Avançar para o conteúdo principal

Hidrogénio verde será mais económico do que gasóleo até 2023



 Nos últimos tempos, muitas pessoas acreditam que, uma das melhores soluções para diminuir as emissões de gases com efeito de estudo é apostarmos nos elétricos. Apesar disso, outros investigadores apontam que podemos atingir os objetivos associadas às alterações climáticas através do hidrogénio verde.


Aliás, as mais recentes previsões é de que o hidrogénio verde seja mais barato do que o gasóleo até 2023.


O hidrogénio verde é obtido a partir de energias renováveis, não é considerado muito eficiente e é um pouco dispendioso. Contudo, para muitos investigadores, este componente é o caminho que devemos seguir para diminuir as emissões de gases com efeito de estufa, especialmente resultantes dos transportes pesados.


Com o aumento da produção de hidrogénio verde, o seu valor poderá ser mais baixo do que o gasóleo até 2023 e tornar-se uma solução viável para o nosso planeta, avança a empresa Ohmium. Mas, para isso acontecer, as fábricas têm que se dedicar ao hidrogénio verde para os custos ficarem mais acessíveis.


Hidrogénio Verde será mais económico

O futuro do hidrogénio verde é muito promissor. De acordo com a Ohmium, empresa que está a construir uma estrutura na Índia apetrechada com um eletrolisador de 2 GW, acredita que daqui a um ano, o valor será aproximadamente de 2 dólares por quilo. Ora, atualmente, os valores rondam os 10 dólares.


O valor apresentado anteriormente já inclui o preço da compressão, produção e transporte (assim como, a margem de lucro para o vendedor).


Por outro lado, a Ohmium estima que, a partir de 2025, o custo do hidrogénio verde baixa para 1 dólar por quilo, uma vez que é o momento em que haverá a potencialização da expansão da sua produção e, certamente, acontecerá um ponto de viragem na História deste componente.


Para satisfazer a procura energética num breve futuro é necessário aumentar a capacidade de produção de hidrogénio verde através do aumento da capacidade elétrica e, consequentemente, apostar num forte investimento em eletrolisadores. Atualmente, este componente encontra-se praticamente no ponto de partida em relação à sua rede de distribuição e em termos de produção.


Estudo da BloombergNEF

O estudo chamado “Hydrogen Economy Outlook” concluiu que é possível abrir um caminho promissor para a diminuição de emissões a um preço razoável, com a diminuição no custo de produção de hidrogénio verde a partir da água, usando eletricidade através de painéis solares e turbinas eólicas.


Com este componente, poderemos obter as seguintes vantagens:

Otimizar a segurança energética;

Diminuir os custos de combustível por milha;

Obter uma maior estabilidade em relação às constantes flutuações nos valores dos combustíveis fósseis;

Negócio contínuo

Com o início da pandemia de Covid-19, nós observámos os preços dos combustíveis fósseis a baixar drasticamente.


Mas, com a regresso das frotas (após o confinamento), o valor aumento drasticamente, uma vez que a procura de combustível também cresceu exponencialmente. Desta forma, o hidrogénio verde poderá ser uma das “armas secretas” para o meio ambiente!


Por Cátia Verdier

Hidrogénio verde será mais económico do que gasóleo até 2023 (portal-energia.com)


Comentários

Notícias mais vistas:

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...

Governo vai apoiar reconstrução de casas até 10.000 euros sem necessidade de documentação

 O Governo vai apoiar a reconstrução de habitação própria e permanente em intervenções até 10.000 euros "sem necessidade de documentação" para os casos em que não haja cobertura de seguro, anunciou hoje o primeiro-ministro. O Governo vai apoiar a reconstrução de habitação própria e permanente em intervenções até 10.000 euros "sem necessidade de documentação" para os casos em que não haja cobertura de seguro, anunciou hoje o primeiro-ministro. O mesmo montante estará disponível para situações relacionadas com agricultura e floresta exatamente no mesmo montante. Luís Montenegro falava no final da reunião extraordinária do Conselho de Ministros, que durou cerca de três horas e decorreu na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento (Lisboa). De acordo com o primeiro-ministro, esses apoios para a reconstrução de casas serão acompanhados de vistorias das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e das Câmaras Municipais. "O mesmo procedimento tam...

Tempestade "Kristin": Conselho de Ministros adota medidas no montante de 2,5 mil milhões de euros

Conselho de Ministros, Lisboa, 1 fevereiro 2026 (Gonçalo Borges Dias/GPM)  O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, anunciou hoje, dia 1 de fevereiro, a adoção, pelo Conselho de Ministros, de um pacote de medidas destinado a apoiar as populações e as empresas na recuperação dos efeitos da tempestade "Kristin", que atingiu o território nacional na noite de 27 para 28 de janeiro. Além do prolongamento do estado de calamidade até 8 de fevereiro, foi apresentado um conjunto de medidas de emergência e de recuperação, num valor global de 2,5 mil milhões de euros, dirigido ao apoio aos cidadãos, às empresas e à recuperação de infraestruturas públicas e privadas. Aprovou uma Resolução do Conselho de Ministros (RCM) que alargou temporal e territorialmente a situação de calamidade em resultado da tempestade "Kristin", decretada pela RCM n.º 15-B/2026, nos seguintes termos: a) A situação de calamidade é prolongada até Às 23h59 do dia 8 de fevereiro de 2026,considerando as persist...