Avançar para o conteúdo principal

Conheça as tendências salariais em 2022 e a corrida aos talentos com competências digitais



 Pandemia acelerou necessidade de trabalhadores com elevadas competências nas áreas digitais. Setores económicos vão disputar estes talentos em 2022, num cenário em que a procura é superior à oferta.


Profissionais altamente especializados na área tecnológica constituem a principal lacuna do mercado de trabalho português. Em 2022, a grande maioria dos setores económicos vai intensificar a procura por estes talentos, criando uma dinâmica de incrementos salariais.


A Michael Page, consultora de recrutamento de âmbito internacional, acaba de traçar o quadro das tendências do mercado de trabalho para o próximo ano para quadros executivos em grandes empresas. Setor a setor é percetível que a pandemia trouxe novas necessidades de recrutamento às empresas e obrigou a reforçar o caminho da digitalização dos negócios.


Banking & Financial

Segundo a Michael Page, este setor está focado na atração de colaboradores nas áreas de auditoria, controlo e risco. As empresas de fintech deverão também assumir uma posição relevante na atração de talentos. O setor está apostado em acelerar a digitalização, o que obriga as empresas a procurar profissionais que ofereçam uma combinação de conhecimentos técnicos na área e uma clara orientação para o mundo digital. Na banca de retalho um diretor de agência pode ganhar até 58 mil euros anuais e um analista de risco até 37 mil euros.


Information Technology

É um setor onde se regista um aumento na procura de profissionais estratégicos e especializados, que combinem o conhecimento técnico das Tecnologias de Informação e a experiência/conhecimento de negócio. Segundo a Michael Page, a constante transformação digital traduz-se no aumento da procura de perfis especializados, principalmente nas áreas de cyber security, IoT, cloud, CRM, ERP, machine learning e big data. O pacote salarial é dominante na guerra pelo talento neste setor, mantendo a tendência de incremento. Como referência, um diretor de sistemas de informação pode auferir entre 60 mil euros a 125 mil euros brutos por ano.


Finance

Setor está centrado na procura de perfis financeiros, nomeadamente para funções de controlling, contabilidade e direção financeira, exigindo profissionais cada vez mais polivalentes. O mercado procura perfis avançados com domínio de tecnologias como Excell, ferramentas de Business Intelligence e ERPs, além de capacidade analítica, espírito crítico e orientação à melhoria contínua de processos transversais e competências sociais. As tendências salariais apresentam uma ligeira recuperação. Nas funções de direção, como a de controller financeiro, o salário oscila entre 21 mil a 45 mil euros. Já nas de controlo, um auditor externo pode ganhar até 63 mil euros.


Insurance

Setor tem apresentado crescimentos nas funções de business development e account management, nas áreas de marketing, sobretudo no canal digital. Ao nível de áreas técnicas, mantêm-se a tendência de procura de profissionais em área de risco, auditoria, atuarial e data analytics. Os pacotes salariais têm aumentado em algumas áreas, com remunerações entre 14 mil a 84 mil euros, dependendo do nível de responsabilidade.


Construção

O mercado enfrenta a carência de profissionais devido à redução de estudantes universitários nos últimos anos, principalmente em Engenharia Civil, e aos profissionais que saíram do país. Este desequilíbrio contribui para elevar os níveis salariais do setor. Os perfis mais procurados do lado dos empreiteiros são diretores de obra, encarregados gerais, preparadores de obra e orçamentistas. Nos promotores procuram-se sobretudo gestores de projeto. A remuneração de um diretor-geral pode ascender a 110 mil euros. Já um engenheiro fiscal ou de projeto pode receber 35 mil euros.


Engineering & Manufacturing

O setor industrial está focado no recrutamento de engenheiros de processo, engenheiros de melhoria contínua, supervisores de produção, técnicos de manutenção, gestores de projeto e engenheiros de produto, ligados às áreas de logística e supply chain, onde a procura passou a ser superior à oferta. Como indicação, na indústria, um diretor-geral pode auferir o salário máximo de 170 mil euros, se trabalhar em Lisboa.


https://www.dinheirovivo.pt/economia/nacional/empresas-entram-em-2022-a-concorrer-por-talentos-com-competencias-digitais-14419565.html

Comentários

Notícias mais vistas:

EUA criticam prisão domiciliária de Bolsonaro e ameaçam responsabilizar envolvidos

 Numa ação imediatamente condenada pelos Estados Unidos, um juiz do Supremo Tribunal do Brasil ordenou a prisão domiciliária de Jair Bolsonaro por violação das "medidas preventivas" impostas antes do seu julgamento por uma alegada tentativa de golpe de Estado. Os EUA afirmam que o juiz está a tentar "silenciar a oposição", uma vez que o ex-presidente é acusado de violar a proibição imposta por receios de que possa fugir antes de se sentar no banco dos réus. Numa nota divulgada nas redes sociais, o Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado dos Estados Unidos recorda que, apesar do juiz Alexandre de Morais "já ter sido sancionado pelos Estados Unidos por violações de direitos humanos, continua a usar as instituições brasileiras para silenciar a oposição e ameaçar a democracia". Os Estados Unidos consideram que "impor ainda mais restrições à capacidade de Jair Bolsonaro de se defender publicamente não é um serviço público...

Aníbal Cavaco Silva

Diogo agostinho  Num país que está sem rumo, sem visão e sem estratégia, é bom recordar quem já teve essa capacidade aliada a outra, que não se consegue adquirir, a liderança. Com uma pandemia às costas, e um país político-mediático entretido a debater linhas vermelhas, o que vemos são medidas sem grande coerência e um rumo nada perceptível. No meio do caos, importa relembrar Aníbal Cavaco Silva. O político mais bem-sucedido eleitoralmente no Portugal democrático. Quatro vezes com mais de 50% dos votos, em tempos de poucas preocupações com a abstenção, deve querer dizer algo, apesar de hoje não ser muito popular elogiar Cavaco Silva. Penso que é, sem dúvida, um dos grandes nomes da nossa Democracia. Nem sempre concordei com tudo. É assim a vida, é quase impossível fazer tudo bem. Penso que tem responsabilidade na ascensão de António Guterres e José Sócrates ao cargo de Primeiro-Ministro, com enormes prejuízos económicos, financeiros e políticos para o país. Mas isso são outras ques...

Supercarregadores portugueses surpreendem mercado com 600 kW e mais tecnologia

 Uma jovem empresa portuguesa surpreendeu o mercado mundial de carregadores rápidos para veículos eléctricos. De uma assentada, oferece potência nunca vista, até 600 kW, e tecnologias inovadoras. O nome i-charging pode não dizer nada a muita gente, mas no mundo dos carregadores rápidos para veículos eléctricos, esta jovem empresa portuguesa é a nova referência do sector. Nasceu somente em 2019, mas isso não a impede de já ter lançado no mercado em Março uma gama completa de sistemas de recarga para veículos eléctricos em corrente alterna (AC), de baixa potência, e de ter apresentado agora uma família de carregadores em corrente contínua (DC) para carga rápida com as potências mais elevadas do mercado. Há cerca de 20 fabricantes na Europa de carregadores rápidos, pelo que a estratégia para nos impormos passou por oferecermos um produto disruptivo e que se diferenciasse dos restantes, não pelo preço, mas pelo conteúdo”, explicou ao Observador Pedro Moreira da Silva, CEO da i-charging...