Avançar para o conteúdo principal

Apple quer começar a produzir carros em 2024

 Fontes próximas confirmam que a Apple não abandonou o Project Titan e que almeja começar a produzir os seus próprios carros dentro de três anos, com tecnologia avançada de baterias



O primeiro carro da Apple vai ter condução autónoma, destina-se ao transporte de passageiros e começa a ser produzido em 2024. Fontes próximas do plano confirmam ainda à agência de notícias Reuters que a empresa pretende apostar em tecnologia de baterias de próximo nível. O Project Titan, iniciado em 2014, já sofreu avanços e recuos e mudanças de foco. Em 2018, Doug Field regressou à Apple depois de ter estado na Tesla e acabou por despedir 190 pessoas da equipa no ano seguinte.


Agora, tudo indica que a Apple terá retomado o projeto e aponta agora para o desenvolvimento integral de um veículo. No centro da estratégia está uma nova tecnologia relacionada com baterias, que pretende reduzir o custo de produção deste componente e, ao mesmo tempo, conferir maior autonomia aos veículos.


A aposta no segmento automóvel pode representar um esforço substancial por parte da Apple, nomeadamente no que toca à cadeia de fornecimento. A Tesla, por exemplo, demorou 17 anos a afinar todo o processo até conseguir rentabilizar a produção. Uma fonte próxima chega a afirmar que “se existe empresa no planeta com recursos para o fazer, é provavelmente a Apple. Ao mesmo tempo, isto não é um telemóvel”.


A marca da ‘maçã’ deve usar os serviços de um parceiro para fazer a montagem do veículo. Ainda não há indicações claras sobre se a estratégia pode não passar pelo desenvolvimento de um sistema de condução autónoma que depois é integrado num automóvel criado por um fabricante mais ‘tradicional’, com experiência no setor.


O cenário da pandemia pode atrasar estes planos, levando a produção para 2025 ou mais para a frente ainda.


O carro da Apple deve ostentar sensores LIDAR desenvolvidos por parceiros ou assentar na própria tecnologia que a empresa já usa para os iPhone 12 Pro ou iPad Pro lançados este ano e que têm estes componentes.


No que toca a baterias, a aposta passa por um design “monocélula” que junta todas as células individuais da bateria e liberta espaço dentro do pack, eliminando bolsas e módulos usados para acondicionar e juntar os elementos materiais. Com este desenho, mais material ativo pode ser incluído, conferindo, potencialmente, maior autonomia. Por outro lado, a Apple está a explorar um químico diferente, o LFP, que apresenta menor probabilidade de sobreaquecimento.


Não há para já confirmações oficiais da Apple sobre este tema e a Reuters ouviu investidores da Gullane Capital Partners e da Capital Investment Counsel que se mostraram reticentes quanto a esta aposta, indicando que seria provavelmente mais lucrativo fazer uma parceria para integrar a tecnologia inovadora de baterias num carro produzido por um fabricante do setor.


https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/mercados/2020-12-22-apple-quer-comecar-a-produzir-carros-em-2024/

Comentários

Notícias mais vistas:

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook

Ameaça quântica: Satoshi Nakamoto deixou um plano para salvar o Bitcoin

 Em 2010, o criador do Bitcoin antecipou os perigos que a computação quântica poderia trazer para o futuro da criptomoeda e apresentou sugestões para lidar com uma possível quebra do algoritmo de criptografia SHA-256. Ameaça quântica: Satoshi Nakamoto deixou um plano para salvar o Bitcoin Um novo avanço no campo da computação quântica deixou a comunidade de criptomoedas em alerta sobre a possibilidade de quebra do algoritmo de criptografia SHA-256 do Bitcoin BTC, comprometendo a integridade das chaves privadas e colocando os fundos dos usuários em risco. Em 9 de dezembro, o Google apresentou ao mundo o Willow, um chip de computação quântica capaz de resolver, em menos de cinco minutos, problemas computacionais insolúveis para os supercomputadores mais avançados em uso nos dias de hoje. Apesar do alarde, Satoshi Nakamoto, o visionário criador do Bitcoin, já antecipara a ameaça quântica e sugerira duas medidas para mitigá-la. Em uma postagem no fórum Bitcoin Talk em junho de 2010, Sa...