O gigantesco projeto, na região de Kutch, no estado de Gujarat, cobrirá uma área de 72 mil hectares – praticamente o tamanho de Singapura. De acordo com a Agência France Press, depois de concluído, o megaparque de energia renovável produzirá 30 gigawatts de eletricidade a partir de turbinas eólicas e painéis solares, reduzindo assim as emissões de dióxido de carbono em até 50 milhões de toneladas por ano.
“O parque de energia renovável híbrida será o maior do mundo e gerará 30.000 megawatts de energia”, disse o primeiro-ministro da Índia Narendra Modi durante a inauguração oficial do parque, de acordo com a AFP.
Esses números superam os maiores parques solares mundo. O parque solar Bhadla da Índia, que atualmente está na liderança, produz apenas 2,245 gigawatts. O parque solar de Bhadla destaca-se por vários aspetos. Registou vários preços recorde de leilões de eletricidade altamente competitivos. Os projetos no parque solar foram desenvolvidos por várias empresas em parcerias público-privadas.
Até o Governo Indiano investiu no desenvolvimento de 745 MW de capacidade, uma parceria entre a IL&FS e o Governo de Rajastan desenvolveu 1 GW de capacidade, e outra empresa conjunta entre a Adani Enterprises e o Governo de Rajastan outros 500 MW.
https://greensavers.sapo.pt/o-maior-parque-solar-fotovoltaico-do-mundo/
Comentários
Enviar um comentário