Avançar para o conteúdo principal

Cientistas transformam hidrogénio em metal


 Depois de inúmeras tentativas, uma equipa de cientistas da Universidade de Harvard conseguiu alcançar aquilo que parecia apenas uma hipótese digna de um filme de ficção cientifica.  Esta equipa de uma das mais conceituadas universidades do mundo conseguiu transformar hidrogénio em metal, um feito com poder para revolucionar o mundo.


Há mais de um século, várias cientistas vinham a tentar encontrar a fórmula mágica para transformar hidrogénio em metal, mas Isaac Silvera e Ranga Dias foram os primeiros a conseguir tamanho feito. A proeza está já a ser comparada com o “Santo Graal da física de alta-pressão”, uma vez que a substancia agora descoberta é o material mais raro e valioso do planeta.


Mas qual é a real importância desta descoberta cientifica? Ora, o material agora descoberto tem um enorme potencial para o sector da indústria, uma vez que possibilitaria a produção de carros super-eficientes, comboios de alta velocidade ou computadores ultra rápidos.


A descoberta ainda se encontra em fase de estudo, sendo apenas observável através de dois diamantes, que são utilizados para esmagar o liquido de hidrogénio em temperaturas inferiores às de congelamento. Os testes são promissores, mas uma dúvida persiste: será este novo material estável sob pressão e a temperaturas normais?


Próximo passo a dar por esta equipa de cientistas? Já que neste momento é necessária uma quantidade de energia gigante para produzir metal a partir de hidrogénio, estes cientistas querem encontrar uma forma de “criar fios a partir desse material e usá-los na rede de electricidade, pois isso podia mudar a história”, diz, esperançado, o cientista Isaac Silvera.


https://greensavers.sapo.pt/cientistas-transformam-hidrogenio-em-metal/

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

As obras "faraónicas" e os contratos públicos

  Apesar da instabilidade dos mercados financeiros internacionais, e das dúvidas sobre a sustentabilidade da economia portuguesa em cenário de quase estagnação na Europa, o Governo mantém na agenda um mega pacote de obras faraónicas.  A obra que vai ficar mais cara ao país é, precisamente, a da construção de uma nova rede de alta velocidade ferroviária cujos contornos não se entendem, a não ser que seja para encher os bolsos a alguns à custa do contribuinte e da competitividade. Veja o vídeo e saiba tudo em: As obras "faraónicas" e os contratos públicos - SIC Notícias

Motor de desenvolvimento ou de danos irreparáveis? Parque solar planeado para Portugal abre polémica

    Vista da central solar de Serpa, no sul de Portugal, quarta-feira, 28 de março de 2007.  -    Direitos de autor    ANTONIO CARRAPATO/AP2007 Direitos de autor ANTONIO CARRAPATO/AP2007 A empresa por detrás do projeto promete "conciliar a produção de energia renovável com a valorização ambiental do território". Ainda assim, as associações ambientalistas e os municípios têm-se insurgido contra a implantação do Parque Solar Fotovoltaico Sophia. Quais os motivos? Um novo projeto solar, que será sediado no distrito português de Castelo Branco, está a ser amplamente contestado tanto pelas associações ambientalistas como pelos próprios municípios. Chama-se Parque Solar Fotovoltaico Sophia e, segundo anunciado no  site da empresa por detrás da iniciativa , a Lightsource bp, o seu objetivo passa por " conciliar a produção de energia renovável com a valorização ambiental do território  e benefícios duradouros para as comunidades locais". Tratar-...