Avançar para o conteúdo principal

Renault zoe e dacia spring ev recebem 0 e 1 estrelas nos crash-tests ncap



 O Renault Zoe e Dacia Spring EV, dois dos mais económicos carros eléctricos no mercado, receberam pontuações abismais nos crash tests Euro NCAP.


Em destaque pela negativa está o Renault Zoe, que conseguiu a proeza de ser o terceiro carro testado a obter zero estrelas. Uma situação que se torna mais marcante quando se considera que, há 20 anos, a Renault foi também a primeira marca a conseguir obter 5 estrelas com o Laguna.


O Zoe tinha conseguido 5 estrelas quando foi lançado em 2013, mas as exigências aumentadas dos testes Euro NCAP, a par de algumas alterações efectuadas no Zoe – como a substituição do airbag lateral por um integrado no banco, que não protege os ocupantes de forma tão eficiente – ditaram este enorme tombo. Os responsáveis da Euro NCAP dizem que, mesmo que tivesse o airbag antigo, a pontuação passaria, quando muito, para uma estrela.


Do lado da Renault, a opção é de tentar desvalorizar a situação, reafirmando que o carro é tão ou mais seguro como era dantes, e que a “culpa” é dos requisitos bastante mais exigentes dos testes Euro NCAP actuais.


Também o Dacia Spring EV, que tem feito furor por ter um preço ridiculamente baixo se ficou por uma única estrela nestes testes. A principal crítica, para além da fraca protecção dos ocupantes, foi para a ausência de sistemas de prevenção activos anti-colisões, que ajudassem a evitar ou minimizar as mesmas.


Mas há também marcas que tiveram motivos para celebrar, com diversos modelos que conseguiram obter 5 estrelas: BMW iX, Mercedes-Benz EQS, Nissan Qashqai, Skoda Fabia e Volkswagen Caddy. Esperemos que com estes casos, as marcas possam fazer os ajustes necessários para que também as gamas mais económicas possam assegurar um nível “5 estrelas” de protecção para os ocupantes.


https://www.pelaestradafora.com/2021/12/renault-zoe-e-dacia-spring-ev-recebem-0-e-1-estrelas-nos-crash-tests-ncap/

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di