Avançar para o conteúdo principal

Cientistas atingem teletransporte quântico de longa distância. Internet quântica está mais perto


Inovação pode revolucionar o armazenamento e a computação de dados, ao mesmo tempo que inaugura uma nova era de comunicação com o que se espera que seja a chegada de uma internet quântica.


 Cientistas da NASA conseguiram alcançar, pela primeira vez, o que se chama de teletransporte quântico a uma longa distância - 44 km -, conseguindo transferir informação de forma imediata, ​​​​​​​isto usando a infraestrutura de internet já existente.


Esta transferência instantânea de unidades de informação quântica, também conhecida como qubits, permite atingir uma velocidade mais rápida do que a da luz, e possuí 90% de fiabilidade.


A inovação, para além de poder ser útil no desenvolvimento de um serviço de internet quântica, que revolucionaria o armazenamento e a computação de dados, pode também iniciar uma nova era na comunicação mais segura e de resultados mais rápidos e eficientes a resolver problemas.


Os qubits funcionam de uma nova forma, substituindo os tradicionais bits - os 1 e 0 típicos da informação digital - por estes bits quânticos, que conseguem funcionar tanto como os bits 1 e 0, mas ao mesmo tempo existem num estado de sobreposição, o que faz com que cada novo qubit adicionado num computador aumenta o seu poder de forma exponencial e não de forma linear, como acontecia até aqui.


Este teletransporte é, nada mais do que uma transição de estados quânticos de um lado para o outro. Esta transferência é feita usando o chamado entrelaçamento quântico, onde duas partículas se ligam de tal forma que as informações chegam em simultâneo.


"Queríamos chagar mais longe com este tipo de investigação e tomar passos importantes para ter aplicações de mundo real para as comunicações e redes quânticas", disse à Motherboard Panagiotis Spentzouris, líder do programa de Ciência Quântica do Fermilab.



A esperança é chegar a uma internet quântica, mas para isso ainda é preciso mais trabalho de investigação.


Os computadores quânticos são capazes de níveis de computação cerca de 100 biliões de vezes mais rápidos do que os supercomputadores mais potentes na atualidade. Equipas da Google e da Universidade de Ciência e Tecnologia da China conseguiram feitos inéditos com computadores quânticos recentemente.


A investigação foi publicada na PRX Quantum, um jornal científico, por investigadores da NASA, Fermilab, AT&T, Caltech, Universidade de Harvard e Universidade de Calgary.



Comentários

Notícias mais vistas:

Governo vai apoiar reconstrução de casas até 10.000 euros sem necessidade de documentação

 O Governo vai apoiar a reconstrução de habitação própria e permanente em intervenções até 10.000 euros "sem necessidade de documentação" para os casos em que não haja cobertura de seguro, anunciou hoje o primeiro-ministro. O Governo vai apoiar a reconstrução de habitação própria e permanente em intervenções até 10.000 euros "sem necessidade de documentação" para os casos em que não haja cobertura de seguro, anunciou hoje o primeiro-ministro. O mesmo montante estará disponível para situações relacionadas com agricultura e floresta exatamente no mesmo montante. Luís Montenegro falava no final da reunião extraordinária do Conselho de Ministros, que durou cerca de três horas e decorreu na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento (Lisboa). De acordo com o primeiro-ministro, esses apoios para a reconstrução de casas serão acompanhados de vistorias das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e das Câmaras Municipais. "O mesmo procedimento tam...

Isenção de portagens por uma semana para quem entra e sai em 4 nós de acesso da A8, A17, A14 e A19

  Isenção nas autoestradas A8, A17, A14 e A19 só se aplica a quem entra ou sai em quatro nós e não ao tráfego que atravessa as vias. Brisa vai acomodar 30% da receita perdida. Estado paga o resto. O Governo anunciou a isenção de portagens durante uma semana nos nós que servem as zonas afetadas pela depressão Kristin. Estas isenções vão abranger troços da A8, A17, A14 e A19 e vão começar a ser aplicadas à meia noite e estender-se até às 24 horas do dia 10 de fevereiro, a próxima terça-feira. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, durante uma visita a uma empresa de Pombal. O Ministério das Infraestruturas e Habitação esclareceu entretanto, em comunicado que troços vão ficar isentos de portagens até 10 de fevereiro. E acrescentou que o tráfego que atravesse as autoestradas entre os nós acima referidos não será isentado. Fica isento todo o tráfego que tenha origem ou destino: Na A8, entre o nó de Valado de Frades e o nó de Leiria Nascente (COL); Na A17, entre o n...

Tempestade "Kristin": Conselho de Ministros adota medidas no montante de 2,5 mil milhões de euros

Conselho de Ministros, Lisboa, 1 fevereiro 2026 (Gonçalo Borges Dias/GPM)  O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, anunciou hoje, dia 1 de fevereiro, a adoção, pelo Conselho de Ministros, de um pacote de medidas destinado a apoiar as populações e as empresas na recuperação dos efeitos da tempestade "Kristin", que atingiu o território nacional na noite de 27 para 28 de janeiro. Além do prolongamento do estado de calamidade até 8 de fevereiro, foi apresentado um conjunto de medidas de emergência e de recuperação, num valor global de 2,5 mil milhões de euros, dirigido ao apoio aos cidadãos, às empresas e à recuperação de infraestruturas públicas e privadas. Aprovou uma Resolução do Conselho de Ministros (RCM) que alargou temporal e territorialmente a situação de calamidade em resultado da tempestade "Kristin", decretada pela RCM n.º 15-B/2026, nos seguintes termos: a) A situação de calamidade é prolongada até Às 23h59 do dia 8 de fevereiro de 2026,considerando as persist...