Avançar para o conteúdo principal

Covid-19: Agência Espacial Europeia desliga parte dos instrumentos de exploração espacial


Agência Espacial Europeia (ESA no acrónimo em inglês) pretende diminuir o número de pessoas que têm de se deslocar às suas instalações físicas. Uma das medidas que irá entrar em vigor é a colocação de quatro missões nas suas configurações de segurança, o que na prática significa que alguns instrumentos espaciais irão ficar em suspenso e assim reduz-se a necessidade de ter técnicos no centro de comando localizado na Alemanha.

A ExoMars Trace Gas Orbiter e a Mars Express, ambas destinadas ao ‘planeta vermelho’ Marte, vão ser colocadas em pausa, e a Cluster, que inclui quatro sondas em órbita para estudar como as partículas vindas do Sol interagem com o nosso campo magnético, segue o mesmo caminho. Também a Solar Orbiter, que arrancou em fevereiro para estudar os pólos do Sol, vai desligar as máquinas para já.

Rolf Densing, diretor de operações da ESA, explica que “a prioridade é a saúde da nossa força de trabalho e, assim, vamos reduzir a atividade em algumas das nossas missões científicas, especialmente das naves interplanetárias, que atualmente exigem um maior número de pessoas nas instalações”, cita a publicação The Verge.

O aumento da severidade das medidas de restrição aplicadas em Darmstadt, na Alemanha, e também um pouco por toda a Europa, contribuiu para a decisão da ESA. Apesar de a maior parte dos funcionários já estar em teletrabalho, há registo de um caso positivo para a Covid-19 nas equipas da agência espacial.

https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/ciencia-ei/2020-03-25-agencia-espacial-europeia-desliga-parte-dos-instrumentos-de-exploracao-espacial/

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di