Numa altura em que mercado, fabricantes e poder político parecem render-se, incondicionalmente, ao Veículo Elétrico, Akio Toyoda, presidente da Toyota, assume as suas preocupações relativamente a esta nova realidade. Defendendo, mesmo, que, a tão desejada transição, pode acabar no colapso da indústria!
Líder do maior construtor automóvel mundial, o qual foi também um dos primeiros fabricantes a contribuir para a impulsão da Mobilidade Elétrica, Akio Toyoda vê hoje, com alguma apreensão, a intenção dos políticos banirem por completo os motores de combustão, para abrirem caminho para os veículos zero emissões.
Falando numa conferência da Associação de Construtores Automóveis do Japão, na qual desempenha as funções de Chairman, o presidente da Toyota começou por recordar que o Japão chegaria ao verão sem eletricidade, caso todos os veículos no país fossem elétricos.
Face àquela que é realidade atual, a transição para a Mobilidade Elétrica só poderá ser uma realidade, segundo Toyoda, mediante a instalação de uma infraestrutura de carregamento, cuja implementação deverá custar entre 110,5 mil milhões e 293,2 mil milhões de euros, cita o The Wall Street Journal.
“Quando os políticos vêem dizer ‘Vamos livrar-nos de todos os carros a gasolina!’, será que compreendem verdadeiramente o que estão a dizer?”, interrogou-se Toyoda, garantindo que, caso os decisores decidam ir, realmente, em frente com o fim dos motores de combustão, “o modelo de negócio que a indústria hoje em dia tem, vai certamente colapsar”.
De resto, o presidente da Toyoda aponta, mesmo, o dedo aos políticos japoneses, ao recordar que, apesar da preocupação que dizem ter com o Ambiente, o Japão continua a produzir a maior parte da sua eletricidade a partir do carvão e do gás natural. O que faz com que, “quanto mais EVs fabricamos, maior é quantidade de dióxido de carbono produzida”.
Apesar de ter sido um dos pioneiros na comercialização de veículos híbridos, elétricos e até a hidrogénio, a Toyota também tem sido um dos fabricantes mais relutantes, relativamente à transição para a mobilidade exclusivamente elétrica. Ainda que, nos tempos mais recentes, o construtor tenha dado mostras de um pouco mais de receptividade à ideia de avançar com a construção de novos modelos zero emissões, para lançar nos próximos anos.
Aliás, a Toyota tem, inclusivamente, sido apontada, como um dos fabricantes na liderança do desenvolvimento de baterias de estado sólido, com os rumores a apontarem para que venha a dar a conhecer um protótipo com esta tecnologia, já durante o próximo ano.
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