Avançar para o conteúdo principal

Zelensky por videoconferência no parlamento com oposição do PCP



 "A decisão foi tomada por maioria, com a oposição do PCP", adiantou a porta-voz da conferência de líderes. Augusto Santos Silva irá contactar Marcelo Rebelo de Sousa para que seja endereçado um convite formal ao Presidente Volodymyr Zelensly.


A porta-voz da conferência de líderes, a socialista Maria da Luz Rosinha, contrariou a versão do PAN, adiantando que a proposta de sessão parlamentar por videoconferência com o Presidente da Ucrânia teve hoje a oposição do PCP.


Antes, enquanto ainda decorria a reunião da conferência de líderes, o PAN, em comunicado, reivindicou a autoria da iniciativa de endereçar um convite a Volodymyr Zelenky para discursar perante a Assembleia da República por videoconferência e adiantou que essa sua proposta tinha sido aprovada por unanimidade, o que se revelou falso.


Perante os jornalistas, a porta-voz da conferência de líderes referiu que o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, irá contactar o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, para que seja endereçado um convite formal ao Presidente Volodymyr Zelensly para discursar perante o parlamento português.


"A decisão foi tomada por maioria, com a oposição do PCP. A data em que acontecerá essa sessão ficou dependente do convidado", Volodymyr Zelensky, apontou Maria da Luz Rosinha, adiantando que a expectativa é que a intervenção do Presidente ucraniano aconteça na semana entre 18 e 22 deste mês.


Momentos depois, a deputada única do PAN, Inês de Sousa Real, assumiu a responsabilidade pela difusão de informação errada sobre a posição do PCP em relação à sessão de boas-vindas com o Presidente da Ucrânia.


"Para nós, não ficou claro que tivesse havido essa posição [do PCP]. De qualquer das formas foi esclarecida a posição, e a proposta foi aprovada por maioria e não por unanimidade. Evidentemente, lamentamos o lapso na informação que veiculámos em relação à posição do PCP e que foi única e exclusivamente da nossa responsabilidade", declarou Inês de Sousa Real.


O líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, defendeu que é importante que "a casa da democracia portuguesa seja solidária com o povo ucraniano".


"Não há melhor forma de demonstrar essa solidariedade do que com a presença, mesmo que por videoconferência, do presidente Zelensky no parlamento português", sustentou o líder parlamentar do Bloco de Esquerda.


Pouco depois, o presidente da bancada da Iniciativa Liberal, Rodrigo Saraiva, também se congratulou a iniciativa de se organizar uma sessão com o Presidente da República da Ucrânia.


"Essa iniciativa mereceu o nosso total apoio e concordância. Agora, que se iniciem os procedimentos para que ocorra logo que o Presidente da Ucrânia possa estar connosco em sessão. Temos uma especial ligação com Volodymyr Zelensky, porque o seu partido pertence à nossa família política europeia", acrescentou.


Zelensky por videoconferência no parlamento com oposição do PCP (dinheirovivo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Vodafone faz 1.ª videochamada espacial do mundo com smartphone

 Passa a ser possível usar smartphones convencionais para alternar automaticamente entre as redes espaciais e terrestres. Esta é a única tecnologia de satélite do seu género a nível mundial. O grupo Vodafone anunciou esta quinta-feira que realizou a primeira videochamada móvel espacial do mundo, a partir de uma zona remota e sem cobertura, recorrendo a smartphones 4G/5G normais e a satélites. De acordo com a operadora de telecomunicações, esta “é a única tecnologia de satélite do seu género a nível mundial criada para oferecer uma experiência completa de banda larga móvel (fazer e receber videochamadas, aceder à Internet e utilizar serviços de mensagens ‘online’), abrindo caminho à conectividade digital universal e à eliminação das lacunas de cobertura móvel, nomeadamente em zonas remotas”. Segundo a empresa, com a extensão da rede terrestre, e tendo o satélite como tecnologia complementar, “os sinais do smartphone 4G/5G de um utilizador são enviados através dos satélites BlueBird ...

Usa sempre amaciador ao lavar a roupa? É melhor repensar o hábito

 É provável que seja um produto menos útil, e mais prejudicial, do que pensa. Usa sempre amaciador ao lavar a roupa? É melhor repensar o hábito Sim, o amaciador pode deixar as roupas mais suaves e cheirosas, mas, ao mesmo tempo, tem alguns efeitos negativos que deve considerar. Por exemplo, James Copeland, o diretor de serviços técnicos da Prism Specialties, citado no BestLife, explica que "a utilização excessiva de amaciadores de roupa ao longo do tempo começa a criar uma película e depósitos [que] começam a abrandar o tempo de drenagem" da máquina.   "Pode começar a encher os canos, o que pode fazer com que a sujidade, detritos, fuligem e outras coisas comecem a agarrar-se ainda mais", acrescenta.  Elizabeth Mullans, uma médica, avisa que "os amaciadores podem causar crises nos indivíduos que sofrem de pele sensível e eczema devido aos produtos químicos e às fragrâncias fortes, resultando em alergias e irritação da pele".  Para além disso, usar "dem...

"Foi um erro" e sentimo-nos "defraudados": ACAP critica confusão que Governo criou entre o incentivo ao abate de veículos e os apoios à compra de automóvel elétrico

O Secretário-geral da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), Helder Pedro, espera que no próximo mês o Governo corrija o erro que cometeu ao misturar o incentivo ao abate de veículos com os apoios à aquisição de automóvel elétrico. Atualmente, os condutores que queiram comprar um carro elétrico com incentivo, têm de entregar um veículo a combustão com mais de 10 anos para abate. Para a ACAP "foi um erro" e por isso espera que o despacho, que deverá ser publicado pelo Governo ainda este ano, corrija esta situação e preveja um plano mais abrangente que não se limite apenas à aquisição de veículos 100% elétricos e que não inclua apenas mil veículos. Helder Pedro lembra que o plano ficou previsto no acordo de rendimentos e por isso espera que o Governo atue de "boa-fé". Segundo Helder Pedro, o número de veículos para abate está a aumentar. Os últimos dados revelam que o parque continua a envelhecer, sendo que 17 por cento têm mais de 20 anos. O Secretário-Geral diz qu...