Avançar para o conteúdo principal

Português de 21 anos detido por gerir um dos maiores sites de hackers do mundo



Operação conjunta de várias forças de segurança levou ao encerramento do RaidForums, uma das mais conhecidas plataformas para compra e venda de bases de dados roubadas em crimes informáticos

Diogo Santos Coelho, um português de 21 anos a viver no Reino Unido, foi detido por ser suspeito de ter criado e gerir um dos maiores sites de hackers do mundo, o RaidForums. Este popular fórum online, para compra e venda de e-mails e palavras-passe roubadas em crimes informáticos, foi desligado como consequência da ação das autoridades. A detenção foi feita no passado dia 31 de janeiro e agora revelada. O suspeito encontra-se detido no Reino Unido e aguarda decisão de extradição para os EUA.


Segundo o comunicado da Europol e do Departamento de Justiça dos EUA, a investigação contou com a participação das autoridades de diferentes países – EUA, Reino Unido, Suécia, Roménia e Portugal –, sendo que no caso português foi a Polícia Judiciária a participar na operação cujo desfecho é agora conhecido.


Diogo Santos Coelho está a ser acusado pelos crimes de conspiração, fraude no acesso a dispositivos e roubo de identidade agravado, por ser o principal suspeito de administrar o RaidForums. Os documentos da acusação dizem que o português terá controlado o fórum de hackers entre 1 de janeiro de 2015 até 31 de janeiro de 2022 – dia no qual foi detido. Além de ser suspeito de gerir o site, a acusação diz que Diogo Santos Coelho também vendeu pessoalmente dados roubados no RaidForums e facilitou transações ilegais, atuando como intermediário de membros do fórum que tinham como objetivo vender e comprar dados roubados.


“O anonimato online não foi capaz de proteger o arguido da acusação neste caso e também não vai proteger outros criminosos online”, comentou Jessica D. Aber, procuradora norte-americana envolvida no caso, em comunicado. O Departamento de Justiça dos EUA diz mesmo que o derrube do RaidForums faz parar aquela que era uma das principais plataformas que os piratas informáticos usavam para lucrar com a venda de dados roubados em ataques informáticos.


Segundo a informação partilhada pelas autoridades, o fórum foi desligado e toda a infraestrutura tecnológica associada ao seu funcionamento foi apreendida. A Europol revela que o RaidForums era usado por mais de meio milhão de utilizadores. Além dos e-mails e palavras-passe para acesso a serviços online, neste fórum também eram vendidos e comprados dados como cartões bancários.


Além do português suspeito de estar por trás da criação do RaidForums, foram detidas mais duas pessoas.


A operação Tourniquet, como foi apelidada, foi coordenada pelo Centro Europeu de Cibercrime da Europol e representou o culminar de um ano de planeamento e cooperação entre diferenças forças de segurança.



RUI DA ROCHA FERREIRA:

Exame Informática | Português de 21 anos detido por gerir um dos maiores sites de hackers do mundo (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Vai ficar tudo mais caro e a culpa é da Inteligência Artificial

  Temos ouvido alguns relatos de que o iPhone vai ficar mais caro, algumas placas gráficas vão ser canceladas, etc… Tudo porque o mundo da produção de chips não tem mãos a medir para o nível de procura atual. Mas, não é só o iPhone, não é só a memória, nem são apenas as placas gráficas.  O impacto da Inteligência Artificial vai chegar a tudo e a todos.  Os preços vão aumentar, e tu vais ter de o pagar. Vai ficar tudo mais caro e a culpa é da Inteligência Artificial Durante anos ouvimos que a inteligência artificial ia mudar o mundo, e aos poucos está de facto a mudar. Hoje em dia as pessoas já pesquisam no senhor Google como antigamente, editam fotos com algoritmos diferentes, e até trabalham lado a lado com chatbots. Mas o que ninguém disse é que, além de nos mudar a vida, também nos vai mudar o bolso. Nos últimos meses, as notícias têm vindo a confirmar o que já se adivinhava:  os preços dos chips e da memória estão a disparar . O motivo? O mesmo de sempre, escasse...

TAP: quo vadis?

 É um erro estratégico abismal decidir subvencionar uma vez mais a TAP e afirmar que essa é a única solução para garantir a conectividade e o emprego na aviação, hotelaria e turismo no país. É mentira! Nos últimos 20 anos assistiu-se à falência de inúmeras companhias aéreas. 11 de Setembro, SARS, preço do petróleo, crise financeira, guerras e concorrência das companhias de baixo custo, entre tantos outros fatores externos, serviram de pano de fundo para algo que faz parte das vicissitudes de qualquer empresa: má gestão e falta de liquidez para enfrentar a mudança. Concentremo-nos em três casos europeus recentes de companhias ditas “de bandeira” que fecharam as portas e no que, de facto, aconteceu. Poucos meses após a falência da Swissair, em 2001, constatou-se um fenómeno curioso: um número elevado de salões de beleza (manicure, pedicure, cabeleireiros) abriram igualmente falência. A razão é simples, mas só mais tarde seria compreendida: muitos desses salões sustentavam-se das assi...