Avançar para o conteúdo principal

Apple quer começar a produzir carros em 2024

 Fontes próximas confirmam que a Apple não abandonou o Project Titan e que almeja começar a produzir os seus próprios carros dentro de três anos, com tecnologia avançada de baterias



O primeiro carro da Apple vai ter condução autónoma, destina-se ao transporte de passageiros e começa a ser produzido em 2024. Fontes próximas do plano confirmam ainda à agência de notícias Reuters que a empresa pretende apostar em tecnologia de baterias de próximo nível. O Project Titan, iniciado em 2014, já sofreu avanços e recuos e mudanças de foco. Em 2018, Doug Field regressou à Apple depois de ter estado na Tesla e acabou por despedir 190 pessoas da equipa no ano seguinte.


Agora, tudo indica que a Apple terá retomado o projeto e aponta agora para o desenvolvimento integral de um veículo. No centro da estratégia está uma nova tecnologia relacionada com baterias, que pretende reduzir o custo de produção deste componente e, ao mesmo tempo, conferir maior autonomia aos veículos.


A aposta no segmento automóvel pode representar um esforço substancial por parte da Apple, nomeadamente no que toca à cadeia de fornecimento. A Tesla, por exemplo, demorou 17 anos a afinar todo o processo até conseguir rentabilizar a produção. Uma fonte próxima chega a afirmar que “se existe empresa no planeta com recursos para o fazer, é provavelmente a Apple. Ao mesmo tempo, isto não é um telemóvel”.


A marca da ‘maçã’ deve usar os serviços de um parceiro para fazer a montagem do veículo. Ainda não há indicações claras sobre se a estratégia pode não passar pelo desenvolvimento de um sistema de condução autónoma que depois é integrado num automóvel criado por um fabricante mais ‘tradicional’, com experiência no setor.


O cenário da pandemia pode atrasar estes planos, levando a produção para 2025 ou mais para a frente ainda.


O carro da Apple deve ostentar sensores LIDAR desenvolvidos por parceiros ou assentar na própria tecnologia que a empresa já usa para os iPhone 12 Pro ou iPad Pro lançados este ano e que têm estes componentes.


No que toca a baterias, a aposta passa por um design “monocélula” que junta todas as células individuais da bateria e liberta espaço dentro do pack, eliminando bolsas e módulos usados para acondicionar e juntar os elementos materiais. Com este desenho, mais material ativo pode ser incluído, conferindo, potencialmente, maior autonomia. Por outro lado, a Apple está a explorar um químico diferente, o LFP, que apresenta menor probabilidade de sobreaquecimento.


Não há para já confirmações oficiais da Apple sobre este tema e a Reuters ouviu investidores da Gullane Capital Partners e da Capital Investment Counsel que se mostraram reticentes quanto a esta aposta, indicando que seria provavelmente mais lucrativo fazer uma parceria para integrar a tecnologia inovadora de baterias num carro produzido por um fabricante do setor.


https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/mercados/2020-12-22-apple-quer-comecar-a-produzir-carros-em-2024/

Comentários

Notícias mais vistas:

Nuvem rolo. O fenómeno raro a que se assistiu este domingo em Portugal

 Imagens captadas em vários locais do país foram partilhadas pela página de Facebook Meteo Trás os Montes. O fenómeno é comum no nordeste da Austrália, mas raro em Portugal. Um fenómeno conhecido como “nuvens rolo” aconteceu este domingo na costa portuguesa e foi fotografado e filmado um pouco em todo o país. Nas imagens partilhadas pela página de Facebook Meteo Trás os Montes — é possível constatar testemunhos na Ria de Aveiro, Figueira da Foz, Esposende ou Póvoa de Varzim. Nuvem rolo. O fenómeno raro que se viu em Portugal – Observador

Como resistir ao calor: transforme a sua ventoinha simples num ar condicionado

 As ventoinhas, por si só, muitas vezes limitam-se a fazer circular o ar quente. Mas existe um truque engenhoso para torná-las mais eficazes Em dias de calor muito intenso, e para quem não tem ar condicionado em casa, suportar as elevadas temperaturas pode ser um verdadeiro desafio. No entanto, se tiver uma ventoinha por perto, há um truque simples que pode fazer toda a diferença na hora de refrescar o ambiente. As ventoinhas, por si só, têm muitas vezes dificuldade em baixar efetivamente a temperatura, limitando-se a fazer circular o ar quente. Mas existe uma maneira engenhosa de torná-las mais eficazes a refrescar o espaço. A página de TikTok @top_dicas_  partilhou um método simples para transformar uma ventoinha num verdadeiro ar condicionado caseiro. O processo é acessível e não exige ferramentas. Vai precisar apenas de uma ventoinha, duas garrafas de plástico, dois tubos de plástico, uma caixa térmica de esferovite, gelo, fita-cola e abraçadeiras. Comece por cortar a part...

Foram necessários 250 anos para construir o que Trump está a tentar destruir

Os esforços do presidente Donald Trump para reformular o governo federal o máximo possível e o mais rapidamente possível destruiriam agências que existem há décadas ou mais. Os seus planos mais amplos reformulariam elementos da infraestrutura governamental que existem há séculos. De Benjamin Franklin a John F. Kennedy e de Richard Nixon a Barack Obama, foi necessária toda a história dos Estados Unidos para construir parte do que Trump tem falado em tentar destruir, privatizar ou reformular. E isso sem contar as reformas que ele está a planear para programas de segurança social, como a  Previdência Social  e o Medicare,  que ele afirma , sem provas, estarem  cheios de fraudes , mas que também estão em caminhos objetivamente  insustentáveis . Serviço Postal dos EUA Estes dois selos postais dos Estados Unidos, com as imagens de Benjamin Franklin e George Washington, entraram em vigor a 1 de julho de 1847.  (Museu Postal Nacional Smithsonian) Fundado em 1775 Os...