Avançar para o conteúdo principal

Como tirar o meu nome da lista negra do Banco de Portugal



 Quando um cliente falha o pagamento de uma prestação e isso fica registado na Central de Responsabilidades de Crédito, é comum dizer-se que o seu nome entrou para a "lista negra" do Banco de Portugal. Saiba como tirar de lá o seu nome.


Como tirar o meu nome da lista negra do Banco de Portugal (Imagem de arquivo)

Como tirar o meu nome da lista negra do Banco de Portugal (Imagem de arquivo) © Reinaldo Rodrigues/Global Imagens


É conhecida como "a lista negra" do Banco de Portugal, mas a Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) não é mais nada menos do que uma base de dados na qual consta informação negativa e positiva.


Todos os particulares e empresas, com dívidas em bancos ou outras instituições financeiras, têm o seu nome e os seus créditos registados nesta base de dados do Banco de Portugal. Na CRC também constam os créditos potenciais. Por exemplo, o plafond de um cartão de crédito (mesmo que não tenha sido utilizado).


De acordo com o supervisor, a CRC contém informação de natureza positiva e negativa, uma vez que todas as responsabilidades de crédito acima de 50 euros, contraídas no sistema financeiro, são comunicadas, independentemente de se encontrarem em situação regular ou em incumprimento.


Assim, ter o nome nesta no Banco de Portugal não é necessariamente algo mau. O caso muda de figura se for dado como "incumpridor". Quando um cliente falha o pagamento de uma prestação e isso fica registado na CRC, é comum dizer-se que o seu nome entrou para a "lista negra" do Banco de Portugal.


No final de cada mês, as instituições bancárias informam o Banco de Portugal sobre a evolução individual do pagamento de cada crédito. Se no último dia do mês o cliente não tiver pago a mensalidade na data devida, esse crédito é classificado como estando em incumprimento.


Como obter o mapa de responsabilidades de crédito?

Para obter o seu mapa de responsabilidades, deve aceder à página de internet do Banco de Portugal. Depois de ler e aceitar as condições, deve escolher uma data (mês e ano) para a consulta dos seus créditos e de seguida clicar em "obter mapa".


Para continuar, terá de se autenticar, com as credenciais do Portal das Finanças (número de contribuinte e senha de acesso). E já está, ser-lhe-á apresentado o seu mapa de responsabilidades que pode descarregar e guardar em formato PDF.


Este documento reúne informação individual e detalhada de todos os créditos que possui (ou em que é avalista e fiador) por instituição financeira, assim como o estado em que se encontra o pagamento das mensalidades. E inclui ainda as suas responsabilidades de crédito potenciais.


Como retirar o nome da "lista negra"?

Existem algumas formas de retirar o seu nome da "lista negra" do Banco de Portugal: regularizando os montantes em dívida, renegociando as condições do crédito, consolidando créditos ou pedindo insolvência.


A partir do momento que regulariza a dívida perante a instituição de crédito, esta é obrigada a deixar de a comunicar ao Banco de Portugal e o incumprimento já não irá surgir no mapa do mês seguinte.


Mas atenção, porque o incumprimento relativo aos meses em que não pagou as prestações não vai desaparecer da CRC, pelo menos, durante 10 anos. É este o período máximo de tempo que o Banco de Portugal fica obrigado a guardar esses dados.


Para tentar retirar o seu nome desta lista, pode também dirigir-se ao seu banco e pedir para renegociar as condições do seu crédito. Pode tentar negociar um período de carência, uma redução da taxa de juro, ou eventualmente, um alargamento do prazo.


Se conseguir chegar a um acordo com o seu banco, essa informação será também comunicada ao Banco de Portugal e o crédito passa a constar na base de dados como crédito renegociado e não como crédito vencido (em situação de incumprimento).


Pode também optar pela consolidação de créditos. Se tem vários créditos em mãos, ao consolidar vai passar a pagar apenas uma única prestação, regra geral com melhores condições face à média de todos os créditos que tinha. Esta alternativa pode dar-lhe alguma folga orçamental e fazer com que seja mais fácil fazer face aos pagamentos.


