Avançar para o conteúdo principal

O que deve (sempre) conferir ao inspecionar um veículo usado


 Vai comprar um veículo usado? Antes de fazer negócio, preste atenção a todos os pormenores. Aqui ficam alguns aspetos a ter em atenção, num artigo realizado em parceria com o AvaliarCarro.com.

A compra de um automóvel usado implica sempre alguns cuidados e uma atenção redobrada a alguns “detalhes” no momento de inspecionar o modelo da sua escolha.

Neste artigo, parceria entre o Motor 24 e o AvaliarCarro.com focamo-nos nos principais aspetos a ter em consideração antes de avançar para o negócio.


Exterior do veículo

Observe o veículo com luz do dia, de preferência num dia sem chuva, para poder ver bem o estado da pintura e detetar a existência de mossas, riscos ou ferrugem. As zonas mais expostas à ferrugem serão o guarda-lamas, as extremidades do capô e bagageira, e a parte de baixo do veículo.

Observe sempre se a carroçaria está homogénea, quer em termos de pintura quer em folgas entre painéis. Se detetar desalinhamentos, isso poderá indicar que a viatura já sofreu um choque.

Nos pneus, verifique se o desgaste é regular ou irregular. O desgaste deve abranger por completo a largura dos pneus e deverá ser igual nos pneus no lado direito e esquerdo. Caso observe maior desgaste na parte de fora dos pneus frontais, isso poderá ser um indicador de que o carro foi sujeito a uma condução agressiva.

Se o desgaste nos pneus for irregular, poderão existir problemas na suspensão ou equilibragem das rodas.

Para testar a suspensão, caminhe à volta do carro e veja se se encontra bem nivelado. Balouce cada uma das extremidades do carro para cima e para baixo. Se os amortecedores estiverem em bom estado, o carro deve voltar a balouçar apenas mais uma vez. Se continuar a balouçar, poderão haver problemas na suspensão.


Abrir o capot

Abra o capô e observe o interior. Verifique se o número do chassis coincide com o que está no documento único automóvel. Se não coincidir, não será bom sinal.

Observe ainda o estado do motor. “Se o motor estiver demasiado limpo, isso será um sinal de alerta. Essa limpeza poderá estar a dissimular fugas de óleo ou do carburador”, refere Luís Ribeirinho, do AvaliarCarro.com.

Observe a data de validade da bateria. Se já tiver sido colocada há mais de 4 anos, provavelmente estará na altura de a trocar.

Confirme se os níveis de óleo estão corretos. Se não estiverem, isso indica que o proprietário não foi meticuloso com a manutenção do automóvel.


Habitáculo em ordem

Posicione todos os bancos nas suas posições máximas e mínimas, afim de verificar se estão todos em condições, assim como todos os cintos de segurança. Teste se todas as portas abrem e fecham sem dificuldade, assim como os vidros de abertura manual.

Com os vidros fechados, verifique se existem cheiros dentro da viatura. Se detetar cheiro a mofo ou humidade, isso poderá indicar que existem fugas que permitem entrada de água no veículo.

Antes de colocar o motor a trabalhar, ligue a chave e verifique se todas as luzes do tablier estão a funcionar corretamente e se não há nenhum sinal de alarme. Teste o funcionamento dos vidros elétricos, assim como o funcionamento do rádio e do ar condicionado.


Bagageira composta

Abrindo a bagageira, deve conferir se existem todos os elementos necessários em caso de sinistro, tais como o gancho de reboque, o colete de sinalização ou o triângulo. Observe novamente se há cheiros de humidade ou ferrugens, quer na bagageira quer no pneu sobresselente.


Testar condução

Quando conduzir o carro, procure passar por vários tipos de piso: retas e curvas, subidas e descidas, terra batida e alcatrão. Experimente, também, a condução em auto-estrada, assim como o estacionamento. Verifique se existem ruídos que se ouçam dentro do veículo, durante a condução.

Se a condução correr bem, estará na altura de negociar o preço. O AvaliarCarro.com fornece uma ficha técnica detalhada para o veículo que pretende comprar, que indica qual o preço a que veículos usados do mesmo ano, modelo e versão estão a ser comprados em Portugal, pelo consumidor final, a empresas de comércio automóvel. Geralmente, estas empresas vendem o veículo já com a revisão feita e oferecem garantia. O valor indicado nesta ficha terá em conta a quilometragem real do veículo.


https://www.motor24.pt/area-de-servico/o-que-deve-sempre-conferir-ao-inspecionar-um-veiculo-usado/1500976/

Comentários

Notícias mais vistas:

Um novo visitante interestelar está a caminho do nosso Sistema Solar

O cometa 3I/ATLAS é o terceiro  destes raros visitantes que oferece aos cientistas   uma rara oportunidade de estudar algo fora do nosso Sistema Solar. U m novo objeto vindo do espaço interestelar está a entrar no nosso Sistema Solar. É apenas o terceiro alguma vez detetado e, embora não represente perigo para a Terra, está a aproximar-se - e poderá ser o maior visitante extrassolar de sempre. A  NASA confirmou  esta quarta-feira a descoberta de um novo objeto interestelar que passará pelo nosso Sistema Solar. Não representa qualquer ameaça para a Terra, mas passará relativamente perto: dentro da órbita de Marte. Trata-se apenas do   terceiro objeto interestelar   alguma vez detetado pela humanidade. E este, além de estar a mover-se mais depressa do que os anteriores, poderá ser o maior. Um brilho vindo de Sagitário A 1 de julho, o telescópio  ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System) , instalado em Rio Hurtado, no Chile, registou um brilho...

A otimização de energia do Paquistão via mineração de bitcoin recebe 3 meses de teste após a rejeição parcial do FMI

  FMI rejeita parcialmente proposta do Paquistão para mineração de Bitcoin com eletricidade subsidiada O Fundo Monetário Internacional (FMI) recusou-se a endossar totalmente a proposta do Paquistão para uma tarifa de eletricidade subsidiada destinada a impulsionar operações de mineração de Bitcoin, segundo noticiou o portal local Lucro a 3 de julho. De acordo com o relatório, Fakhray Alam Irfan, presidente do Comité Permanente de Energia do Senado do Paquistão, revelou que o FMI aprovou apenas um período de alívio de três meses — metade dos seis meses inicialmente propostos — alegando riscos de distorção do mercado e pressão adicional sobre o já sobrecarregado setor energético do país. Esta rejeição parcial reflete o ceticismo mais amplo do FMI relativamente à adoção de criptomoedas a nível nacional. Alertas semelhantes foram dirigidos a outros países, como El Salvador, onde o FMI desaconselhou o envolvimento direto do governo na mineração e acumulação de Bitcoin. Importa referir ...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook