Avançar para o conteúdo principal

Bison Bank é o primeiro banco a poder transacionar criptomoedas em Portugal



 Enquanto assistimos a uma divulgação e consciencialização cada vez maior em relação às criptomoedas, muitas empresas e entidades continuam a implementar alterações para abraçar esta tecnologia dentro do possível e viável, tendo em conta a escassez de regulamentação existente.


Neste sentido, de acordo com as mais recentes notícias, o Bison Bank tornou-se agora o primeiro banco com autorização do Banco de Portugal para transacionar criptomoedas em Portugal.


Bison Bank: o 1º banco a transacionar criptomoedas em Portugal

Segundo as informações reveladas, o Bison Bank obteve as autorizações necessárias por parte do Banco de Portugal para transacionar criptomoedas no nosso país. O banco, que era dono do antigo Banif - Banco de Investimento, conseguiu este poder através da empresa Bison Digital Assets.


O anúncio foi feito nesta quinta-feira (14) pelo Bison Bank através de um comunicado, onde é informado que o Banco de Portugal autorizou a Bison Digital Assets a operar no nosso país a atividade 'exchange' de moedas digitais. Desta forma, o Bison Bank torna-se assim no primeiro banco tradicional que agora também pode transacionar criptomoedas em Portugal, com autorização da entidade reguladora.


A sucursal portuguesa do Bison Bank tem então a partir do dia de ontem capacidade e condições para oferecer os mesmos serviços que um banco normal tradicional, mas adaptado ao mercado das criptomoedas. Os serviços vão ficar disponíveis para os clientes a retalho e também para instituições, com especial atenção pelos clientes com forte património.


No comunicado, o banco refere que a Bison Digital "é totalmente detida pelo Bison Bank, S.A., passando assim a oferecer aos seus clientes e parceiros um novo e mais alargado conjunto de produtos e serviços que, em linha com as tendências de mercado e de procura neste novo segmento, combinam com as suas necessidades globais presentes em ativos financeiros e virtuais, através de uma plataforma regulada e segura, e de preparação para o futuro".


Os novos serviços do banco incluem a troca de criptomoedas entre si ou por moedas fiduciárias, o armazenamento e depósito das moedas digitais numa conta bancária e a sua transação entre diferentes contas.


Segundo a CNN Portugal, o pedido de aprovação do Bison Bank terá sido feito há seis meses, sendo que a aprovação efetiva apenas aconteceu no último dia possível pelo Banco de Portugal. Até então a entidade reguladora havia aprovado quatro empresas com o objetivo de funcionarem apenas com criptoativos, que são a Mind The Coin e a Utrust, sediadas em Braga, a Luso Digital Assets, localizada no Funchal, e a Criptoloja, de Lisboa, que no entanto foi vendida à brasileira 2TM.


Bison Bank é o primeiro banco a poder transacionar criptomoedas em Portugal (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

BEN, o e-car português, já pode ser conduzido na Europa

  O novo e-car português BEN está já apto a ser conduzido em toda a Europa. O certificado de homologação da União Europeia já foi atribuído e em 2026 deverá começar a produção em larga escala. Está a chegar um novo e-car criado em Portugal . É o  BEN , desenvolvido no Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA), que esta quinta-feira (18 de dezembro)  recebeu o certificado de homologação da União Europeia  - ou seja, na prática, já pode ser conduzido na Europa.   O modelo, de pequenas dimensões,  deverá entrar em produção em larga escala já no próximo ano , não só em Portugal, como também na Europa. Com um preço projetado de 8.000 euros , segundo um comunicado, decorrem negociações para que  em 2030 sejam fabricadas 20 mil unidades por ano  "de forma descentralizada". Trata-se de um e-car acessível, que é também o primeiro do género com contador de emissões de dióxido de carbono evitadas. A tecnologia AYR permite-lhe compensar as emissões origi...

Justiça dos EUA valida taxa de 100 mil dólares a vistos de trabalhadores qualificados

Uma juíza federal dos Estados Unidos autorizou na terça-feira a Administração Trump a aplicar uma taxa de 100 mil dólares a vistos de trabalho muito utilizados na área tecnológica, num duro golpe para o setor.  O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou em setembro a medida relativa aos vistos H-1B, que permitem que trabalhadores estrangeiros com qualificações específicas (cientistas, engenheiros e programadores de computador, entre outros) possam trabalhar nos Estados Unidos. Desde o seu primeiro mandato, o chefe de Estado republicano manifestou a vontade de limitar estes vistos, a fim de dar prioridade aos trabalhadores norte-americanos. A medida provocou uma onda de protestos nos setores que os utilizam amplamente, nomeadamente na tecnologia, mas também em países fortemente afetados, como a Índia. A Câmara de Comércio dos Estados Unidos recorreu à justiça, ao lado da Associação das Universidades Americanas (AAU), considerando, nomeadamente, que a decisão não era da com...