Avançar para o conteúdo principal

Pode ser o colapso. Presidente da Toyota critica corrida ao elétrico


 Numa altura em que mercado, fabricantes e poder político parecem render-se, incondicionalmente, ao Veículo Elétrico, Akio Toyoda, presidente da Toyota, assume as suas preocupações relativamente a esta nova realidade. Defendendo, mesmo, que, a tão desejada transição, pode acabar no colapso da indústria!


Líder do maior construtor automóvel mundial, o qual foi também um dos primeiros fabricantes a contribuir para a impulsão da Mobilidade Elétrica, Akio Toyoda vê hoje, com alguma apreensão, a intenção dos políticos banirem por completo os motores de combustão, para abrirem caminho para os veículos zero emissões.


Falando numa conferência da Associação de Construtores Automóveis do Japão, na qual desempenha as funções de Chairman, o presidente da Toyota começou por recordar que o Japão chegaria ao verão sem eletricidade, caso todos os veículos no país fossem elétricos.


Face àquela que é realidade atual, a transição para a Mobilidade Elétrica só poderá ser uma realidade, segundo Toyoda, mediante a instalação de uma infraestrutura de carregamento, cuja implementação deverá custar entre 110,5 mil milhões e 293,2 mil milhões de euros, cita o The Wall Street Journal.


“Quando os políticos vêem dizer ‘Vamos livrar-nos de todos os carros a gasolina!’, será que compreendem verdadeiramente o que estão a dizer?”, interrogou-se Toyoda, garantindo que, caso os decisores decidam ir, realmente, em frente com o fim dos motores de combustão, “o modelo de negócio que a  indústria hoje em dia tem, vai certamente colapsar”.


De resto, o presidente da Toyoda aponta, mesmo, o dedo aos políticos japoneses, ao recordar que, apesar da preocupação que dizem ter com o Ambiente, o Japão continua a produzir a maior parte da sua eletricidade a partir do carvão e do gás natural. O que faz com que, “quanto mais EVs fabricamos, maior é quantidade de dióxido de carbono produzida”.


Apesar de ter sido um dos pioneiros na comercialização de veículos híbridos, elétricos e até a hidrogénio, a Toyota também tem sido um dos fabricantes mais relutantes, relativamente à transição para a mobilidade exclusivamente elétrica. Ainda que, nos tempos mais recentes, o construtor tenha dado mostras de um pouco mais de receptividade à ideia de avançar com a construção de novos modelos zero emissões, para lançar nos próximos anos.


Aliás, a Toyota tem, inclusivamente, sido apontada, como um dos fabricantes na liderança do desenvolvimento de baterias de estado sólido, com os rumores a apontarem para que venha a dar a conhecer um protótipo com esta tecnologia, já durante o próximo ano.


https://www.turbo.pt/akio-toyoda-eletrico/

Comentários

Notícias mais vistas:

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook

Ameaça quântica: Satoshi Nakamoto deixou um plano para salvar o Bitcoin

 Em 2010, o criador do Bitcoin antecipou os perigos que a computação quântica poderia trazer para o futuro da criptomoeda e apresentou sugestões para lidar com uma possível quebra do algoritmo de criptografia SHA-256. Ameaça quântica: Satoshi Nakamoto deixou um plano para salvar o Bitcoin Um novo avanço no campo da computação quântica deixou a comunidade de criptomoedas em alerta sobre a possibilidade de quebra do algoritmo de criptografia SHA-256 do Bitcoin BTC, comprometendo a integridade das chaves privadas e colocando os fundos dos usuários em risco. Em 9 de dezembro, o Google apresentou ao mundo o Willow, um chip de computação quântica capaz de resolver, em menos de cinco minutos, problemas computacionais insolúveis para os supercomputadores mais avançados em uso nos dias de hoje. Apesar do alarde, Satoshi Nakamoto, o visionário criador do Bitcoin, já antecipara a ameaça quântica e sugerira duas medidas para mitigá-la. Em uma postagem no fórum Bitcoin Talk em junho de 2010, Sa...