Avançar para o conteúdo principal

Salários de programador em Portugal. Veja os empregos tecnológicos mais bem pagos em 2021


Um programador de interfaces gráficas (front-end) com apenas dois anos de experiência pode ganhar a partir de 30 mil euros brutos por ano no mercado português. Mas há posições, de chefia e liderança, cujos ordenados podem chegar aos 120 mil euros brutos anuais. Apesar da tendência de subida de ordenados para profissões tecnológicas em comparação com 2020, valores mostram descida salarial em algumas posições específicas


O mercado das Tecnologias da Informação (TI) está em alta: é das áreas nas quais há uma grande procura por profissionais, na qual é difícil contratar novo talento devido à falta de recursos disponíveis e grande competitividade de outras empresas, e por os próprios trabalhadores estarem de olhos postos em novas oportunidades. Estas são algumas das conclusões para Portugal apresentadas pela Robert Walters, consultora especializada em recrutamento, num evento que decorreu nesta quarta-feira.


Segundo os dados apurados, 59% dos profissionais de TI estão à procura de uma nova oportunidade de trabalho, 88% dizem mesmo estar confiantes sobre oportunidades de trabalho no setor e 40% revelam ainda a expectativa de um aumento salarial no decorrer de 2021.


“Temos uma transformação digital em todos os setores, em todas as indústrias. É por isso que há uma grande falta de talento tecnológico, as empresas vão competir pelos melhores candidatos”, sublinhou François-Pierre Puech, diretor-geral da Robert Walters para Portugal. “São pessoas que querem trabalhar em posições desafiantes, em empresas desafiantes, querem empresas de topo em termos de software e ferramentas, e orientam a carreira em função dos projetos”, acrescentou o responsável.


Mas considerando a tabela de salários para empregos tecnológicos revelada pela Robert Walters para Portugal, então alguns funcionários vão ficar desiludidos. Ainda que a tendência salarial seja de aumento, em comparação com 2020, também é possível encontrar profissões nas quais não são esperadas melhorias salariais em 2021. E mais: em alguns casos concretos, há mesmo expectativa de uma baixa salarial, como é o caso de consultores de sistemas SAP (empresa alemã especializada em software de gestão empresarial) com poucos anos de experiência.


Alguns exemplos. Um programador de interfaces gráficas (front-end) com apenas dois anos de experiência pode ganhar a partir de 30 mil euros brutos por ano no mercado português. E existem posições, de chefia e liderança, cujos ordenados podem chegar aos 120 mil euros brutos anuais, como são o caso dos diretores de tecnologias da informação (CIO), diretores de tecnologia (CTO) e diretor de cibersegurança (CSO). Mas não é difícil encontrar ordenados brutos anuais acima dos 50 mil euros, um valor muito superior ao da média salarial portuguesa – que se situava nos 1.266 euros brutos mensais, em novembro de 2020, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística.


A Exame Informática compilou, na tabela abaixo, a informação salarial para aqueles que são alguns dos empregos tecnológicos mais populares no mercado. A tabela tem uma função de pesquisa para facilitar a procura dos salários e as profissões estão designadas em português e inglês.


Salários nas Tecnologias da Informação, Portugal, 2021

Fonte: Robert Walters, fevereiro 2021. Editado por Exame Informática 


https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/mercados/2021-02-24-salario-programador-portugal-2021/

Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Armazenamento holográfico

 Esta técnica de armazenamento de alta capacidade pode ser uma das respostas para a crescente produção de dados a nível mundial Quando pensa em hologramas provavelmente associa o conceito a uma forma futurista de comunicação e que irá permitir uma maior proximidade entre pessoas através da internet. Mas o conceito de holograma (que na prática é uma técnica de registo de padrões de interferência de luz) permite que seja explorado noutros segmentos, como o do armazenamento de dados de alta capacidade. A ideia de criar unidades de armazenamento holográficas não é nova – o conceito surgiu na década de 1960 –, mas está a ganhar nova vida graças aos avanços tecnológicos feitos em áreas como os sensores de imagem, lasers e algoritmos de Inteligência Artificial. Como se guardam dados num holograma? Primeiro, a informação que queremos preservar é codificada numa imagem 2D. Depois, é emitido um raio laser que é passado por um divisor, que cria um feixe de referência (no seu estado original) ...

TAP: quo vadis?

 É um erro estratégico abismal decidir subvencionar uma vez mais a TAP e afirmar que essa é a única solução para garantir a conectividade e o emprego na aviação, hotelaria e turismo no país. É mentira! Nos últimos 20 anos assistiu-se à falência de inúmeras companhias aéreas. 11 de Setembro, SARS, preço do petróleo, crise financeira, guerras e concorrência das companhias de baixo custo, entre tantos outros fatores externos, serviram de pano de fundo para algo que faz parte das vicissitudes de qualquer empresa: má gestão e falta de liquidez para enfrentar a mudança. Concentremo-nos em três casos europeus recentes de companhias ditas “de bandeira” que fecharam as portas e no que, de facto, aconteceu. Poucos meses após a falência da Swissair, em 2001, constatou-se um fenómeno curioso: um número elevado de salões de beleza (manicure, pedicure, cabeleireiros) abriram igualmente falência. A razão é simples, mas só mais tarde seria compreendida: muitos desses salões sustentavam-se das assi...