou ter conseguido abrandar partículas de antihidrogénio arrefecendo-as a temperaturas próximas do zero absoluto e que a inovação vai ter “implicações de longo alcance para os estudos sobre antimatéria”.


Makoto Fujiwara, investigador envolvido no projeto e porta-voz da equipa ALPHA Canadá, explica que o que agora foi conseguido, é o resultado de vários anos de investigação. “Trabalho no campo da Física de antimatéria há 20 anos e o arrefecimento a laser é um dos meus sonhos há muito tempo. Quando comecei, não sabíamos como produzir átomos de antimatéria em grandes quantidades – isto foi no fim da década de 1990 (…) É verdadeiramente excitante de duas formas: realizamos um sonho a que nos propusemos há muitos anos e abrimos muitas novas oportunidades agora”, cita a publicação Vice.


A manipulação com recurso a arrefecimento por laser de diferentes materiais já é usada há algum tempo e abriu caminho a muitas descobertas, mas esta é a primeira vez que é aplicada com sucesso a átomos de antimatéria.


As partículas de antimatéria são idênticas às de matéria, com a diferença de terem a carga exatamente oposta. Uma vez que são idênticas e opostas, quando colidem dão origem a reações de aniquilação espetaculares, criando subprodutos que podem ser detetados em laboratório e que provam a existência de antimatéria. O facto de existir atualmente mais matéria do que antimatéria no universo tem levantado questões e está espelhado no que se convencionou chamar o problema de assimetria de antimatéria.


Devido às suas reações combustíveis e pela hostilidade do nosso ambiente para a antimatéria, tem sido difícil à comunidade isolar estas partículas e ter tempo suficiente para as estudar. Este avanço, ao abrandar as partículas, vai permitir aos investigadores realizar observações mais precisas e eventualmente até manipular as partículas para conseguir fazer experiências e obter respostas.


O trabalho de afinação do ALPHA tem vindo a ser desenvolvido nos últimos dez anos até se conseguir disparar na frequência exata para abrandar as partículas geralmente a uma velocidade de 300 km/h para cerca de 50 km/h.


A equipa pretende continuar a melhorar a técnica para testar a premissa fundamental de que a antimatéria é idêntica à matéria, exceto na carga.


https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/ciencia-ei/2021-04-01-cientistas-conseguem-manipular-antimateria-com-raio-laser-pela-primeira-vez/

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di