Avançar para o conteúdo principal

Medvedev: objetivo de Putin será "criar uma Eurásia aberta - de Lisboa a Vladivostok"



 O antigo presidente e primeiro-ministro russo Medvedev adianta o que poderão ser os objetivos de Putin: "A paz das gerações ucranianas futuras e a oportunidade de, finalmente, criar uma Eurásia".

     

Dmitry Medvedev antigo primeiro-ministro e ex-presidente da Rússia, fez esta terça-feira algumas sugestões sobre os objetivos russos em relação à dinâmica mundial: “O objetivo é a paz das gerações ucranianas futuras e a oportunidade de, finalmente, criar uma Eurásia aberta – de Lisboa a Vladivostok”.


Através do Telegram, o aliado de Putin publicou um longo texto, que termina com a referência à criação de uma área livre de comércio — a começar no leste da Rússia e a terminar no ponto mais ocidental da Europa, que é a capital portuguesa. Este percurso cumpre, aliás, o percurso transiberiano.


“O Presidente russo, Vladimir Putin, estabeleceu firmemente a meta de desmilitarização e desnazificação da Ucrânia. Estas tarefas complexas não acontecem todas de uma só vez”, escreveu Medvedev, acrescentando que estas mudanças poderão acontecer fora dos “campos de batalha” e que “mudar a consciência sangrenta e cheia de falsos mitos de uma parte dos ucranianos de hoje será o objetivo mais importante”.


Dmitry Medvedev criticou ainda os ucranianos, por considerar que têm “pensamentos de ódio por tudo o que é russo”, em vez de terem “orgulho pelas conquistas conjuntas dos seus antepassados, desde 1991”.


As declarações de Medvedev causaram espanto e, no Twitter, o ex-embaixador da Ucrânia na Áustria, Olexander Scherba, questionou: “Então, nem mesmo Lisboa está segura agora?”


Putin’s sidekick Dmitry Medvedev: we want to build “a united Eurasia from Lissabon to Vladivostok”.

So, even Lissabon isn’t secure now?#StandWithUkraine #StopRussia #StopGenocideOfUkrainians #BuchaMasacre pic.twitter.com/Uz2ceHvaPF


— olexander scherba???????? (@olex_scherba) April 5, 2022


Também o ministro da Defesa da Letónia usou as redes sociais: “Um massacre semelhante a Bucha de Lisboa a Vladivostok, é isso que eles querem dizer”.


Bucha type massacre from Lisbon to Vladivostok, this is what they mean


— Artis Pabriks (@Pabriks) April 5, 2022


Ao longo dos últimos dias, Dmitry Medvedev tem dito que as acusações feitas pelo governo ucraniano contra a Rússia são falsas, rejeitando responsabilidades por parte da Rússia em relação ao que aconteceu em Bucha, a cidade ucraniana perto de Kiev. À Reuters, o antigo presidente russo considerou que existe “propaganda falsa”. “São falsificações que crescem na imaginação cínica da propaganda ucraniana.


Rita Pereira Carvalho:

Medvedev: objetivo de Putin será “criar uma Eurásia aberta – de Lisboa a Vladivostok” – Observador


Comentários

Notícias mais vistas:

Como resistir ao calor: transforme a sua ventoinha simples num ar condicionado

 As ventoinhas, por si só, muitas vezes limitam-se a fazer circular o ar quente. Mas existe um truque engenhoso para torná-las mais eficazes Em dias de calor muito intenso, e para quem não tem ar condicionado em casa, suportar as elevadas temperaturas pode ser um verdadeiro desafio. No entanto, se tiver uma ventoinha por perto, há um truque simples que pode fazer toda a diferença na hora de refrescar o ambiente. As ventoinhas, por si só, têm muitas vezes dificuldade em baixar efetivamente a temperatura, limitando-se a fazer circular o ar quente. Mas existe uma maneira engenhosa de torná-las mais eficazes a refrescar o espaço. A página de TikTok @top_dicas_  partilhou um método simples para transformar uma ventoinha num verdadeiro ar condicionado caseiro. O processo é acessível e não exige ferramentas. Vai precisar apenas de uma ventoinha, duas garrafas de plástico, dois tubos de plástico, uma caixa térmica de esferovite, gelo, fita-cola e abraçadeiras. Comece por cortar a part...

Nuvem rolo. O fenómeno raro a que se assistiu este domingo em Portugal

 Imagens captadas em vários locais do país foram partilhadas pela página de Facebook Meteo Trás os Montes. O fenómeno é comum no nordeste da Austrália, mas raro em Portugal. Um fenómeno conhecido como “nuvens rolo” aconteceu este domingo na costa portuguesa e foi fotografado e filmado um pouco em todo o país. Nas imagens partilhadas pela página de Facebook Meteo Trás os Montes — é possível constatar testemunhos na Ria de Aveiro, Figueira da Foz, Esposende ou Póvoa de Varzim. Nuvem rolo. O fenómeno raro que se viu em Portugal – Observador

Foram necessários 250 anos para construir o que Trump está a tentar destruir

Os esforços do presidente Donald Trump para reformular o governo federal o máximo possível e o mais rapidamente possível destruiriam agências que existem há décadas ou mais. Os seus planos mais amplos reformulariam elementos da infraestrutura governamental que existem há séculos. De Benjamin Franklin a John F. Kennedy e de Richard Nixon a Barack Obama, foi necessária toda a história dos Estados Unidos para construir parte do que Trump tem falado em tentar destruir, privatizar ou reformular. E isso sem contar as reformas que ele está a planear para programas de segurança social, como a  Previdência Social  e o Medicare,  que ele afirma , sem provas, estarem  cheios de fraudes , mas que também estão em caminhos objetivamente  insustentáveis . Serviço Postal dos EUA Estes dois selos postais dos Estados Unidos, com as imagens de Benjamin Franklin e George Washington, entraram em vigor a 1 de julho de 1847.  (Museu Postal Nacional Smithsonian) Fundado em 1775 Os...