Avançar para o conteúdo principal

Português de 21 anos detido por gerir um dos maiores sites de hackers do mundo



Operação conjunta de várias forças de segurança levou ao encerramento do RaidForums, uma das mais conhecidas plataformas para compra e venda de bases de dados roubadas em crimes informáticos

Diogo Santos Coelho, um português de 21 anos a viver no Reino Unido, foi detido por ser suspeito de ter criado e gerir um dos maiores sites de hackers do mundo, o RaidForums. Este popular fórum online, para compra e venda de e-mails e palavras-passe roubadas em crimes informáticos, foi desligado como consequência da ação das autoridades. A detenção foi feita no passado dia 31 de janeiro e agora revelada. O suspeito encontra-se detido no Reino Unido e aguarda decisão de extradição para os EUA.


Segundo o comunicado da Europol e do Departamento de Justiça dos EUA, a investigação contou com a participação das autoridades de diferentes países – EUA, Reino Unido, Suécia, Roménia e Portugal –, sendo que no caso português foi a Polícia Judiciária a participar na operação cujo desfecho é agora conhecido.


Diogo Santos Coelho está a ser acusado pelos crimes de conspiração, fraude no acesso a dispositivos e roubo de identidade agravado, por ser o principal suspeito de administrar o RaidForums. Os documentos da acusação dizem que o português terá controlado o fórum de hackers entre 1 de janeiro de 2015 até 31 de janeiro de 2022 – dia no qual foi detido. Além de ser suspeito de gerir o site, a acusação diz que Diogo Santos Coelho também vendeu pessoalmente dados roubados no RaidForums e facilitou transações ilegais, atuando como intermediário de membros do fórum que tinham como objetivo vender e comprar dados roubados.


“O anonimato online não foi capaz de proteger o arguido da acusação neste caso e também não vai proteger outros criminosos online”, comentou Jessica D. Aber, procuradora norte-americana envolvida no caso, em comunicado. O Departamento de Justiça dos EUA diz mesmo que o derrube do RaidForums faz parar aquela que era uma das principais plataformas que os piratas informáticos usavam para lucrar com a venda de dados roubados em ataques informáticos.


Segundo a informação partilhada pelas autoridades, o fórum foi desligado e toda a infraestrutura tecnológica associada ao seu funcionamento foi apreendida. A Europol revela que o RaidForums era usado por mais de meio milhão de utilizadores. Além dos e-mails e palavras-passe para acesso a serviços online, neste fórum também eram vendidos e comprados dados como cartões bancários.


Além do português suspeito de estar por trás da criação do RaidForums, foram detidas mais duas pessoas.


A operação Tourniquet, como foi apelidada, foi coordenada pelo Centro Europeu de Cibercrime da Europol e representou o culminar de um ano de planeamento e cooperação entre diferenças forças de segurança.



RUI DA ROCHA FERREIRA:

Exame Informática | Português de 21 anos detido por gerir um dos maiores sites de hackers do mundo (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di