Avançar para o conteúdo principal

Português de 21 anos detido por gerir um dos maiores sites de hackers do mundo



Operação conjunta de várias forças de segurança levou ao encerramento do RaidForums, uma das mais conhecidas plataformas para compra e venda de bases de dados roubadas em crimes informáticos

Diogo Santos Coelho, um português de 21 anos a viver no Reino Unido, foi detido por ser suspeito de ter criado e gerir um dos maiores sites de hackers do mundo, o RaidForums. Este popular fórum online, para compra e venda de e-mails e palavras-passe roubadas em crimes informáticos, foi desligado como consequência da ação das autoridades. A detenção foi feita no passado dia 31 de janeiro e agora revelada. O suspeito encontra-se detido no Reino Unido e aguarda decisão de extradição para os EUA.


Segundo o comunicado da Europol e do Departamento de Justiça dos EUA, a investigação contou com a participação das autoridades de diferentes países – EUA, Reino Unido, Suécia, Roménia e Portugal –, sendo que no caso português foi a Polícia Judiciária a participar na operação cujo desfecho é agora conhecido.


Diogo Santos Coelho está a ser acusado pelos crimes de conspiração, fraude no acesso a dispositivos e roubo de identidade agravado, por ser o principal suspeito de administrar o RaidForums. Os documentos da acusação dizem que o português terá controlado o fórum de hackers entre 1 de janeiro de 2015 até 31 de janeiro de 2022 – dia no qual foi detido. Além de ser suspeito de gerir o site, a acusação diz que Diogo Santos Coelho também vendeu pessoalmente dados roubados no RaidForums e facilitou transações ilegais, atuando como intermediário de membros do fórum que tinham como objetivo vender e comprar dados roubados.


“O anonimato online não foi capaz de proteger o arguido da acusação neste caso e também não vai proteger outros criminosos online”, comentou Jessica D. Aber, procuradora norte-americana envolvida no caso, em comunicado. O Departamento de Justiça dos EUA diz mesmo que o derrube do RaidForums faz parar aquela que era uma das principais plataformas que os piratas informáticos usavam para lucrar com a venda de dados roubados em ataques informáticos.


Segundo a informação partilhada pelas autoridades, o fórum foi desligado e toda a infraestrutura tecnológica associada ao seu funcionamento foi apreendida. A Europol revela que o RaidForums era usado por mais de meio milhão de utilizadores. Além dos e-mails e palavras-passe para acesso a serviços online, neste fórum também eram vendidos e comprados dados como cartões bancários.


Além do português suspeito de estar por trás da criação do RaidForums, foram detidas mais duas pessoas.


A operação Tourniquet, como foi apelidada, foi coordenada pelo Centro Europeu de Cibercrime da Europol e representou o culminar de um ano de planeamento e cooperação entre diferenças forças de segurança.



RUI DA ROCHA FERREIRA:

Exame Informática | Português de 21 anos detido por gerir um dos maiores sites de hackers do mundo (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Arrendamento. Senhorio pode dar preferência a inquilino português?

  Segundo a DECO PROteste, o "direito à habitação está consagrado na Constituição Portuguesa" e a "lei do arrendamento define que nenhum inquilino pode ser discriminado no acesso ao arrendamento" por este motivo. N ão,  um senhorio não pode dar preferência a inquilino português , porque o direito à habitação está consagrado na Constituição, esclarece a  DECO PROteste .    " Não. O direito à habitação está consagrado na Constituição Portuguesa. A lei do arrendamento define que nenhum inquilino pode ser discriminado no acesso ao arrendamento por motivos de sexo, ascendência ou origem étnica, língua, território de origem, nacionalidade, religião, crença, convicções políticas ou ideológicas, género, orientação sexual, idade ou deficiência ", adianta a organização de defesa do consumidor.  Mais: "Os  anúncios de imóveis para arrendamento não podem conter qualquer restrição, especificação ou preferência baseada em categorias discriminatórias ".  Arrend...

Linhas brancas que os aviões deixam no céu têm consequências graves. E Portugal pode ter um papel importante

 A aviação precisa de acelerar a descarbonização (foto: Freepik) Os rastos de condensação dos aviões, as linhas brancas que deixam no céu, provocam o aquecimento do planeta, mas é possível preveni-los e Portugal pode dar um contributo importante, indica um estudo divulgado hoje. Da responsabilidade da Federação Europeia de Transportes e Ambiente (T&E), que defende transportes sem emissões e acessíveis, o estudo foi divulgado pela associação portuguesa Zero, que faz parte da T&E. Alertando que os rastos de condensação também são responsáveis pelo aquecimento global, o estudo indica que eles se podem evitar e que tal é essencial para reduzir o impacto climático da aviação. Segundo o documento, o aquecimento causado por rastos de condensação na Europa é sazonal e concentrado no tempo. Em 2019, 75% do aquecimento causado por rastos de condensação ocorreu em voos entre janeiro e março e outubro e dezembro, e 40% em voos ao final da tarde e à noite. A associação Zero diz em comun...

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16