Avançar para o conteúdo principal

Xizhi PACE: o processador fotónico que promete ser 100x mais rápido que uma GPU


PACE: o poderoso processador fotónico da Xizhi


 A empresa chinesa Xizhi Technology anunciou a sua mais recente tecnologia. Designa-se de PACE e é o processador fotónico de última geração da marca, capaz de atingir uma surpreendente frequência de 1,00 GHz.


Além disso, as informações revelam que este processador promete ser 100 vezes mais rápido do que uma GPU, mesmo as mais recentes e potentes do mercado.


Xizhi Tecnology é uma empresa chinesa especializada em hardware de computação fotónica. E agora anunciou o PACE (Photonic Arithmetic Computing Engine), o seu processador de última geração destinado à computação fotónica que é capaz de atingir a frequência de 1,00 GHz nalgumas operações. Assim, esta nova tecnologia consegue ser até 100 vezes mais rápido do que uma GPU de última geração.


Segundo a marca, o processador traz consigo mais de 10.000 dispositivos fotónicos num único chip fotónico. E muitos acreditam que os chips fotónicos possam ser uma das opções para substituir no futuro os tradicionais chips baseados em silício. E parece que a nova tecnologia PACE veio confirmar que poderá mesmo ser uma solução poderosa e viável.


Com base no princípio fundamental de latência extremamente baixa para a execução ótica da multiplicação da matriz vetorial, este mais recente processador da Xizhi consegue atingir uma baixa latência através da multiplicação repetitiva da matriz e do uso inteligente de loopbacks compostos de ruído controlado, o que resulta em soluções de alta qualidade para problemas de Ising e Max-Cut e Min-Cut.


O PACE contém uma matriz ótica de 64×64, cujo núcleo consiste num chip ótico de silício integrado e um chip microeletrónico CMOS num pacote 3D.


Para cada multiplicação de matriz ótica, os valores do vetor de entrada são primeiro extraídos do armazenamento no chip, convertidos num valor analógico através de um conversor digital para analógico e aplicam-se os moduladores óticos respetivos através de micro saliências entre o chip eletrónico e fotónico, para formar o vetor de luz de entrada. De seguida, o vetor de luz de entrada propaga-se pela matriz ótica para produzir um vetor de luz de saída e conseguir um conjunto de matrizes fotodetetoras, o que converte então a intensidade da luz num sinal de corrente.


Finalmente, o sinal elétrico retorna ao chip eletrónico através de uma dos microbomba e regressa ao domínio digital por meio do amplificador de transimpedância e do conversor analógico-digital. Os testes realizados mostram que a velocidade de computação do PACE pode ser centenas de vezes superior às placas gráficas topo de gama da atualizada.


https://pplware.sapo.pt/gadgets/hardware/xizhi-pace-o-processador-fotonico-que-promete-ser-100x-mais-rapido-que-uma-gpu/amp/

Comentários

Notícias mais vistas:

Foi aprovado a descida de tarifas na mobilidade elétrica

 A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) desceu as tarifas aplicadas aos comercializadores de eletricidade para mobilidade elétrica e aos operadores de pontos de carregamento em 37,1%, tendo os detentores de pontos de carga uma redução de 61,7%, segundo avançado pela imprensa. Num comunicado, citado pela imprensa, a Mobi.E, Entidade Gestora da rede de Mobilidade Elétrica (EGME) informou que, a partir do dia 1 de janeiro, a tarifa aplicável aos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) e aos Operadores de Pontos de carregamento (OPC) vai baixar 37,1%. Por sua vez, os valores a aplicar aos Detentores de Pontos de Carregamento (DPC) "serão reduzidos de forma ainda mais acentuada", em 61,7%. A decisão foi anunciada recentemente pela ERSE. Segundo o comunicado, no próximo ano, "a tarifa EGME a suportar, tanto por CEME como OPC por cada carregamento efetuado na rede nacional de carregamento será de 0,1572 euros, quando, em 2024, o valor ...

Tem ADSE? Reembolsos por consultas vão aumentar em 2025

 Contas da ADSE indicam que estas mudanças têm um valor estimado de “aproximadamente 11,2 milhões de euros anuais”. Tem ADSE? Reembolsos por consultas vão aumentar em 2025 A ADSE avançou com mudanças para dar mais benefícios em 2025, nomeadamente um limite aos custos suportados com cirurgias no regime convencionado, um aumento dos reembolsos pagos pelas consultas no regime livre e a revisão de alguns preços. Segundo um comunicado publicado, esta terça-feira, na página do subsistema de saúde dos funcionários públicos, "estas mudanças refletem o empenho permanente da ADSE I.P. na garantia de acesso a cuidados de saúde mais inovadores, vantajosos e equitativos, mesmo em momentos de maior desafio". A ADSE destaca a redução dos encargos para os beneficiários com estas mudanças, que é "estimado em aproximadamente 11,2 milhões de euros anuais, bem como o aumento médio de 6% nos valores pagos aos prestadores na Tabela do Regime Convencionado". Entre as principais medidas, d...

Governo aprova aumentos salariais para a função pública que fica com base remuneratória nos 878,41 euros em 2025

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, intervém durante o briefing de conclusão após a reunião do Conselho de Ministros, no Campus XXI em Lisboa, 05 de dezembro de 2024, TIAGO PETINGA/LUSA  O Governo aprovou, no Conselho de Ministros desta quarta-feira, os aumentos salariais para a função pública em 2025, que tinham já sido acordados com os sindicatos. O Governo aprovou esta quarta-feira em Conselho de Ministros a atualização salarial para a função pública em 2025. Assim, no âmbito do acordo já concretizado com estruturas sindicais, o salário mínimo na função pública passará para 878,41 euros, face aos 821,83 euros em vigor. Foi ainda aprovado o aumento de, pelo menos, 56,58 euros para vencimentos brutos mensais de até 2.630 euros e de 2,15% para salários superiores. “Um aumento superior ao que estava previsto pelo governo anterior”, salienta António Leitão Amaro, na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros. Foi também aprovado o aumento de 5% nas a...