Avançar para o conteúdo principal

Medvedev: objetivo de Putin será "criar uma Eurásia aberta - de Lisboa a Vladivostok"



 O antigo presidente e primeiro-ministro russo Medvedev adianta o que poderão ser os objetivos de Putin: "A paz das gerações ucranianas futuras e a oportunidade de, finalmente, criar uma Eurásia".

     

Dmitry Medvedev antigo primeiro-ministro e ex-presidente da Rússia, fez esta terça-feira algumas sugestões sobre os objetivos russos em relação à dinâmica mundial: “O objetivo é a paz das gerações ucranianas futuras e a oportunidade de, finalmente, criar uma Eurásia aberta – de Lisboa a Vladivostok”.


Através do Telegram, o aliado de Putin publicou um longo texto, que termina com a referência à criação de uma área livre de comércio — a começar no leste da Rússia e a terminar no ponto mais ocidental da Europa, que é a capital portuguesa. Este percurso cumpre, aliás, o percurso transiberiano.


“O Presidente russo, Vladimir Putin, estabeleceu firmemente a meta de desmilitarização e desnazificação da Ucrânia. Estas tarefas complexas não acontecem todas de uma só vez”, escreveu Medvedev, acrescentando que estas mudanças poderão acontecer fora dos “campos de batalha” e que “mudar a consciência sangrenta e cheia de falsos mitos de uma parte dos ucranianos de hoje será o objetivo mais importante”.


Dmitry Medvedev criticou ainda os ucranianos, por considerar que têm “pensamentos de ódio por tudo o que é russo”, em vez de terem “orgulho pelas conquistas conjuntas dos seus antepassados, desde 1991”.


As declarações de Medvedev causaram espanto e, no Twitter, o ex-embaixador da Ucrânia na Áustria, Olexander Scherba, questionou: “Então, nem mesmo Lisboa está segura agora?”


Putin’s sidekick Dmitry Medvedev: we want to build “a united Eurasia from Lissabon to Vladivostok”.

So, even Lissabon isn’t secure now?#StandWithUkraine #StopRussia #StopGenocideOfUkrainians #BuchaMasacre pic.twitter.com/Uz2ceHvaPF


— olexander scherba???????? (@olex_scherba) April 5, 2022


Também o ministro da Defesa da Letónia usou as redes sociais: “Um massacre semelhante a Bucha de Lisboa a Vladivostok, é isso que eles querem dizer”.


Bucha type massacre from Lisbon to Vladivostok, this is what they mean


— Artis Pabriks (@Pabriks) April 5, 2022


Ao longo dos últimos dias, Dmitry Medvedev tem dito que as acusações feitas pelo governo ucraniano contra a Rússia são falsas, rejeitando responsabilidades por parte da Rússia em relação ao que aconteceu em Bucha, a cidade ucraniana perto de Kiev. À Reuters, o antigo presidente russo considerou que existe “propaganda falsa”. “São falsificações que crescem na imaginação cínica da propaganda ucraniana.


Rita Pereira Carvalho:

Medvedev: objetivo de Putin será “criar uma Eurásia aberta – de Lisboa a Vladivostok” – Observador


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Motor de desenvolvimento ou de danos irreparáveis? Parque solar planeado para Portugal abre polémica

    Vista da central solar de Serpa, no sul de Portugal, quarta-feira, 28 de março de 2007.  -    Direitos de autor    ANTONIO CARRAPATO/AP2007 Direitos de autor ANTONIO CARRAPATO/AP2007 A empresa por detrás do projeto promete "conciliar a produção de energia renovável com a valorização ambiental do território". Ainda assim, as associações ambientalistas e os municípios têm-se insurgido contra a implantação do Parque Solar Fotovoltaico Sophia. Quais os motivos? Um novo projeto solar, que será sediado no distrito português de Castelo Branco, está a ser amplamente contestado tanto pelas associações ambientalistas como pelos próprios municípios. Chama-se Parque Solar Fotovoltaico Sophia e, segundo anunciado no  site da empresa por detrás da iniciativa , a Lightsource bp, o seu objetivo passa por " conciliar a produção de energia renovável com a valorização ambiental do território  e benefícios duradouros para as comunidades locais". Tratar-...

Candidatura a empréstimos europeus inclui fragatas, investimento no Alfeite, blindados, satélites e drones

  O ministro da Defesa Nacional anunciou hoje que a candidatura portuguesa aos empréstimos europeus SAFE inclui a aquisição de fragatas, recuperação do Arsenal do Alfeite e a produção de blindados, munições, satélites e drones em Portugal. "Vamos investir em fragatas, em artilharia de campanha, em satélites, em veículos médios de combate, em viaturas estáticas, em munições, em sistemas antiaéreos e em drones, sendo que, no caso dos drones, o projeto do SAFE é liderado por Portugal", adiantou Nuno Melo, numa conferência de imprensa que decorreu no Instituto de Defesa Nacional (IDN), em Lisboa. No passado dia 28, o Conselho de Ministros aprovou a candidatura formal de Portugal ao programa europeu de empréstimos para a Defesa SAFE, no valor de 5,8 mil milhões de euros. Após a candidatura inicial, "abre-se agora um processo que é de contratação até ao final de fevereiro, quando então a Comissão Europeia confirmará em concreto tudo o que vai suceder", explicou Nuno Melo....