Avançar para o conteúdo principal

Bison Bank é o primeiro banco a poder transacionar criptomoedas em Portugal



 Enquanto assistimos a uma divulgação e consciencialização cada vez maior em relação às criptomoedas, muitas empresas e entidades continuam a implementar alterações para abraçar esta tecnologia dentro do possível e viável, tendo em conta a escassez de regulamentação existente.


Neste sentido, de acordo com as mais recentes notícias, o Bison Bank tornou-se agora o primeiro banco com autorização do Banco de Portugal para transacionar criptomoedas em Portugal.


Bison Bank: o 1º banco a transacionar criptomoedas em Portugal

Segundo as informações reveladas, o Bison Bank obteve as autorizações necessárias por parte do Banco de Portugal para transacionar criptomoedas no nosso país. O banco, que era dono do antigo Banif - Banco de Investimento, conseguiu este poder através da empresa Bison Digital Assets.


O anúncio foi feito nesta quinta-feira (14) pelo Bison Bank através de um comunicado, onde é informado que o Banco de Portugal autorizou a Bison Digital Assets a operar no nosso país a atividade 'exchange' de moedas digitais. Desta forma, o Bison Bank torna-se assim no primeiro banco tradicional que agora também pode transacionar criptomoedas em Portugal, com autorização da entidade reguladora.


A sucursal portuguesa do Bison Bank tem então a partir do dia de ontem capacidade e condições para oferecer os mesmos serviços que um banco normal tradicional, mas adaptado ao mercado das criptomoedas. Os serviços vão ficar disponíveis para os clientes a retalho e também para instituições, com especial atenção pelos clientes com forte património.


No comunicado, o banco refere que a Bison Digital "é totalmente detida pelo Bison Bank, S.A., passando assim a oferecer aos seus clientes e parceiros um novo e mais alargado conjunto de produtos e serviços que, em linha com as tendências de mercado e de procura neste novo segmento, combinam com as suas necessidades globais presentes em ativos financeiros e virtuais, através de uma plataforma regulada e segura, e de preparação para o futuro".


Os novos serviços do banco incluem a troca de criptomoedas entre si ou por moedas fiduciárias, o armazenamento e depósito das moedas digitais numa conta bancária e a sua transação entre diferentes contas.


Segundo a CNN Portugal, o pedido de aprovação do Bison Bank terá sido feito há seis meses, sendo que a aprovação efetiva apenas aconteceu no último dia possível pelo Banco de Portugal. Até então a entidade reguladora havia aprovado quatro empresas com o objetivo de funcionarem apenas com criptoativos, que são a Mind The Coin e a Utrust, sediadas em Braga, a Luso Digital Assets, localizada no Funchal, e a Criptoloja, de Lisboa, que no entanto foi vendida à brasileira 2TM.


Bison Bank é o primeiro banco a poder transacionar criptomoedas em Portugal (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Foi aprovado a descida de tarifas na mobilidade elétrica

 A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) desceu as tarifas aplicadas aos comercializadores de eletricidade para mobilidade elétrica e aos operadores de pontos de carregamento em 37,1%, tendo os detentores de pontos de carga uma redução de 61,7%, segundo avançado pela imprensa. Num comunicado, citado pela imprensa, a Mobi.E, Entidade Gestora da rede de Mobilidade Elétrica (EGME) informou que, a partir do dia 1 de janeiro, a tarifa aplicável aos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) e aos Operadores de Pontos de carregamento (OPC) vai baixar 37,1%. Por sua vez, os valores a aplicar aos Detentores de Pontos de Carregamento (DPC) "serão reduzidos de forma ainda mais acentuada", em 61,7%. A decisão foi anunciada recentemente pela ERSE. Segundo o comunicado, no próximo ano, "a tarifa EGME a suportar, tanto por CEME como OPC por cada carregamento efetuado na rede nacional de carregamento será de 0,1572 euros, quando, em 2024, o valor ...

Tem ADSE? Reembolsos por consultas vão aumentar em 2025

 Contas da ADSE indicam que estas mudanças têm um valor estimado de “aproximadamente 11,2 milhões de euros anuais”. Tem ADSE? Reembolsos por consultas vão aumentar em 2025 A ADSE avançou com mudanças para dar mais benefícios em 2025, nomeadamente um limite aos custos suportados com cirurgias no regime convencionado, um aumento dos reembolsos pagos pelas consultas no regime livre e a revisão de alguns preços. Segundo um comunicado publicado, esta terça-feira, na página do subsistema de saúde dos funcionários públicos, "estas mudanças refletem o empenho permanente da ADSE I.P. na garantia de acesso a cuidados de saúde mais inovadores, vantajosos e equitativos, mesmo em momentos de maior desafio". A ADSE destaca a redução dos encargos para os beneficiários com estas mudanças, que é "estimado em aproximadamente 11,2 milhões de euros anuais, bem como o aumento médio de 6% nos valores pagos aos prestadores na Tabela do Regime Convencionado". Entre as principais medidas, d...

Governo aprova aumentos salariais para a função pública que fica com base remuneratória nos 878,41 euros em 2025

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, intervém durante o briefing de conclusão após a reunião do Conselho de Ministros, no Campus XXI em Lisboa, 05 de dezembro de 2024, TIAGO PETINGA/LUSA  O Governo aprovou, no Conselho de Ministros desta quarta-feira, os aumentos salariais para a função pública em 2025, que tinham já sido acordados com os sindicatos. O Governo aprovou esta quarta-feira em Conselho de Ministros a atualização salarial para a função pública em 2025. Assim, no âmbito do acordo já concretizado com estruturas sindicais, o salário mínimo na função pública passará para 878,41 euros, face aos 821,83 euros em vigor. Foi ainda aprovado o aumento de, pelo menos, 56,58 euros para vencimentos brutos mensais de até 2.630 euros e de 2,15% para salários superiores. “Um aumento superior ao que estava previsto pelo governo anterior”, salienta António Leitão Amaro, na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros. Foi também aprovado o aumento de 5% nas a...