E por fim, apesar de ser a alternativa menos recomendada, pode pedir a insolvência, se estiver numa situação limite em que não consegue mesmo fazer face às suas dívidas. Pedir insolvência pessoal deve ser uma solução de último recurso.


E não se esqueça, se está com problemas financeiros, não tenha vergonha de pedir ajuda. Informe-se junto de entidades especializadas e atue de forma preventiva.


https://www.dinheirovivo.pt/financas-pessoais/como-tirar-o-meu-nome-da-lista-negra-do-banco-de-portugal-14522513.html


Nota do Wilson:

Mesmo que regularize o incumprimento, este fica registado durante 10 anos, pelo que o nome não fica totalmente limpo, ficando numa espécie de lista cinzenta.


Comentários

Notícias mais vistas:

Carro Elétrico: Carregar fora de casa é um pesadelo!

 Eu já dei o meu testemunho várias vezes, mas volto a dizer… Não compreendo como é que uma pessoa pode comprar um carro elétrico sem ter a capacidade de o carregar em casa. É uma decisão que tem um potencial tremendo para ser um pesadelo. Pode não ser todos os dias, mas basta algo começar a correr mal, para ser um stress desmedido. Ou seja, sempre que testo um carro 100% elétrico que não cabe na minha garagem, já sei que me estou a meter a jeito para ter uma experiência francamente má. O dia de ontem foi exatamente isso. Carro Elétrico: Carregar fora de casa é um pesadelo! Portanto, tenho um Voyah Courage para teste (que diga-se de passagem, é um belo carro Chinês), que é obviamente um 100% elétrico. Dito tudo isto, não sendo possível carregar em casa, porque é demasiado grande, decidi que ia deixar o carro a carregar no único posto rápido ativo na minha zona de residência enquanto ia treinar ao ginásio. Sim, o único posto rápido, porque o posto do LIDL continua sem cabos, e o post...

Alerta WhatsApp: esquema está a limpar contas bancárias em Portugal e Espanha!

  Sankt-Petersburg, Russia, March 6, 2018: Whatsapp messenger application icon on Apple iPhone X smartphone screen close-up. Whatsapp messenger app icon. Social media icon. Social network Prepara-te, porque o teu smartphone acaba de se tornar o alvo principal de uma das redes de cibercrime mais persistentes da Europa. O que começou como um alerta vermelho da Guardia Civil em Espanha atravessou a fronteira e já está a fazer vítimas em Portugal. Não é um vírus sofisticado, nem um hack complexo: é o regresso do “Golpe 419”, mas agora com um polimento digital que está a enganar até os utilizadores mais atentos. Graças a isto este esquema está a limpar contas bancárias via WhatsApp. Alerta WhatsApp: esquema está a limpar contas bancárias em Portugal e Espanha! Se receberes uma mensagem de um advogado ou consultor no WhatsApp, para tudo. Podes estar a um passo de ver a tua conta bancária ser esvaziada. O Esquema: Como a Herança Milionária te deixa na miséria Embora o método seja antigo (...

Castelo de Leiria parece "um filme de terror"

 A quase totalidade das árvores do Castelo de Leiria foram destruídas pela depressão Kristin, que também fez cair um troço de muralha daquele monumento que, segundo a vice-presidente do município, "parece um filme de terror". "Perderam-se cerca de 90% das árvores e arbustos. Parece um filme de terror", disse à agência Lusa Anabela Graça, que assume os pelouros dos Equipamentos Culturais, Cultura e Educação. Monumento Nacional desde 1910, o Castelo de Leiria foi um dos equipamentos do património cultural do concelho mais afetados pela tempestade, tanto no interior como no exterior. Registam-se "danos consideráveis devido à queda de árvores", mantendo-se "uma preocupação muito grande, porque os solos estão muito desprotegidos com as chuvas". No edificado, as situações mais sensíveis são a Casa do Guarda, "recentemente reconstruída", atingida por uma árvore de grande porte, e a queda de um troço de muralha. "De imediato tivemos uma eq...