Avançar para o conteúdo principal

Não use o álcool etílico. Saiba como desinfetar o telemóvel, tablet e computador


Em fase de coronavírus, marcas como a Samsung e Apple deixam recomendações sobre como devem ser desinfetados os smartphones e outros equipamentos. Atenção: para fazer isto, tem de desligá-los antes.

Usar álcool isopropílico em vez do etílico, ter o equipamento desligado e não pôr água diretamente em cima dos aparelhos. Estas são algumas das recomendações dos fabricantes de produtos tecnológicos para desinfetar equipamentos. De forma rápida, explicamos como deve limpar o seu smartphone, tablet ou computador. Antes e depois, não se esqueça — como recomenda a DGS — lave as mãos.

De acordo com um comunicado da Apple, que é seguido no conteúdo por outras marcas, como a Samsung, há algumas recomendações que é preciso ter em conta antes de limpar um equipamento tecnológico. É importante que não use álcool etílico ou outro tipo de líquidos, porque podem danificar o dispositivo. Siga estes passos:

Ao limpar, deve utilizar-se um pano macio (como aqueles para óculos), ou seja, nada de toalhas ou papel absorventes;
Desligar o equipamento e desconectá-lo de qualquer cabo a que esteja ligado;
Quando começar a limpar, não deve esfregar em demasia nenhuma superfície para não danificar o aparelho;
Não usar sprays aerossol;
Nunca utilizar lixívia;
Não ter líquidos perto de si enquanto faz a desinfeção para evitar acidentes;
Tudo preparado? Comece por pôr um bocadinho de álcool isopropílico — este tipo de álcool encontra-se à venda offline e online em várias superfícies, como supermercados e farmácias ou empresas de equipamentos eletrónicos — e limpe as partes lisas mais sujas do equipamento. Se não tiver este tipo de álcool, as toalhitas desinfetantes feitas à base de álcool isopropílico podem ser uma solução, mas são mais difíceis de encontrar à venda.

Se estivermos a desinfetar um smartphone ou outro equipamento semelhante, tenha especial atenção à entrada do cabo para auriculares ou às colunas (se entrarem aí líquidos ou ficar humidade não é a bom para o aparelho). Evite que o produto entre para estes orifícios. Para facilitar, utilize apenas a ponta do pano para, com o dedo, limpar gentilmente.

Quanto ao ecrã dos equipamentos, basta o pano estar um pouco húmido e com o tal álcool já referido (não em demasia, basta um bocadinho) para limpar a sujidade e desinfetar.

Se a sua preocupação são as capas dos equipamentos, estas podem ser lavadas com água e sabão. Atenção, caso a capa seja em pele, esta pode mudar de cor ao limpar. E ainda outra recomendação: não se deve desinfetar ou limpar os equipamentos em demasia porque isso pode danificá-los.

No final de tudo, já sabe, lavar as mãos como é recomendado pela Direção-Geral da Saúde.

https://observador.pt/2020/03/16/nao-use-o-alcool-etilico-saiba-como-desinfetar-o-telemovel-tablet-e-computador/

Comentários

  1. Parabéns ao papá Wilson! Espero encontrarem-se de boa saúde! Se precisares de mais fontes de imprensa, visita o meu website e vai ao link Lembra-te. Encontras lá uma grande seleção de fontes de comunicação social. Abraços do teu colega do CECOA e continua com a tua dedicação à informação. De João

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Notícias mais vistas:

Um novo visitante interestelar está a caminho do nosso Sistema Solar

O cometa 3I/ATLAS é o terceiro  destes raros visitantes que oferece aos cientistas   uma rara oportunidade de estudar algo fora do nosso Sistema Solar. U m novo objeto vindo do espaço interestelar está a entrar no nosso Sistema Solar. É apenas o terceiro alguma vez detetado e, embora não represente perigo para a Terra, está a aproximar-se - e poderá ser o maior visitante extrassolar de sempre. A  NASA confirmou  esta quarta-feira a descoberta de um novo objeto interestelar que passará pelo nosso Sistema Solar. Não representa qualquer ameaça para a Terra, mas passará relativamente perto: dentro da órbita de Marte. Trata-se apenas do   terceiro objeto interestelar   alguma vez detetado pela humanidade. E este, além de estar a mover-se mais depressa do que os anteriores, poderá ser o maior. Um brilho vindo de Sagitário A 1 de julho, o telescópio  ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System) , instalado em Rio Hurtado, no Chile, registou um brilho...

Binance Coin (BNB) lidera a revolução da biotech descentralizada

Binance Coin  irrompe na cena da  pesquisa biotech open source  graças a uma importante doação direta de Changpeng Zhao, fundador da Binance, a favor das iniciativas lideradas por Vitalik Buterin, criador do Ethereum.  Em 1 de junho foi anunciado o transferência de  10 milhões de dólares em BNB , um esforço voltado a redesenhar o modelo da pesquisa científica através dos princípios da  blockchain  e da descentralização. 🙏 Comovido por este post👇. Apenas fazendo minha pequena parte. A melhor maneira de atrair talentos motivados por missão é ter convicção em si mesmo. Pessoas com a mesma mentalidade naturalmente se unem. Além dos investimentos da YZiLabs, eu pessoalmente doei $10m (em BNB) para Vitalik há alguns meses para…  https://t.co/vGNdneoci7 — CZ 🔶 BNB (@cz_binance)  1 de julho de 2025 CZ doa $10 milhões em BNB a Vitalik Buterin para a pesquisa de biotecnologia open source A  doação pessoal  de Changpeng Zhao (CZ), conhecido...

Dormir numa bagageira

José Soeiro  O aparato da tecnologia avançada organiza as mais indignas regressões sociais. Radical é uma bagageira ser o quarto de um trabalhador De visita a Lisboa, John chamou um Uber mal chegou ao aeroporto. O carro veio buscá-lo, conta-nos a última edição do Expresso, mas o motorista resistiu a pôr as malas do turista na bagageira. Insistência de um lado e renitência do outro, houve uma altercação, até que a PSP interveio e exigiu que o motorista abrisse a bagageira do carro. Dentro dela, estava um homem - um outro motorista, que faz daquela bagageira o seu quarto, recanto possível para repousar o corpo. Segundo o jornal, não é caso único. A situação é comum entre os migrantes do Indostão a trabalhar para a Uber. Eis a condição extrema dos trabalhadores da gig economy num país europeu do século XXI. Lisboa, paraíso dos nómadas digitais, capital da Web Summit, viveiro de “unicórnios”, sede do centro tecnológico europeu da Uber, “modelo de ouro” das plataformas: cidade sem teto ...