Avançar para o conteúdo principal

O HOMEM DE GRAUBALLE: UMA DAS MAIS IMPRESSIONANTES E BEM CONSERVADAS MÚMIAS DO MUNDO

Encontrado em um pântano na Dinamarca, o corpo foi naturalmente preservado, revelando informações inovadoras sobre a Idade do Ferro

Rosto do homem de Grauballe

Existe um tipo específico de mumificação natural, normalmente atrelado a pântanos, em que um corpo é conservado pela falta de oxigênio no ambiente. Um curioso caso dessas preservações é o Homem de Grauballe, um corpo encontrado em 1952 num poço de turfa na Dinamarca. Pertencente à Idade do Ferro, o indivíduo teria morrido no final do século 3 a.C. e seria de origem germânica.

O nível de preservação dos restos mortais é tamanho que foi possível concluir que ele morreu por um corte na garganta, ainda conservado em sua pele. Teria, então, sido lançado no pântano de turfa, onde foi encontrado. No local também foi descoberto outro corpo do tipo, o Homem de Tollund. A reincidência de casos parecidos fez com que os arqueólogos concluíssem que sua morte está relacionada a um rito pagão.

Rosto da múmia ao ser encontrada / Crédito: Wikimedia Commons

O Homem de Grauballe está entre os restos mortais mais bem preservados de toda a História, sendo considerado "uma das descobertas mais espetaculares da pré-história da Dinamarca", segundo afirma Niels Lynnerup no livro Homem horrível: Um corpo do pântano da Idade do Ferro revisitado. Depois que o item foi transferido ao Museu Moesgaard (onde continua até hoje), vários testes passaram a ser realizados, incluindo a coleta das impressões digitais do indivíduo.

O corpo está em exposição permanente na Dinamarca / Crédito: Wikimedia Commons

Traços físicos trouxeram informações sobre ele em vida, como o indício de que ele não era um trabalhador braçal. Além disso, marcas na dentição indicam que ele teria passado por períodos de fome e restrição na infância, além dele ser deficitário em cálcio no esqueleto. Tinha cabelos pretos e um problema generalizado na coluna.

Mão bem preservada / Crédito: Wikimedia Commons

Da forma como ele foi encontrado, é possível afirmar que ele foi lançado nu no pântano. Indícios fisiológicos apontam que ele possuía cerca de trinta anos quando morreu, e é impossível que o corte em seu pescoço tenha origem autoinfligida. Ou seja, não há dúvidas de que outra pessoa o matou.

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/historia-o-homem-de-grauballe-uma-das-mais-impressionantes-e-bem-conservadas-mumias-do-mundo.phtml

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di