Avançar para o conteúdo principal

Conheça as tendências salariais em 2022 e a corrida aos talentos com competências digitais



 Pandemia acelerou necessidade de trabalhadores com elevadas competências nas áreas digitais. Setores económicos vão disputar estes talentos em 2022, num cenário em que a procura é superior à oferta.


Profissionais altamente especializados na área tecnológica constituem a principal lacuna do mercado de trabalho português. Em 2022, a grande maioria dos setores económicos vai intensificar a procura por estes talentos, criando uma dinâmica de incrementos salariais.


A Michael Page, consultora de recrutamento de âmbito internacional, acaba de traçar o quadro das tendências do mercado de trabalho para o próximo ano para quadros executivos em grandes empresas. Setor a setor é percetível que a pandemia trouxe novas necessidades de recrutamento às empresas e obrigou a reforçar o caminho da digitalização dos negócios.


Banking & Financial

Segundo a Michael Page, este setor está focado na atração de colaboradores nas áreas de auditoria, controlo e risco. As empresas de fintech deverão também assumir uma posição relevante na atração de talentos. O setor está apostado em acelerar a digitalização, o que obriga as empresas a procurar profissionais que ofereçam uma combinação de conhecimentos técnicos na área e uma clara orientação para o mundo digital. Na banca de retalho um diretor de agência pode ganhar até 58 mil euros anuais e um analista de risco até 37 mil euros.


Information Technology

É um setor onde se regista um aumento na procura de profissionais estratégicos e especializados, que combinem o conhecimento técnico das Tecnologias de Informação e a experiência/conhecimento de negócio. Segundo a Michael Page, a constante transformação digital traduz-se no aumento da procura de perfis especializados, principalmente nas áreas de cyber security, IoT, cloud, CRM, ERP, machine learning e big data. O pacote salarial é dominante na guerra pelo talento neste setor, mantendo a tendência de incremento. Como referência, um diretor de sistemas de informação pode auferir entre 60 mil euros a 125 mil euros brutos por ano.


Finance

Setor está centrado na procura de perfis financeiros, nomeadamente para funções de controlling, contabilidade e direção financeira, exigindo profissionais cada vez mais polivalentes. O mercado procura perfis avançados com domínio de tecnologias como Excell, ferramentas de Business Intelligence e ERPs, além de capacidade analítica, espírito crítico e orientação à melhoria contínua de processos transversais e competências sociais. As tendências salariais apresentam uma ligeira recuperação. Nas funções de direção, como a de controller financeiro, o salário oscila entre 21 mil a 45 mil euros. Já nas de controlo, um auditor externo pode ganhar até 63 mil euros.


Insurance

Setor tem apresentado crescimentos nas funções de business development e account management, nas áreas de marketing, sobretudo no canal digital. Ao nível de áreas técnicas, mantêm-se a tendência de procura de profissionais em área de risco, auditoria, atuarial e data analytics. Os pacotes salariais têm aumentado em algumas áreas, com remunerações entre 14 mil a 84 mil euros, dependendo do nível de responsabilidade.


Construção

O mercado enfrenta a carência de profissionais devido à redução de estudantes universitários nos últimos anos, principalmente em Engenharia Civil, e aos profissionais que saíram do país. Este desequilíbrio contribui para elevar os níveis salariais do setor. Os perfis mais procurados do lado dos empreiteiros são diretores de obra, encarregados gerais, preparadores de obra e orçamentistas. Nos promotores procuram-se sobretudo gestores de projeto. A remuneração de um diretor-geral pode ascender a 110 mil euros. Já um engenheiro fiscal ou de projeto pode receber 35 mil euros.


Engineering & Manufacturing

O setor industrial está focado no recrutamento de engenheiros de processo, engenheiros de melhoria contínua, supervisores de produção, técnicos de manutenção, gestores de projeto e engenheiros de produto, ligados às áreas de logística e supply chain, onde a procura passou a ser superior à oferta. Como indicação, na indústria, um diretor-geral pode auferir o salário máximo de 170 mil euros, se trabalhar em Lisboa.


https://www.dinheirovivo.pt/economia/nacional/empresas-entram-em-2022-a-concorrer-por-talentos-com-competencias-digitais-14419565.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Foi aprovado a descida de tarifas na mobilidade elétrica

 A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) desceu as tarifas aplicadas aos comercializadores de eletricidade para mobilidade elétrica e aos operadores de pontos de carregamento em 37,1%, tendo os detentores de pontos de carga uma redução de 61,7%, segundo avançado pela imprensa. Num comunicado, citado pela imprensa, a Mobi.E, Entidade Gestora da rede de Mobilidade Elétrica (EGME) informou que, a partir do dia 1 de janeiro, a tarifa aplicável aos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) e aos Operadores de Pontos de carregamento (OPC) vai baixar 37,1%. Por sua vez, os valores a aplicar aos Detentores de Pontos de Carregamento (DPC) "serão reduzidos de forma ainda mais acentuada", em 61,7%. A decisão foi anunciada recentemente pela ERSE. Segundo o comunicado, no próximo ano, "a tarifa EGME a suportar, tanto por CEME como OPC por cada carregamento efetuado na rede nacional de carregamento será de 0,1572 euros, quando, em 2024, o valor ...

Tem ADSE? Reembolsos por consultas vão aumentar em 2025

 Contas da ADSE indicam que estas mudanças têm um valor estimado de “aproximadamente 11,2 milhões de euros anuais”. Tem ADSE? Reembolsos por consultas vão aumentar em 2025 A ADSE avançou com mudanças para dar mais benefícios em 2025, nomeadamente um limite aos custos suportados com cirurgias no regime convencionado, um aumento dos reembolsos pagos pelas consultas no regime livre e a revisão de alguns preços. Segundo um comunicado publicado, esta terça-feira, na página do subsistema de saúde dos funcionários públicos, "estas mudanças refletem o empenho permanente da ADSE I.P. na garantia de acesso a cuidados de saúde mais inovadores, vantajosos e equitativos, mesmo em momentos de maior desafio". A ADSE destaca a redução dos encargos para os beneficiários com estas mudanças, que é "estimado em aproximadamente 11,2 milhões de euros anuais, bem como o aumento médio de 6% nos valores pagos aos prestadores na Tabela do Regime Convencionado". Entre as principais medidas, d...

Governo aprova aumentos salariais para a função pública que fica com base remuneratória nos 878,41 euros em 2025

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, intervém durante o briefing de conclusão após a reunião do Conselho de Ministros, no Campus XXI em Lisboa, 05 de dezembro de 2024, TIAGO PETINGA/LUSA  O Governo aprovou, no Conselho de Ministros desta quarta-feira, os aumentos salariais para a função pública em 2025, que tinham já sido acordados com os sindicatos. O Governo aprovou esta quarta-feira em Conselho de Ministros a atualização salarial para a função pública em 2025. Assim, no âmbito do acordo já concretizado com estruturas sindicais, o salário mínimo na função pública passará para 878,41 euros, face aos 821,83 euros em vigor. Foi ainda aprovado o aumento de, pelo menos, 56,58 euros para vencimentos brutos mensais de até 2.630 euros e de 2,15% para salários superiores. “Um aumento superior ao que estava previsto pelo governo anterior”, salienta António Leitão Amaro, na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros. Foi também aprovado o aumento de 5% nas a...