Avançar para o conteúdo principal

Português de 21 anos detido por gerir um dos maiores sites de hackers do mundo



Operação conjunta de várias forças de segurança levou ao encerramento do RaidForums, uma das mais conhecidas plataformas para compra e venda de bases de dados roubadas em crimes informáticos

Diogo Santos Coelho, um português de 21 anos a viver no Reino Unido, foi detido por ser suspeito de ter criado e gerir um dos maiores sites de hackers do mundo, o RaidForums. Este popular fórum online, para compra e venda de e-mails e palavras-passe roubadas em crimes informáticos, foi desligado como consequência da ação das autoridades. A detenção foi feita no passado dia 31 de janeiro e agora revelada. O suspeito encontra-se detido no Reino Unido e aguarda decisão de extradição para os EUA.


Segundo o comunicado da Europol e do Departamento de Justiça dos EUA, a investigação contou com a participação das autoridades de diferentes países – EUA, Reino Unido, Suécia, Roménia e Portugal –, sendo que no caso português foi a Polícia Judiciária a participar na operação cujo desfecho é agora conhecido.


Diogo Santos Coelho está a ser acusado pelos crimes de conspiração, fraude no acesso a dispositivos e roubo de identidade agravado, por ser o principal suspeito de administrar o RaidForums. Os documentos da acusação dizem que o português terá controlado o fórum de hackers entre 1 de janeiro de 2015 até 31 de janeiro de 2022 – dia no qual foi detido. Além de ser suspeito de gerir o site, a acusação diz que Diogo Santos Coelho também vendeu pessoalmente dados roubados no RaidForums e facilitou transações ilegais, atuando como intermediário de membros do fórum que tinham como objetivo vender e comprar dados roubados.


“O anonimato online não foi capaz de proteger o arguido da acusação neste caso e também não vai proteger outros criminosos online”, comentou Jessica D. Aber, procuradora norte-americana envolvida no caso, em comunicado. O Departamento de Justiça dos EUA diz mesmo que o derrube do RaidForums faz parar aquela que era uma das principais plataformas que os piratas informáticos usavam para lucrar com a venda de dados roubados em ataques informáticos.


Segundo a informação partilhada pelas autoridades, o fórum foi desligado e toda a infraestrutura tecnológica associada ao seu funcionamento foi apreendida. A Europol revela que o RaidForums era usado por mais de meio milhão de utilizadores. Além dos e-mails e palavras-passe para acesso a serviços online, neste fórum também eram vendidos e comprados dados como cartões bancários.


Além do português suspeito de estar por trás da criação do RaidForums, foram detidas mais duas pessoas.


A operação Tourniquet, como foi apelidada, foi coordenada pelo Centro Europeu de Cibercrime da Europol e representou o culminar de um ano de planeamento e cooperação entre diferenças forças de segurança.



RUI DA ROCHA FERREIRA:

Exame Informática | Português de 21 anos detido por gerir um dos maiores sites de hackers do mundo (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Foi aprovado a descida de tarifas na mobilidade elétrica

 A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) desceu as tarifas aplicadas aos comercializadores de eletricidade para mobilidade elétrica e aos operadores de pontos de carregamento em 37,1%, tendo os detentores de pontos de carga uma redução de 61,7%, segundo avançado pela imprensa. Num comunicado, citado pela imprensa, a Mobi.E, Entidade Gestora da rede de Mobilidade Elétrica (EGME) informou que, a partir do dia 1 de janeiro, a tarifa aplicável aos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) e aos Operadores de Pontos de carregamento (OPC) vai baixar 37,1%. Por sua vez, os valores a aplicar aos Detentores de Pontos de Carregamento (DPC) "serão reduzidos de forma ainda mais acentuada", em 61,7%. A decisão foi anunciada recentemente pela ERSE. Segundo o comunicado, no próximo ano, "a tarifa EGME a suportar, tanto por CEME como OPC por cada carregamento efetuado na rede nacional de carregamento será de 0,1572 euros, quando, em 2024, o valor ...

Tem ADSE? Reembolsos por consultas vão aumentar em 2025

 Contas da ADSE indicam que estas mudanças têm um valor estimado de “aproximadamente 11,2 milhões de euros anuais”. Tem ADSE? Reembolsos por consultas vão aumentar em 2025 A ADSE avançou com mudanças para dar mais benefícios em 2025, nomeadamente um limite aos custos suportados com cirurgias no regime convencionado, um aumento dos reembolsos pagos pelas consultas no regime livre e a revisão de alguns preços. Segundo um comunicado publicado, esta terça-feira, na página do subsistema de saúde dos funcionários públicos, "estas mudanças refletem o empenho permanente da ADSE I.P. na garantia de acesso a cuidados de saúde mais inovadores, vantajosos e equitativos, mesmo em momentos de maior desafio". A ADSE destaca a redução dos encargos para os beneficiários com estas mudanças, que é "estimado em aproximadamente 11,2 milhões de euros anuais, bem como o aumento médio de 6% nos valores pagos aos prestadores na Tabela do Regime Convencionado". Entre as principais medidas, d...

Governo aprova aumentos salariais para a função pública que fica com base remuneratória nos 878,41 euros em 2025

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, intervém durante o briefing de conclusão após a reunião do Conselho de Ministros, no Campus XXI em Lisboa, 05 de dezembro de 2024, TIAGO PETINGA/LUSA  O Governo aprovou, no Conselho de Ministros desta quarta-feira, os aumentos salariais para a função pública em 2025, que tinham já sido acordados com os sindicatos. O Governo aprovou esta quarta-feira em Conselho de Ministros a atualização salarial para a função pública em 2025. Assim, no âmbito do acordo já concretizado com estruturas sindicais, o salário mínimo na função pública passará para 878,41 euros, face aos 821,83 euros em vigor. Foi ainda aprovado o aumento de, pelo menos, 56,58 euros para vencimentos brutos mensais de até 2.630 euros e de 2,15% para salários superiores. “Um aumento superior ao que estava previsto pelo governo anterior”, salienta António Leitão Amaro, na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros. Foi também aprovado o aumento de 5% nas a...