Avançar para o conteúdo principal

CEO da Apple alerta que algoritmos podem levar a sociedade à catástrofe


 Tim Cook avisa para as consequências desastrosas se os algoritmos forem cada vez mais usados para produzir desinformação e alimentar teorias da conspiração


O diretor executivo da Apple expressou preocupação relativamente às consequências de se utilizarem algoritmos para cativar cada vez mais utilizadores e assegurar que estão a interagir com os conteúdos, a qualquer custo. Segundo Tim Cook, as empresas estão mais preocupadas com o que conseguem fazer sem serem apanhadas, em vez de se focarem nas formas mais éticas e legais de conseguir aumentar as métricas dos utilizadores.


“Num momento de desinformação galopante e de teorias da conspiração alimentadas por algoritmos, não podemos ignorar a teoria da tecnologia que diz que todas as interações [das audiências] são boas interações – com o objetivo de recolher tantos dados quantos possível. (…) Quais são as consequências de vermos milhares de utilizadores juntarem-se a grupos extremistas e depois a perpetuarem um algoritmo que recomenda ainda mais?”, advertiu o executivo da Apple na conferência Computer, Privacy and Data Protection, citado pela ZDNet.


Tim Cook admite que a Apple pode ser ingénua, mas que prefere medir a tecnologia pelo bem que faz na vida dos utilizadores: “Será que o futuro irá pertencer às inovações que tornam as nossas vidas melhores, mais ricas e mais humanas? Ou vai pertencer àquelas ferramentas que dão primazia à nossa atenção, excluindo tudo o resto, a compor os nossos medos e a agregar o extremismo, para servir anúncios direcionados e mais invasivos do que nunca sobre todas as outras ambições?”.


“Está na hora de pararmos de fingir que esta abordagem não tem um custo – de polarização, de perda de confiança e, sim, de violência”, disse ainda, para depois acrescentar: “Não podemos permitir que um dilema social se transforme numa catástrofe social”.


A Apple vai lançar em breve o App Tracking Transparency, uma forma de alertar os utilizadores quando as apps tentam aceder a identificadores de publicidade dos sistemas operativos da marca – o que tem motivado uma guerra pública entre a tecnológica e o Facebook.


https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/mercados/2021-02-01-ceo-da-apple-alerta-que-algoritmos-podem-levar-a-sociedade-a-catastrofe/

Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Foram necessários 250 anos para construir o que Trump está a tentar destruir

Os esforços do presidente Donald Trump para reformular o governo federal o máximo possível e o mais rapidamente possível destruiriam agências que existem há décadas ou mais. Os seus planos mais amplos reformulariam elementos da infraestrutura governamental que existem há séculos. De Benjamin Franklin a John F. Kennedy e de Richard Nixon a Barack Obama, foi necessária toda a história dos Estados Unidos para construir parte do que Trump tem falado em tentar destruir, privatizar ou reformular. E isso sem contar as reformas que ele está a planear para programas de segurança social, como a  Previdência Social  e o Medicare,  que ele afirma , sem provas, estarem  cheios de fraudes , mas que também estão em caminhos objetivamente  insustentáveis . Serviço Postal dos EUA Estes dois selos postais dos Estados Unidos, com as imagens de Benjamin Franklin e George Washington, entraram em vigor a 1 de julho de 1847.  (Museu Postal Nacional Smithsonian) Fundado em 1775 Os...

Porque é que os links são normalmente azuis?

WWW concept with hand pressing a button on blurred abstract background Se navega na Internet todos os dias já reparou certamente numa constante: as hiperligações são quase sempre azuis. Este pequeno detalhe é tão comum que poucos param para pensar na sua origem. Mas porquê azul? Porquê não vermelho, verde ou laranja? A resposta remonta aos anos 80, e envolve investigação científica, design de interfaces e… um professor com uma ideia brilhante. Vamos então explicar-lhe qual a razão pela qual os links são normalmente azuis. Porque é que os links são normalmente azuis? Antes da Web, tudo era texto Nos primórdios da Internet, muito antes do aparecimento dos browsers modernos, tudo se resumia a menus de texto longos e difíceis de navegar. Era necessário percorrer intermináveis listas de ficheiros para chegar à informação pretendida. Até que, em 1985, Ben Shneiderman, professor da Universidade de Maryland, e o seu aluno Dan Ostroff, apresentaram uma ideia revolucionária: menus embutidos, que...