Avançar para o conteúdo principal

Sesta ao volante de um Tesla chega a tribunal e pode fazer história


 Leran Cai é um nome que não será conhecido de muita gente, mas, em breve, poderá estar na boca do mundo. A razão? Conduziu um Tesla a dormir.


É, para os especialistas canadianos, um caso sem precedentes: Leran Cai está acusado de condução perigosa, perto da cidade de Ponoka, província de Alberta, depois de ter sido apanhado a dormir ao volante de um Tesla autónomo (conduzido por um sistema de controlo computacional).


Segundo a imprensa local, que cita documentos judiciais, o caso aconteceu a 9 de julho, quando automobilistas e agentes da Polícia repararam num Tesla Model S 2019 que operava sozinho, sem condutor. Ou, pelo menos, sem condutor minimamente atento.


As testemunhas e as autoridades alegam que o homem e um passageiro que seguia no carro estavam a dormir, com os assentos inclinados para trás, enquanto o Tesla viajava a cerca de 150 km/hora, numa autoestrada perto de Ponoka. Como, na maioria das autoestradas do Canadá, o limite máximo de velocidade é de 110 km/hora, o arguido está também acusado de excesso de velocidade.


O caso, que está a ser julgado em tribunal, é raro. "Não sei se existiu qualquer outro caso na lei canadiana em que alguém dormiu num carro autónomo acusado de condução perigosa", disse a advogada Kyla Lee, de uma conhecida empresa de advocacia de Vancouver, ao jornal "Global News".


Carros ainda precisam de condutor


A proliferação de veículos autónomos, iniciada pela empresa de carros elétricos Tesla, representa um desafio para os reguladores que tentam determinar a segurança e a eficácia dos sistemas. Os veículos têm uma ferramenta de piloto automático destinada a auxiliar os condutores, mas a tecnologia de segurança de ponta tem sido sujeita a abusos. "Não são sistemas autónomos. Ainda vêm com a responsabilidade de serem conduzidos" alertou o superintendente Gary Graham, da Polícia de Trânsito de Alberta.



"Todos os novos carros da Tesla vêm de fábrica com hardware avançado, capaz de fornecer recursos de piloto automático hoje e recursos completos de direção autónoma no futuro", pode ler-se no site da Tesla.


https://www.jn.pt/mundo/sesta-ao-volante-de-um-tesla-chega-a-tribunal-e-pode-fazer-historia-13187195.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Movimentos antiocupas já estão em Portugal e autoridades tentam identificar membros

 Investigação surge depois de há uma semana e meia, a TVI ter revelado que estes movimentos, já conhecidos em Espanha, tinham chegado a Portugal As autoridades portuguesas estão a tentar identificar as pessoas envolvidas em empresas e movimentos antiocupas, grupos que se dedicam a expulsar quem ocupa ilegalmente uma casa ou um imóvel. A investigação surge depois de há uma semana e meia a TVI ter revelado que estes movimentos, já conhecidos em Espanha, tinham chegado a Portugal. Os grupos antiocupas têm-se multiplicado no nosso país, sendo que uns vêm de Espanha, outros nasceram em Portugal e todos com o mesmo princípio: devolver casas a quem é o legítimo proprietário. Os grupos que tentam devolver as casas são conhecidos pelo uso da força, mas o grupo com quem a TVI falou diz ser diferente. Solicitações não têm faltado, já que têm sido muitas as casas ocupadas de forma ilegal, em todo o país. Os grupos, que surgem como falta de resposta da lei, garantem que atuam de forma legal, ma...

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...