Avançar para o conteúdo principal

Novo revestimento para o telhado permite poupar energia o ano inteiro



 Já imaginou ter um telhado preparado para economizar energia o ano inteiro? Pode estar mais perto do que se espera. Uma equipa de cientistas do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley criou uma tecnologia inovadora que ao ser aplicada no telhado, absorve de forma otimizada a energia solar e muda automaticamente a emitância térmica.


“O nosso revestimento de telhado adaptável a todas as estações muda automaticamente de frio para quente, dependendo da temperatura do ar externo. Isto é um ar condicionado e um aquecimento sem energia e sem emissões, tudo num único dispositivo”, afirma Junqiao Wu, autor do estudo.


O revestimento radiativo adaptável à temperatura (TARC) é feito de dióxido de vanádio (VO2), um material que consegue conduzir a eletricidade sem produzir muito calor. Quando exposto a temperaturas abaixo de 67ºC, este não absorve a radiação infravermelha, mas quando atinge essa temperatura, muda para um estado metálico e começa a absorver esta radiação.


“O TARC reflete cerca de 75% da luz solar durante todo o ano, mas sua emitância térmica é alta (cerca de 90%) quando a temperatura ambiente está quente (acima de 25ºC), promovendo perda de calor para o céu. Em climas mais frios, a emitância térmica do TARC muda automaticamente para baixo, ajudando a reter o calor da absorção solar e do aquecimento interno”, explica outro autor, o cientista Ronnen Levinson.


O grupo fez uma experiência no mundo real ao longo de vários dias, tendo depois simulado como o revestimento funcionaria em 15 cidades dos Estados Unidos que apresentam características climáticas distintas. Os resultados demonstraram que, esta solução era mais eficiente que os revestimentos já existentes, em 12 das 15 cidades estudadas, e que resulta melhor nas que têm uma grande variação de temperatura do dia para a noite ou entre as estações do Inverno e do Verão.


O revestimento “parece fita adesiva e pode ser fixada em uma superfície sólida como um telhado”, refere Junqiao Wu.


A equipa pretende agora desenvolver protótipos da TARC em maior escala, para avaliar o seu desempenho. Foi ainda dada a sugestão de desenvolver esta tecnologia em tecidos para tendas, estufas agrícolas ou até casacos.


Amostras do revestimento. Foto: Thor Swift / Berkeley Lab


https://greensavers.sapo.pt/novo-revestimento-para-o-telhado-permite-poupar-energia-o-ano-inteiro/

Comentários

Notícias mais vistas:

Como resistir ao calor: transforme a sua ventoinha simples num ar condicionado

 As ventoinhas, por si só, muitas vezes limitam-se a fazer circular o ar quente. Mas existe um truque engenhoso para torná-las mais eficazes Em dias de calor muito intenso, e para quem não tem ar condicionado em casa, suportar as elevadas temperaturas pode ser um verdadeiro desafio. No entanto, se tiver uma ventoinha por perto, há um truque simples que pode fazer toda a diferença na hora de refrescar o ambiente. As ventoinhas, por si só, têm muitas vezes dificuldade em baixar efetivamente a temperatura, limitando-se a fazer circular o ar quente. Mas existe uma maneira engenhosa de torná-las mais eficazes a refrescar o espaço. A página de TikTok @top_dicas_  partilhou um método simples para transformar uma ventoinha num verdadeiro ar condicionado caseiro. O processo é acessível e não exige ferramentas. Vai precisar apenas de uma ventoinha, duas garrafas de plástico, dois tubos de plástico, uma caixa térmica de esferovite, gelo, fita-cola e abraçadeiras. Comece por cortar a part...

Nuvem rolo. O fenómeno raro a que se assistiu este domingo em Portugal

 Imagens captadas em vários locais do país foram partilhadas pela página de Facebook Meteo Trás os Montes. O fenómeno é comum no nordeste da Austrália, mas raro em Portugal. Um fenómeno conhecido como “nuvens rolo” aconteceu este domingo na costa portuguesa e foi fotografado e filmado um pouco em todo o país. Nas imagens partilhadas pela página de Facebook Meteo Trás os Montes — é possível constatar testemunhos na Ria de Aveiro, Figueira da Foz, Esposende ou Póvoa de Varzim. Nuvem rolo. O fenómeno raro que se viu em Portugal – Observador

Foram necessários 250 anos para construir o que Trump está a tentar destruir

Os esforços do presidente Donald Trump para reformular o governo federal o máximo possível e o mais rapidamente possível destruiriam agências que existem há décadas ou mais. Os seus planos mais amplos reformulariam elementos da infraestrutura governamental que existem há séculos. De Benjamin Franklin a John F. Kennedy e de Richard Nixon a Barack Obama, foi necessária toda a história dos Estados Unidos para construir parte do que Trump tem falado em tentar destruir, privatizar ou reformular. E isso sem contar as reformas que ele está a planear para programas de segurança social, como a  Previdência Social  e o Medicare,  que ele afirma , sem provas, estarem  cheios de fraudes , mas que também estão em caminhos objetivamente  insustentáveis . Serviço Postal dos EUA Estes dois selos postais dos Estados Unidos, com as imagens de Benjamin Franklin e George Washington, entraram em vigor a 1 de julho de 1847.  (Museu Postal Nacional Smithsonian) Fundado em 1775 Os...